Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa sobre os planos em elaboração de Ação Climática, Saneamento Básico e de Redução de Riscos e Desastres
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa sobre os planos em elaboração de Ação Climática, Saneamento Básico e de Redução de Riscos e Desastres
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa sobre os planos em elaboração de Ação Climática, Saneamento Básico e de Redução de Riscos e Desastres

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou, nesta sexta-feira, 6/6, uma roda de conversa sobre os Planos de Ação Climática e de Redução de Riscos e Desastres e sobre o Plano Municipal de saneamento básico de Manaus, que está sendo revisado. A ação aconteceu no Parque Municipal do Mindu, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O evento contou com a participação de estudantes, servidores públicos, professores, técnicos e consultores do meio ambiente e foi comandado pelo secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, que destacou a importância dos três planos para a população de Manaus.

“A gestão do prefeito David Almeida segue mobilizada com investimentos em infraestrutura, tecnologia e assistência social. Os três planos vão demonstrar alguns padrões climáticos, alguns padrões de estrutura onde tecnicamente a prefeitura PODE investir não apenas agora nessa gestão, mas nas próximas décadas. Alguns estão mais avançados, como o de Redução de Riscos, que já está na parte de consulta pública. Outros estão na fase de diagnóstico e prognóstico, mas todos passarão por consulta popular respeitando diretrizes estabelecidas pela prefeitura e atendendo áreas ribeirinhas e de periferia”, explicou.

Manaus é uma das poucas cidades brasileiras que terá Plano de Ação Climática e de Redução de Riscos e Desastres. No Plano de Ação Climática de Manaus, haverá o Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o Levantamento de Riscos e Vulnerabilidades à Mudança do Clima e o próprio Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima. O documento deve passar por consulta pública e aprovação no segundo semestre de 2025, para posterior criação de instrumento legal.

A revisão do Plano de saneamento básico de Manaus contemplará dois novos componentes: manejo de águas pluviais e drenagem; limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos, além dos que já constam no atual: serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

“Esse plano dá ao gestor mecanismos de evolução do sistema como um todo, e dá a população instrumentos de participação controle e efetiva construção conjunta de um modelo que possa no horizonte executível atender todas as questões ambientais, sociais, de saúde pública, que estão sempre envolvidas nos temas de saneamento básico”, explicou o coordenador de Diagnóstico do eixo de Resíduos Sólidos do Plano de saneamento básico de Manaus, Paulo Farias.

O Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres é elaborado por meio do programa Periferia Sem Risco, do Ministério das Cidades, em parceria com a Prefeitura de Manaus e especialistas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo é mapear áreas para prevenir e diminuir impactos de desastres naturais em áreas de risco, por meio de medidas como intervenções futuras para saneamento, construção de barragens e programas de prevenção e resposta.

“Estamos na etapa de apresentação de resultados, consulta e conversa com a comunidade. Nossa perspectiva é finalizar essa etapa entre junho e julho, e entregar o plano para execução às secretarias, principalmente de Defesa Civil e de Meio Ambiente”, explicou o coordenador do Plano de Redução de Riscos e Desastres, Rogério Marinho.

— — —

Texto – Taianna Castro / Semmasclima

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCh7Cn 

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Cosama realiza a entrega de copos envasados aos bumbás Caprichoso e Garantido
Próximo artigo David Almeida vistoria obras na Lagoa da Compensa

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus recupera galeria subterrânea no boulevard Álvaro Maia após rompimento de tubulação

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera trecho da drenagem profunda na avenida Padre Caballero Martin após cavidade detectada

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta rede de drenagem profunda na rua Santa Clara para ampliar escoamento das águas

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia limpeza e desobstrução de caixas coletoras no Jorge Teixeira para reduzir risco de alagamentos

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza limpeza e desobstrução de caixas coletoras na comunidade Aliança com Deus, Cidade de Deus

13 horas atrás

Manaus amplia oferta de práticas integrativas e complementares em 80 unidades da Semsa para reforçar atenção básica

15 horas atrás

Manaus anuncia seminário nacional para cobrar justiça tributária e equidade no financiamento municipal

15 horas atrás

Procon Manaus e TJ-AM discutem ampliação de parceria para ampliar serviços ao consumidor até 2026

16 horas atrás

Operação Natal intensifica fiscalização e autua 31 por estacionamento irregular na zona Norte de Manaus durante dezembro

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia oferta de teste rápido para HIV durante ação no santuário de Aparecida

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus apresenta resultados do Plano Viva Federativo e detalha previdência complementar para servidores municipais

17 horas atrás

IMMU realiza operação de ordenamento no Terminal Rodoviário de Manaus para organizar fluxo de embarques e estacionamento

17 horas atrás
Sine Manaus oferta 160 vagas de emprego nesta quarta–feira, 3/12
Guarda Municipal de Manaus recebe 150 pistolas TS9 e nomeia 126 novos guardas em cerimônia pública
Prefeito entrega novos armamentos e coloca Manaus na liderança nacional em segurança municipal
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos fortes e raios de 1º/12 até as 6h de 2/12
Prefeitura alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira, 1º/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?