Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza fóruns de vinculação de gestantes dos Distritos de Saúde Rural e Sul
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza fóruns de vinculação de gestantes dos Distritos de Saúde Rural e Sul
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza fóruns de vinculação de gestantes dos Distritos de Saúde Rural e Sul

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus realizou os Fóruns de Vinculação de Gestantes dos Distritos de saúde (Disa) Rural e Sul, nesta quinta-feira, 4/5, respectivamente pela manhã e à tarde. Os encontros, promovidos pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), reunindo 150 profissionais e gestores envolvidos na assistência à saúde de puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e gestantes, foram os últimos da programação prevista para o primeiro semestre.

A proposta dos Fóruns de Vinculação, conforme a chefe da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Marques de Freitas, é discutir pautas relevantes relacionadas à saúde da mulher no ciclo gestação e pós-parto, a fim de afastar possíveis entraves e assegurar às um atendimento voltado as suas necessidades individuais, bem como o seu acompanhamento continuado pelos profissionais da atenção primária em saúde (APS).

“Além das discussões, são realizadas pactuações visando eliminar eventuais barreiras de acesso, garantir serviços e assegurar a longitudinalidade e a horizontalidade do cuidado, bem como qualificar a assistência em todo o ciclo gravídico-puerperal”, explica Lúcia.

Lúcia Freitas aponta que o Fórum de Vinculação do Disa Sul, realizado nas instalações da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10, foi o primeiro promovido pelo distrito neste ano, tendo a presença de trabalhadores da atenção básica de saúde ao lado de servidores de maternidades públicas da área, caso da Maternidade Balbina Mestrinho e do Instituto da Mulher Dona Lindu.

“Participam médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, diretores de unidades de saúde, profissionais da maternidade da gestão e da assistência, ou seja, todos aqueles que participam ou de alguma forma atendem a gestante desde o pré-natal, passando pelo parto e nascimento”, informa.

A diretora do Disa Sul, Jucinara Rodrigues, destacou que o Fórum de Vinculação do Distrito contribui para reforçar o vínculo de profissionais da APS e da REDE materno-infantil com as pacientes, visando o bem-estar de gestantes, mães e bebês.

“O fórum fortalece o vínculo do profissional com a mulher, fortalece o vínculo da mãe com a maternidade, que ela tem direito de visitar antes do parto, conhecendo o ambiente antes do momento sublime de ser mãe. Esse fórum fecha fortalecendo políticas públicas de saúde em que esteja presente o binômio mãe-filho”, avalia.

Na mesma linha, a enfermeira Thayana Cardoso, que atua na unidade de saúde da Família (USF) Japiim, no bairro homônimo da zona Sul, considera que as discussões e a troca de experiências entre profissionais ajudam a fortificar a ligação entre profissionais de saúde e as mulheres atendidas nas fases do pré-natal ao nascimento.

“É importante para nós saber quem é nosso público, quem são essas mulheres de quem cuidamos na atenção básica, e para que elas se sintam acolhidas. Esses eventos nos ajudam a trocar ideias, a entender melhor nosso público, e isso vai contribuir, lá na ponta, para que nosso trabalho seja melhorado”, aponta.

Conforme Lúcia Freitas, os Fóruns de Vinculação de Gestantes são organizados pelos Disas da Semsa, a cada quatro meses, a fim de debater pautas e questões atinentes aos cenários e populações abrangidos pelos diferentes distritos.

“Cada Distrito de saúde deve realizar três fóruns ao ano, uma vez que cada região possui suas especificidades, de acordo com as características sociodemográficas e sanitárias do seu respectivo território”, conclui.

 — — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Guilherme Silva / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Obra de revitalização da rotatória do Mindu deve ser finalizada em 20 dias pela prefeitura
Próximo artigo Prefeitura inicia alargamento da avenida Ephigênio Salles em período noturno

Mais notícias desta categoria

Sine Manaus oferta 210 vagas de emprego nesta segunda–feira, 8/9

3 horas atrás

Prefeitura leva inovação, reciclagem e cuidado ambiental ao ‘#SouManaus 2025’

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa endereços das Unidades de Saúde da Mulher esta semana

4 horas atrás

Pablo e Calcinha Preta fazem do Malcher a casa da sofrência

11 horas atrás

Humor e teatro movimentam a noite no Teatro da Instalação

12 horas atrás

Segundo dia do #SouManaus 2025 com intensa movimentação

12 horas atrás

Praça Dom Pedro II reúne cultura, gastronomia e lazer no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

20 horas atrás

Reciclagem ganha protagonismo no ‘#SouManaus 2025’

21 horas atrás

Novo local de acesso ao palco Malcher a imprensa credenciada no ‘#SouManaus 2025’

22 horas atrás

#SouManaus impulsiona comércio informal com 400 vendedores

1 dia atrás

Centro histórico se transforma em palco de arte e cultura no ‘#SouManaus 2025’

1 dia atrás

Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus encaminha projeto de Lei da ‘Reforma da Previdência Municipal’ para apreciação na CMM
Prefeitura de Manaus divulga lista de aprovados no PSS para vacinadores da campanha antirrábica 2025
Prefeitura de Manaus reforça segurança no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ com atuação da Guarda Municipal
Prefeito David Almeida destaca sucesso da 1ª corrida ‘#SouManaus’ no centro histórico e celebra participação de mais de 6 mil pessoas
Lounge para imprensa no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?