Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza exposição intercultural com crianças da creche da zona Sul
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza exposição intercultural com crianças da creche da zona Sul
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza exposição intercultural com crianças da creche da zona Sul

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Prefeitura de Manaus realiza exposição intercultural com crianças da creche da zona Sul
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 7/12, a exposição “Territórios Babies Amazon – Cores e Mistérios”. A atividade cultural ocorreu com os estudantes da creche municipal Magdalena Arce Daou, localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul. A iniciativa teve o propósito de trabalhar o contexto do acolhimento cultural das crianças venezuelanas que a creche atende e suas famílias.

A exposição tem inspiração nas obras de artistas das artes visuais amazonenses e venezuelanos, além disso integra o projeto macro da unidade de ensino denominado “Das arepas ao tucumã: Uma proposta de interculturalidades no acolhimento da infância migrante na creche”. O termo “arepas” é um pão nativo da Venezuela.

De acordo com a gestora da unidade, que atende 196 crianças de 1 a 3 anos, Jucilene Seixas, a gestão do prefeito David Almeida é marcada pelo respeito no sentido de apoiar práticas de integração na REDE municipal de ensino.

“Com essa exposição, apresentamos o que foi desenvolvido nesse último trimestre de 2022. As professoras trabalharam tudo isso que foi apresentado nas oficinas com as nossas crianças. A Semed sempre nos incentiva a construir e desenvolver com as crianças projetos arrojados, como este, porque engloba toda a comunidade escolar. Nossa gratidão ao prefeito David Almeida, que sempre incentiva e à secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, por estar sempre conosco”, declarou Jucilene.

Relato

Entre os envolvidos na ação, estava a mãe da estudante Cloe Sofia, 2 anos, da turma do maternal II, a venezuela Yesenia Gil. A dona de casa residia na Cuidad Guayana Perto Ordaz, localizada no Estado de Bolívar, ao nordeste da Venezuela. Ela chegou ao Brasil em 2016 e disse que achou positiva a finalidade do evento.

“Eu achei muito bom e muito bonito. É a primeira vez que eu assisto a isso e me pareceu muito bem. A minha filha (Cloe) viu como são as coisas aqui no Amazonas e no Brasil. Quero também que ela aprenda a cultura do povo daqui”, ressaltou.

Estandes

A exposição era composta por 10 estandes a fim de promover a dupla troca intercultural. Os espaços lúdicos foram confeccionados com criatividade pelos estudantes com o auxílio dos professores. Os preparativos para a execução do projeto iniciaram no mês de julho.

Para a curadora da exposição, professora Maria Raquel Santos, o evento celebra a cultura da infância e socializa com a comunidade as pesquisas das crianças, no sentido de valorizar o processo de ensino-aprendizagem.

“A proposta dessa exposição é trabalhar a interculturalidade das crianças refugiadas imigrantes. Em nossa creche, recebemos um quantitativo muito grande de crianças Venezuelanas, muitas brasileiras natas nascidas no Brasil, porém ainda no processo de entender a nossa cultura. A partir dessa problemática, resolvemos, enquanto equipe escolar, fomentar um projeto que trabalhasse um acolhimento dessas famílias. Essa é uma parte do projeto ‘Das Arepas ao Tucumã’ que ocorrerá no decorrer do próximo ano”, explicou.

Inspiração

A artista visual Laís Borges foi uma das inspirações e referências dos estudantes em um dos estandes para o desenvolvimento da exposição. Ela desenvolve trabalhos voltados para pautas amazônicas e questões sociais, que vão desde percepções mais geometrizadas com uma “pegada” ancestral até algo mais figurativo, como rostos.

“É muito gratificante ver obras de artistas amazonenses sendo trabalhadas com as crianças e isso tudo sendo empregado no estímulo à criatividade. A arte não alimenta somente a visão, mas também trabalha outras questões importantes para o desenvolvimento das crianças, como coordenação e atenção, porque isso PODE inclusive fazer a diferença para as crianças em situações diversas”, salientou a artista.

— — —
Texto – Andrew Ericles / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAidv5

Notícias relacionadas

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura promove mobilização contra o Aedes aegypti na zona Norte de Manaus
Próximo artigo Avenida das Flores recebe equipe de limpeza da Prefeitura de Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeitura registra 16 ocorrências durante as chuvas deste sábado

2 horas atrás

Equipes da Seminf atuam para minimizar impactos das chuvas

3 horas atrás

PMM registra 7 ocorrências durante as chuvas deste sábado, 4/4

6 horas atrás

Janayna Castro de Vasconcelos é a nova presidente do Concultura

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior nomeia Heliatan Botelho para a Semad

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior apresenta prioridades e fortalece compromisso com uma gestão próxima e resolutiva em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura alerta para link de inscrições falso para concurso

2 dias atrás

Prefeitura mobiliza mais de 200 agentes para operação especial durante Maratona Internacional de Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus avança na reconstrução da drenagem profunda na avenida Autaz Mirim e reforça segurança em corredor estratégico da zona Leste

2 dias atrás

Prefeitura alerta para alterações no trânsito e transporte público devido às comemorações do aniversário do bairro Japiim

2 dias atrás

Força-tarefa noturna da Prefeitura de Manaus restabelece drenagem na avenida Djalma Batista

2 dias atrás

Prefeito Renato Junior reforça compromisso com gestão eficiente

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus reforça drenagem no Centro
Visa Manaus conclui operação ‘Semana Santa’
Prefeitura participa de reunião do Codam
Implurb atualiza canais de atendimento durante transição
Prefeito Renato Junior destaca infraestrutura, habitação e diálogo com a população durante entrevista e anuncia novos secretários da Semad e Casa Civil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?