Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza ação formativa sobre a Base Nacional Comum Curricular Computação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza ação formativa sobre a Base Nacional Comum Curricular Computação
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza ação formativa sobre a Base Nacional Comum Curricular Computação

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Aproximadamente 30 assessores pedagógicos da Prefeitura de Manaus, que atuam na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de educação (Semed), participaram, nesta sexta-feira, 6/3, da ação formativa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação.

O encontro com os educadores foi realizado no Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex) Maria Helena Amazonas Menezes, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul. 

A formação, coordenada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), iniciou em fevereiro com a participação de assessores de gestão que pertencem à Gestão Integrada da educação (Gide), da Semed. Já foram beneficiados com a temática assessores de gestão, pedagógicos e de tecnologias das DDZs Norte, Leste 2, Centro-Sul e Oeste. 

As ações evidenciam o compromisso da REDE com a articulação entre teoria e prática pedagógica. O processo conta com o apoio da Divisão de ensino fundamental (DEF), que orienta os assessores quanto à estrutura normativa do documento da BNCC Computação, assim como  diretrizes para inserção de dados no diário escolar e o cumprimento do currículo e coerência pedagógica. 

A coordenadora pedagógica da GTE, Ieda Santana, explicou que a iniciativa faz parte de um processo de trabalho com os educadores voltado ao fortalecimento da temática e à promoção de uma educação de qualidade na REDE municipal de ensino. 

“Estamos vivenciando um momento ímpar na educação com a chegada da BNCC Computação, que complementa a Base Nacional Comum Curricular ao tratar das competências digitais. A Semed Manaus já desenvolve ações formativas voltadas ao uso pedagógico da tecnologia, e esse documento vem justamente consolidar e reafirmar práticas que já acontecem no dia a dia da REDE”, explicou. 

Com um total de 71 unidades de ensino e mais de 16 mil alunos, a coordenadora pedagógica da DDZ Sul, Bruna Oriente, afirmou que as orientações serão repassadas aos educadores durante as reuniões pedagógicas nas escolas, além de garantir o suporte necessário para que as ações sejam implementadas da melhor forma possível. 

“Durante os assessoramentos pedagógicos nas escolas, buscamos demonstrar aos professores e às equipes gestoras como essas práticas podem ser aplicadas dentro do currículo. Com a inclusão desse complemento da BNCC, que já conhecemos, e sua integração ao currículo municipal, teremos não apenas mudanças, mas também normativas que precisarão ser seguidas. Esses documentos vêm orientar uma prática que, muitas vezes, já acontece de forma informal nas escolas que desenvolvem e implementam essas ações”, contou. 

Para o assessor de tecnologias educacionais da DDZ Sul, Reginaldo Peres, é um momento importante, em que todos poderão aprimorar seus conhecimentos sobre a temática, ainda mais com os recursos tecnológicos. 

“Esse pontapé inicial para a implementação da BNCC reveste-se de fundamental importância, principalmente, porque nós temos, na nossa REDE municipal, os Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs), pelos quais sou responsável na divisão. Os CTEs são importantes, pois vão ajudar os professores a realizar essa implementação nas escolas. Fazer uso das tecnologias, não somente das tecnologias plugadas, que nós falamos, mas também das tecnologias desplugadas”, salientou. 

— — —

Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed 

Fotos – Renan Melgueiro/ Semed 

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Semig fortalece debate sobre o setor mineral no Amazonas com seminário inédito
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza ação integrada de abordagem social na zona Sul da capital

Mais notícias desta categoria

Megafeirão de Empregabilidade em Manaus oferece mais de 2 mil vagas e inaugura Centro de Convenções

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no centro histórico e em vias da zona Sul para melhorar mobilidade urbana

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta nova rua entre avenida Timbiras e Governador José Lindoso para ampliar mobilidade na zona Norte

8 horas atrás

Pavimentação leva pela primeira vez asfalto ao ramal da Vitória no quilômetro 2 da BR-174 em Manaus

9 horas atrás

Recuperação asfáltica na avenida Peixe Cavalo em Manaus amplia mobilidade e segurança para moradores

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza capacitação de fiscais de transporte com mentoria prática e integração entre órgãos

9 horas atrás

Obras do parque Encontro das Águas em Manaus avançam com 81% e têm entrega prevista entre setembro e outubro

10 horas atrás

Revitalização do igarapé do Mindu em Manaus avança e atinge 80% das obras para reduzir alagamentos na zona Leste

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza reparo viário na travessa Itanhomi e aplica novo asfalto em Cidade Nova

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação da rede de drenagem na rua Ajuricaba para restabelecer escoamento e reduzir risco de alagamentos

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica em vias da zona Sul e no Petrópolis

12 horas atrás

Cinco experiências da rede municipal de saúde são premiadas na Mostra Manaus, Aqui Tem SUS e seguem para etapa estadual

12 horas atrás
Semed faz abertura da 6ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed com 65 equipes confirmadas e inscrições até 27/3
Prefeitura de Manaus promove vacinação antirrábica e serviços de atenção primária no Jorge Teixeira dia 28/3
Pesquisa de preços de ovos de Páscoa em Manaus aponta variação de até 382,69% entre estabelecimentos
Prefeitura amplia atendimento a famílias atingidas pela chuva em Manaus e monta abrigos e ajuda emergencial
Parque Encontro das Águas em Manaus recebe concretagem de 200 metros cúbicos na laje do restaurante
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?