Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza 1º Encontro dos Diretores da EJA em 2023
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza 1º Encontro dos Diretores da EJA em 2023
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 1º Encontro dos Diretores da EJA em 2023

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com o tema “O esperançar em Paulo Freire: a EJA e a educação” , a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, na noite de quarta-feira, 12/4, o Encontro dos Diretores da EJA (Edeja), no auditório Luiz Geraldo pontes Teixeira da secretaria, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O evento teve como objetivo sensibilizar, mobilizar e fortalecer os diretores para o desenvolvimento e o acompanhamento de ações pedagógicas, voltadas para a gestão da aprendizagem na educação de jovens e adultos.

“Vocês são muito corajosos, merecem todo nosso respeito, toda valorização, todos nossos aplausos por abrir a escola à noite, por oferecer uma oportunidade à comunidade estudar nesse turno, nessa modalidade de ensino; por fazer o resgate desse jovem e de adultos que, por algum motivo, pararam de estudar. Então, só tenho a dizer meu ‘muito obrigado’ como secretária, e dizer que podem contar com todo meu apoio para esse trabalho fluir cada vez melhor lá no chão da escola”, disse a secretária municipal de educação, Dulce Almeida, na abertura do evento. 

A ação ocorre duas vezes ao ano, sendo a primeira em abril, e a segunda no mês de novembro. Nessa atividade, a ideia é trazer as contribuições “freireanas” à realidade escolar, por meio de um processo dialógico e dialético, no entendimento que a educação tem um papel primordial na transformação da sociedade.

Também foi feita uma discussão sobre a educação como um ato político, possibilitando a construção de conhecimento, a fim de sensibilizar o estudante sobre a condição sociopolítica, no sentido de “ler o mundo para poder transformá-lo”. 

O encontro foi coordenado pela Gerência de educação de jovens e adultos (Geja), da Semed. Segundo a gerente da Geja, Alina Bindá, durante o encontro, os educadores têm a possibilidade de interagir, trocar experiências vivenciadas nas escolas e, ainda, debater estratégias para diminuir o índice de evasão escolar nessa modalidade de ensino.

“Nos dois encontros, a gente discute a educação de jovens e adultos, a partir de situações que acontecem na escola, em que os educadores vivenciam e aqui nesse momento eles podem dialogar entre si para resolver problemas que possam causar, principalmente, a questão da evasão escolar. Então, o Edeja tem como foco principal promover a sensibilização, de promoção de ações dentro da escola, para que o estudante permaneça e conclua os estudos com sucesso”, explicou Alina.

O público-alvo do evento foi formado por diretores escolares e pedagogos da EJA, bem como assessores, coordenadores, chefes e gerentes pedagógicos das divisões distritais da Semed. 

Uma das participantes do Edeja é a gestora da escola municipal Aristófanes Bezerra de Castro, Francineide Bento Lima. Para ela, o momento é importante também para motivar os colegas gestores para fazer um trabalho cada vez melhor nas suas escolas, que trabalham com a EJA, como também para aprender coisas novas.

“O Edeja, para mim, é de extrema importância, porque mostra que a secretaria considera a educação de jovens e adultos com enorme potencial para o município de Manaus. Vejo como uma forma de valorizar as escolas que têm o EJA e seus gestores. E é importante para aprendermos mais com os próprios colegas e também com os palestrantes que sempre trazem coisas novas para gente, que servem para incentivar o nosso trabalho e nos motivar ainda mais para diminuirmos um gargalo tão grande nessa modalidade de ensino que é a evasão escolar”, disse Francineide.

— — —

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Mário Oliveira/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAzwUY

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Joana Darc é eleita a vice-presidente mulher da ALEAM no biênio 2025/2027
Próximo artigo João Luiz indica ao Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus implantação de detectores de metais na entrada de escolas

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus publica lista inicial dos 192 contemplados do Morar Melhor 13 no Diário Oficial do Município

2 horas atrás

Manaus inicia sondagem do solo para executar o complexo viário Passarão na avenida Coronel Teixeira

3 horas atrás

Manaus realiza Sabadão Lilás com exames e vacinação para prevenir câncer do colo do útero

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma falecimento de Agostinho Uchoa Salustiano aos 66 anos

4 horas atrás

Manaus amplia arborização com 13.400 mudas plantadas até 14/3 e mira 40 mil em 2026

8 horas atrás

Lançamento do Bolerão da Saudade reúne mais de 1.500 pessoas no Centro Histórico de Manaus

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia recuperação asfáltica na zona Norte com intervenções na avenida Jurunas e na rua 52

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica na rua Andirá-Açu na zona Norte para melhorar mobilidade

24 horas atrás

Prefeitura de Manaus convoca mil aprovados no concurso semed 2025 e amplia quadro de educação municipal

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga resultado final dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2025 no Diário Oficial

1 dia atrás

InREDE em Maceió reúne gestores e especialistas para discutir planejamento urbano e redução de desigualdades nas cidades

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus inicia planejamento do festival SouManaus 2026 para ampliar turismo, cultura e economia criativa

1 dia atrás
Manaus abre lista de selecionados para oficina de ovos artesanais com 35 vagas e capacitação
Mirante Geek estreia no mirante Lúcia Almeida em Manaus com programação gratuita e atividades de cultura pop até 15/3
Manaus amplia promoção da pesca esportiva na Pesca & Cia Trade Show em São Paulo até 14/3
Prefeitura de Manaus amplia trajeto da linha 021 para atender escola municipal no ramal do Pau-Rosa
Colisão com poste na avenida das Torres em Manaus interditou faixas e mobilizou equipes
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?