Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeitura de Manaus promove ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’ 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus promove ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’ 
Manaus

Prefeitura de Manaus promove ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’ 

Por biblia
Última atualização: 12 de junho de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia 15 de junho, a Prefeitura de Manaus realizará a “Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, com atividades de sensibilização ao tema, com abertura, nesta terça-feira, 13/6, às 9h, nas dependências da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, localizada na rua Doutor Thomas nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa, e foi criada para conscientizar sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. Além de disseminar que a violência ao idoso não pode ser aceita como normal, o movimento mundial incentiva à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção.

Este ano, o tema escolhido  foi “ Educar para respeitar, Amar para proteger”, com objetivo de conscientizar crianças e  adolescentes sobre a violência contra a pessoa idosa e, a partir dos personagens oficiais da instituição, o “Dr. Thominhas e Dona Linda”, foi criado um gibi, com  narrativa didática, explicando como identificar os tipos de violência e os programas oferecidos pela instituição, que oferecem diariamente qualidade de vida para a terceira idade.   

Na abertura, será realizado o encontro de intergeracionalidade, com alunos da escola municipal José Carlos Martins Mestrinho e Idosos do Programa Viver Bem na Terceira idade, com atividades que reforçam o bem-estar e a importância dessa relação, além de palestras e a leitura lúdica do gibi.  Além desse encontro, ao longo do mês, a  equipe multidisciplinar irá até escolas da rede municipal e privada para realizar palestras. 

Outro personagem que pode ter papel de destaque no combate a essas violências são as crianças e adolescentes, como salienta a diretora-presidente Martha Moutinho.

“Conscientizar quem será o nosso futuro, trabalhar a base, quem serão os adultos de amanhã, foi pensando nisso, que, este ano, nossa campanha trabalha com esse público. Informar que a violência contra a pessoa idosa é uma violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal, para garantir um envelhecimento tranquilo, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza. Essa programação é uma extensão do que todos os dias a Prefeitura de Manaus, por meio da FDT, vem realizando para conscientizar a população sobre a violência”, destacou.

Segundo a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Andréa Nascimento, os maiores casos registrados são perturbação da tranquilidade, contra a honra, maus tratos, negligência, abandono, retenção de cartão e apropriação ou desvio dos bens do idoso.

“Só em 2023, recebemos 2.101 denúncias referentes aos diversos tipos de violência contra a pessoa idosa. Conscientizar a população sobre os tipos de violência ao idoso é fazer com que cada um assuma a responsabilidade de seus atos. Além das redes de proteção à pessoa idosa, temos 30 delegacias distritais espalhadas pela capital no qual as denúncias podem ser efetuadas tanto pela vítima quanto pela população que souber qualquer tipo de violação dos direitos do idoso”, disse.

Pessoas que presenciarem qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa podem fazer denúncia, por meio do número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100) ou pelo WhatsApp do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), coordenado pela Fundação Dr. Thomas.

— — —

Texto – Fábia Lima / FDT

Fotos – Divulgação / FDT

Tags:DenúnciasManausmanchetePrefeitura de ManausSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 12 mil atendimentos na 2ª edição do ‘Manaus Mais Cidadã 2025’, na zona Oeste

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025

Prefeitura intensifica serviços de contenção em rip-rap na avenida Brasil

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus avança com recuperação viária no bairro Parque 10

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus atende solicitação de moradores e recupera rua do bairro Flores com asfalto

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Aleixo

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida celebra Dia das Mães com idosos em evento marcado por emoção e solidariedade

Por Redação Informe Digital
9 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?