Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus promove palestra a gestantes sobre violência obstétrica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus promove palestra a gestantes sobre violência obstétrica
Manaus

Prefeitura de Manaus promove palestra a gestantes sobre violência obstétrica

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Com a proposta de fortalecer a saúde das mães e futuras mães, a Prefeitura de Manaus vem promovendo encontros temáticos do grupo de gestantes Banzeiro Materno, na unidade de saúde da Família (USF) Lúcio Flávio Dias, no bairro Betânia, zona Sul. Nesta segunda-feira, 24/4, grávidas e acompanhantes que participam do grupo assistiram a uma palestra sobre violência obstétrica, e receberam orientações de condutas adequadas no atendimento voltado a gestantes e puérperas.

O Banzeiro Materno é um dos 88 grupos de gestantes apoiados pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio dos cinco Distritos de saúde (Disa), o Rural, Norte, Leste, Oeste e Sul. A chefe da Divisão de Atenção à saúde da Mulher, Lúcia Freitas, assinala que esses grupos são uma estratégia para reforçar os vínculos de gestantes e profissionais de saúde com o pré-natal.

“É uma ferramenta muito potente para a redução da mortalidade materna, na medida em que, além de fazer a integração da gestante com a unidade de saúde, com os profissionais de saúde, também possibilita espaços para que elas troquem experiências entre elas, permitindo um auxílio mútuo e uma vivência diferenciada da gestação. E temos fomentado a criação de mais grupos porque eles têm grande potência na promoção da saúde materna e infantil”, afirma.

A palestra na USF Lúcio Flávio faz parte de uma série de encontros realizados pelo Banzeiro Materno, sempre na última segunda-feira de cada mês, tratando de diferentes temas relacionados à saúde materna e neonatal. É o que explica a responsável técnica de saúde da Mulher do Distrito de saúde (Disa) Sul, Rosandra Cavalcante dos Santos, que atua no apoio técnico a 19 grupos de gestantes ativos no distrito.

“Os encontros têm o objetivo de trazer informações para que a grávida tenha um cuidado maior, entenda o processo de desenvolvimento e alterações durante a gravidez, as intercorrências que podem se dar durante o parto, favoráveis ou desfavoráveis. O intuito é também contribuir para a redução da mortalidade materna, que é um dos pontos importantes que abordamos em relação à violência obstétrica”, aponta ela.

Temáticas

As próximas reuniões do grupo de gestantes da USF Lúcio Flávio vão discutir cuidados pós-parto, orientação nutricional, aleitamento materno, depressão durante e após a gestação, entre outros assuntos. A enfermeira da S-23, Wildys Azevedo, que coordena o grupo ao lado da enfermeira da S-22, Grasilvia Almeida, explica que as temáticas foram pensadas a partir de dúvidas trazidas pelas próprias gestantes.

“Algumas profissionais, e eu me incluo entre elas, informam seu celular para as grávidas, e elas enviam perguntas e dúvidas, questionando mais ainda quando se aproximam do parto. Por conta dessa necessidade delas vimos a importância desses encontros, ao mesmo tempo em que houve um movimento do Disa Sul para resgatar os grupos presenciais que haviam sido paralisados após a pandemia”, relata.

A palestra desta segunda-feira foi conduzida pela enfermeira obstetra Anne Caroline Azuma, integrante da Comissão de saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren/AM), que falou sobre a violência obstétrica e suas formas. Wildys Azevedo ressalta a importância de reforço da temática para que as gestantes possam distinguir entre posturas e condutas consideradas adequadas ou não no atendimento de saúde.

“Quando a gestante começa a ter conhecimento dos seus direitos, das condutas adequadas, de como ela deve ser bem tratada na maternidade, isso faz todo o diferencial”, diz Wildys.

Entre as participantes do encontro, a comerciante Rebeca Sampaio destaca o cuidado que vem recebendo das equipes da USF Lúcio Flávio e aponta que o grupo de gestantes vem contribuindo para esclarecer seus questionamentos na primeira gravidez.

“Estamos tendo palestras para informar à mãe de primeira viagem, como eu, quais os procedimentos devemos fazer durante o parto, gestação, amamentação, os cuidados principais antes do bebê chegar. Para mim está sendo ótimo, estou tirando muitas dúvidas. Vou continuar vindo até quando der, depois vou continuar acompanhando com a equipe, que está sendo excelente. Até pelo Whatsapp eles ajudam”, conta.

Interação e esclarecimento

O Banzeiro Materno foi criado na USF do Morro da Liberdade, na zona Sul, e foi retomado na USF Lúcio Flávio após o fechamento temporário da unidade de saúde para reforma, no ano passado. A proposta da iniciativa é permitir às mães e gestantes interagir com outras mulheres na mesma condição e com profissionais da Estratégia saúde da Família (ESF), num espaço para acolhimento, escuta, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.

Rosandra Santos destaca que os grupos de gestantes como o Banzeiro Materno permitem complementar o trabalho de orientação realizado no pré-natal, na medida em que possibilitam difundir assuntos que não cabem nas consultas com os profissionais, a exemplo dos cuidados após a gestação, da alimentação nutricional e da depressão durante e após o parto.

“No momento em que se consegue montar um grupo de gestantes, a gente consegue fazer que esse pré-natal seja de maior qualidade, pois há uma adesão grande dessas gestantes em relação às consultas e às orientações dadas pelos profissionais. A proposta é realmente aumentar o vínculo com a gestante e proporcionar esse pré-natal qualificado, sempre com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna e infantil”, conclui Rosandra.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Guilherme Silva / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza no igarapé de Petrópolis
Próximo artigo Prefeitura divulga lista de selecionados para segunda turma do curso ‘Imersão 4.0 Social Business’

Mais notícias desta categoria

Prefeitura e Abrasel-AM abrem inscrições para participação gastronômica no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

7 horas atrás

‘Mutirão no Centro’ da prefeitura atende a pedido antigo de feirantes e nivela calçada que serve de estacionamento na Manaus Moderna

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica do ‘Plano de Verão’ na zona Oeste

8 horas atrás

Prefeitura alerta para mitos sobre o aleitamento materno

10 horas atrás

Reforço na sinalização em três bairros durante fim de semana

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus sedia encontro regional da UNCME

11 horas atrás

Prefeitura realiza fiscalização para coibir estacionamento irregular em zonas Centro-Sul e Oeste de Manaus

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para ‘Municipíadas da EJA 2025’

12 horas atrás

Novo ACMF chega a quase 11 mil metros quadrados licenciados

12 horas atrás

Sine Manaus oferta 344 vagas de emprego nesta terça–feira, 12/8

14 horas atrás

Esap Manaus participa de encontro nacional em Salvador

15 horas atrás

Prefeitura aciona concessionária para serviço de recuperação do talude no parque dos Bilhares

15 horas atrás
Prefeitura de Manaus encaminha 49 trabalhadores para vagas fora do Estado em parceria com a Minerva Foods
Mais de 20 equipes participaram da 1ª rodada de futsal dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed
Prefeitura de Manaus notifica aplicação de lambe-lambe em flagrante e aciona empresas
‘Mutirão no Bairro’ no Centro recolhe mais de 520 toneladas de lixo e reforça limpeza urbana na primeira semana
Prefeitura mobiliza 500 servidores e oferece programação religiosa e cultural nos campos santos da capital neste domingo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?