Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus promove novos cursos para arquitetos e engenheiros sobre Alvará de Construção Mais Fácil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus promove novos cursos para arquitetos e engenheiros sobre Alvará de Construção Mais Fácil
Manaus

Prefeitura de Manaus promove novos cursos para arquitetos e engenheiros sobre Alvará de Construção Mais Fácil

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em abril, mais seis cursos de treinamento sobre o sistema do NOVO Alvará de construção Mais Fácil (ACMF), lançado em fevereiro pelo prefeito David Almeida, serão ministrados por técnicos do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), junto aos conselhos de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) e Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM).

Nesta quinta-feira, 3/4, das 18h às 20h, a primeira turma do mês receberá a arquiteta e urbanista Sheila Costa, no Crea-AM; e no dia 4, a arquiteta Cláudia Brito vai ministrar o curso no CAU-AM, das 10h às 12h. Nos dias 8 e 10, engenheiros terão treinamento das 18h às 20h, com Karina Vasconcelos e Gláucia Consuelo. E nas duas sextas-feiras, dia 11 (arquiteta e urbanista Aída Diógenes) e dia 25 (Angélica Moreira), as aulas serão no CAU-AM. Todo o treinamento conta com suporte da equipe de informática do instituto.

“Tem sido muito satisfatório e um privilégio poder participar deste avanço que Manaus está tendo na área da construção civil, apresentando este sistema inovador para os profissionais. É enriquecedor compartilhar conhecimento e o Alvará de construção Mais Fácil vai facilitar a vida de todos, tanto do contribuinte quanto do próprio órgão municipal, para avançarmos e continuarmos a crescer, com pioneirismo”, comentou a arquiteta Aída Diógenes.

Alvará

O alvará inaugura uma nova modalidade no licenciamento urbanístico da capital, automatizada, on-line e autodeclaratória para obras de até 750 metros quadrados, com, no máximo, quatro pavimentos, dos tipos 1 e 2 (baixo impacto). As obras podem ser unifamiliar, multifamiliar, comercial, serviços, industrial e de uso misto. A previsão é ter um tempo médio para licenciar as obras em até duas horas, incluindo, neste prazo, a emissão do DAM (Documento de arrecadação Municipal), o pagamento da taxa e a baixa no sistema bancário.

Para a arquiteta e urbanista Jeane Mota, diretora de Operações (Diop), os profissionais vão ter um ganho na eficiência de seus projetos ao poderem garantir que os seus empreendimentos, dentro da lei, recebam um alvará de construção com uma celeridade maior, que dependerá do arquiteto ou do engenheiro para ter sua expedição. “Esperamos ter um resultado dentro de 30 dias a 40 dias, para analisar como o sistema está rodando”, completou Jeane.

Cadastro

Para ter acesso ao sistema, os profissionais habilitados a fazer os licenciamentos no modelo autodeclatório vão precisar ter credenciamento do responsável técnico, usando certificado digital (token). Os certificados funcionam em sistema operacional Windows.

Podem ser responsáveis técnicos de projetos do ACMF os profissionais legalmente habilitados. Eles farão inicialmente o cadastro no sistema, informando dados básicos de identificação, endereço de correspondência e contato. O sistema, em si, é muito intuitivo e simples, dependendo da inclusão dos dados da obra.

Tecnologia

Para ter acesso ao ACMF é necessário atentar para as condicionantes previstas na legislação específica, a Lei Complementar 20/2022, sancionada pelo prefeito David Almeida. A lei instituiu o procedimento de licenciamento urbanístico na modalidade autodeclaratória na cidade de Manaus para obras de baixo impacto.

Por ser autodeclaratório, todas as informações são de responsabilidade dos técnicos que assinam o projeto. Caso constatado declarações falsas ou omissões de informações relevantes, será oficiado ao CAU-AM e Crea-AM para apuração da responsabilidade profissional, bem como será informada a autoridade policial para apurar casos que configurem ato ilícito. Durante o processo, é permitido a substituição de responsável técnico.

Descontos

Além do ineditismo da automação para o licenciamento urbanístico, o ACMF tem desconto de 20%, a partir do decreto 5.750, assinado pelo prefeito David Almeida. O decreto regulamenta o parágrafo §2º, artigo 5, da Lei Complementar 20/2022, que instituiu o procedimento de licenciamento urbanístico na modalidade autodeclaratória, para obras de até 750 metros quadrados, de baixo impacto, nos termos da legislação. Vale ressaltar que os descontos serão concedidos exclusivamente para os pagamentos em parcela única.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb e Divulgação

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão da Câmara aprova projeto sobre acessibilidade digital de pessoas com deficiência
Próximo artigo Estudo da Câmara mostra redução da desigualdade com isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês

Mais notícias desta categoria

Leilão de bens inservíveis em Manaus arrecada R$ 1,004 milhão e supera previsão em 276%

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre seleção para tutor de ensino e aprendizagem do Programa de Residência em Enfermagem

16 horas atrás

Manaus oferece vacinação antirrábica animal em domicílio e em 52 pontos fixos até 29/12

16 horas atrás

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego com atendimento presencial em 17/12 das 8h às 14h

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na zona Leste em avenidas e ruas movimentadas

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus atualiza inventário do patrimônio histórico com drones e georreferenciamento no centro antigo

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma morte do servidor Francelio Gonçalves da Silva aos 66 anos

22 horas atrás

Prefeito David Almeida acompanha avanço de 75% do primeiro núcleo do novo aterro sanitário e destaca solução histórica para resíduos sólidos em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus homologa e nomeia 127 profissionais da Guarda Municipal para ampliar segurança na cidade

2 dias atrás

Manaus realiza recuperação asfáltica em ruas de Flores, Parque 10 e Aleixo na zona Centro-Sul

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus divulga selecionados para workshops de capacitação em elaboração de projetos e portfólio profissional

2 dias atrás

Manaus inicia oferta da vacina contra o VSR em 148 unidades da Semsa pelo SUS

2 dias atrás
Operação Zero Metanol fiscaliza supermercado na zona Oeste de Manaus e inutiliza 35 quilos de carnes impróprias à venda
Prazo prorrogado para inscrições do concurso público em Manaus com 65 vagas disponíveis
Operação Trânsito Seguro intensifica fiscalização em Manaus e remove veículos irregulares na avenida General Rodrigo Otávio
Implurb completa 23 anos em Manaus com avanços no licenciamento e no planejamento urbano
Manaus intensifica despoluição visual no Centro e retira 15 toneladas de cabos obsoletos em mutirão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?