Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus promove ação de saúde para comunitários
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prefeitura de Manaus promove ação de saúde para comunitários
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeitura de Manaus promove ação de saúde para comunitários

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Como parte das estratégias para oportunizar e ampliar o acesso da população à assistência básica, a Prefeitura de Manaus promove uma ação de saúde dirigida aos comunitários da zona Sul, neste sábado, 25/5. Coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio do Distrito de saúde (Disa) Sul, a atividade acontece na escola municipal Irmã Edelvira Esmeralda do Souto Cabral, na rua Dona Mimi, nº 1.320, bairro Morro da Liberdade, com a oferta de atendimentos e serviços da Atenção Primária à saúde (APS).

Na ação, programada para ocorrer das 8h às 12h, as equipes da Semsa vão ofertar consultas médicas e de enfermagem, com solicitação de exames e encaminhamento para médicos especialistas, se necessário, além de serviços como coleta do exame preventivo do câncer do colo uterino, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação e atualização do cartão vacinal.

A ação de saúde vai acolher todos os públicos, de crianças a idosos e adultos, mulheres e homens, conforme explica a diretora do Disa Sul, Jucinara Rodrigues. “Pessoas que trabalham e não têm tempo de ir ou levar os filhos à unidade básica durante a semana poderão se consultar com o profissional de saúde, atualizar a carteira vacinal, fazer testes rápidos, entre outros atendimentos, na manhã deste sábado”, diz.

Para atendimento, os usuários devem se dirigir ao local em posse do documento oficial de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de saúde (SUS). Para a atualização vacinal dos filhos, um dos pais ou um responsável deve acompanhar a criança e apresentar a carteira de vacina. O público também terá acesso a sessões de auriculoterapia e orientações sobre cuidados e higiene da boca, com distribuição de kits de saúde bucal.

Jucinara informa que o atendimento aos usuários contará com mais de 50 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vinculados à unidade de saúde da Família (USF) Santa Luzia, da USF Lúcio Flávio Vasconcelos Dias e da clínica da família Antônio Reis, localizadas em bairros próximos do Morro da Liberdade.

Segundo a diretora do Disa Sul, a ação na escola Edelvira Cabral faz parte de planejamento da Semsa para reforço da atenção à saúde da população, sobretudo para usuários que vivem em locais distantes de unidades básicas ou com unidades em reforma. É o caso dos usuários da USF Morro da Liberdade, ela aponta, atualmente referenciados para atendimento em pontos de bairros vizinhos, enquanto a unidade segue em obras para ser reaberta, em breve, como unidade de porte 4.

“Dialogamos com os agentes comunitários de saúde e conselheiros de saúde da área, que indicaram a escola como ponto mais distante de outras unidades e com maior necessidade de reforço. E, após a ação, a depender da demanda, Podemos retornar para mais atendimentos”, antecipa a gestora.

A ação deste sábado, complementa Jucinara, vai oportunizar ainda a atualização vacinal de alunos da escola Edelvira Cabral. “A unidade atende crianças em idade vacinal, na faixa etária até 5 anos. A gestora da escola já contatou os pais, e muitos vão levar suas filhas e filhos para receber as vacinas durante a programação”.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

   

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura entrega Unidade de saúde no ramal da Cooperativa
Próximo artigo Sistema de monitoramento registra mais de 1,2 mil ocorrências

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

6 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

6 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 semana atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?