Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus participa do 10º Encontro da InRede com tema ‘A Cidade e suas Águas’ e planejamento urbano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus participa do 10º Encontro da InRede com tema ‘A Cidade e suas Águas’ e planejamento urbano
Manaus

Prefeitura de Manaus participa do 10º Encontro da InRede com tema ‘A Cidade e suas Águas’ e planejamento urbano

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

De 27 a 29 de março, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), participa do 10º Encontro da REDE Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontecerá em São Paulo, tendo como tema “A Cidade e suas Águas”, contando com o apoio institucional do Ministério das Cidades, ONU-Habitat e GIZ – Agência Alemã de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável. A realização é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento e da SP Urbanismo. O Implurb é vice-presidente do grupo de institutos.

Este ano, considerando as transições de governo e seus desafios, o encontro busca fortalecer a InRede, ampliar sua atuação e consolidar seu impacto no planejamento das cidades brasileiras. Ao contribuir para a articulação entre diferentes níveis de governo e instituições, os institutos ajudam a promover um planejamento urbano mais eficiente, inclusivo e sustentável para o país. A COP30, que será sediada no Brasil, torna este evento ainda mais relevante, criando uma oportunidade para alinhar as ações da InRede à agenda climática global e consolidar sua atuação nas discussões internacionais.

“Teremos uma apresentação de Manaus, sobre boas práticas de urbanismo e planejamento urbano sensíveis à água, no dia 27, participando da mesa 2, dentro do projeto ‘Cidade Presente’. Vamos apresentar soluções e iniciativas exitosas da Prefeitura de Manaus, da gestão do prefeito David Almeida, como as ecobarreiras, que estão em dez pontos da capital, que desde a instalação já ajudaram a reduzir em até 50% do volume de resíduos coletados na orla do rio Negro. Com as ecobarreiras, se impede a passagem de resíduos sólidos nos igarapés, evitando que o lixo seja levado até o rio Negro e cause danos ao ecossistema aquático”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

No dia 27, as atividades serão realizadas no salão nobre do Theatro Municipal e, no dia 28, no auditório da SP Urbanismo e no bairro Cantinho do Céu, na zona Sul paulistana.

Gestão das águas

A gestão da água em ambientes urbanos será o foco principal do encontro, considerando os desafios da emergência climática e as vulnerabilidades socioambientais das cidades. Além das mesas e do “Cidade Presente”, o encontro terá atividades como discussões de planejamento estratégico; grupos de trabalho; e visita técnica ao bairro Cantinho do Céu, onde a Prefeitura de São Paulo implementa um projeto de urbanização em uma área de loteamentos irregulares, como alternativa a uma ação civil pública que determinava a ocupação da área.

O evento reunirá representantes de ministérios, especialistas, organizações nacionais e internacionais, além de instituições financeiras e gestores municipais, promovendo um ambiente de intercâmbio e cooperação.

InRede

A InRede reúne institutos de planejamento municipais com a missão de fortalecer o planejamento das cidades de forma institucionalizada, inovadora e contínua. Seu compromisso é promover cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis, articulando políticas públicas alinhadas às agendas globais, como a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana. Também atua como uma voz ativa no diálogo com diferentes esferas de governo e organismos nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento de um planejamento urbano mais eficiente e estratégico no Brasil.

— — —

Texto – Claudia do Valle/ Implurb

Fotos – Divulgação

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Relatório final do Orçamento de 2025 prevê superávit de R$ 15 bilhões para este ano
Próximo artigo Projeto veda nomeação para direção da Anatel de pessoas que tenham dirigido empresas fiscalizadas

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus avança na recuperação do sistema de drenagem da avenida Brasil no bairro Santo Antônio

15 minutos atrás

Colônia de férias No Quintal do Parque reúne crianças e familiares em oficina criativa no Parque Cidade da Criança

8 horas atrás

Manaus muda endereços das unidades móveis da Saúde da Mulher e divulga cronograma de atendimento

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus retoma limpeza da drenagem profunda obstruída por lixo no Monte das Oliveiras

8 horas atrás

Sine Manaus oferece 348 vagas de emprego em Manaus com atendimento nesta segunda‑feira

9 horas atrás

Maria da Salete, residente da FDT por 32 anos, morre aos 88 anos em Manaus

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de rede de drenagem na avenida Brasil após chuvas intensas

1 dia atrás

Manaus inicia obra emergencial para recuperação da rede de drenagem na rua Robyson Souza após rompimento

1 dia atrás

Chuvas em Manaus provocam seis ocorrências e acionam Defesa Civil do município neste sábado

1 dia atrás

Manaus em alerta de deslizamento severo após acumulado de chuvas nas últimas 24 horas

1 dia atrás

Chuvas em Manaus geram 22 chamados e Defesa Civil atende ocorrências em 23/1 com ação rápida

2 dias atrás

Recuperação asfáltica avança nas ruas Carauari, Miracema e Araguacema em Manaus e reforça infraestrutura local

2 dias atrás
Queda de árvore na avenida Darcy Vargas causa desvio e mobilização de equipes da Prefeitura em Manaus na tarde de 23/1
Chuvas em Manaus: Prefeitura registra nove chamadas atendidas pela Defesa Civil até 23/1 e mantém monitoramento
IPTU 2026 em Manaus já pode ser consultado e pago pelo Manaus Atende com descontos e prazos definidos
Procon Manaus realiza capacitação sobre LGPD para servidores e estagiários no shopping Phelippe Daou em 22/1 com foco em dados pessoais
Manaus entra na lista de destinos tendência e debate estratégias para consolidar o turismo em Manaus como destino global permanente
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?