Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus participa de projeto-piloto do MS de prevenção a adoecimento e morte por Aids
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus participa de projeto-piloto do MS de prevenção a adoecimento e morte por Aids
Manaus

Prefeitura de Manaus participa de projeto-piloto do MS de prevenção a adoecimento e morte por Aids

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Manaus é um dos municípios brasileiros incluídos no projeto-piloto “Circuito Rápido da Aids Avançada”, que o Ministério da saúde pretende executar em cidades de cinco estados (Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul). A Prefeitura de Manaus inicia a execução do projeto na próxima segunda-feira, 5/6.

O objetivo do projeto é estruturar a REDE de saúde para uma atuação mais efetiva no diagnóstico precoce de pacientes que apresentam situação de imunodeficiência avançada, assim como fortalecer o cuidado em saúde desse grupo de pessoas, prevenindo o adoecimento e principalmente o óbito por Aids. No ano passado, Manaus registrou 250 mortes pela doença.

A técnica da gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de saúde (GEVEP/Semsa), enfermeira Rita de Cássia de Jesus, informa que a execução do projeto terá início na segunda-feira, 5/6, após uma série de treinamentos para capacitação de profissionais, coordenados pelo Ministério da saúde, e a organização de fluxos do serviço envolvendo a Semsa, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Segundo a enfermeira, a REDE de saúde municipal já disponibiliza o exame laboratorial para CD4 em sete serviços que realizam o tratamento antirretroviral, liberando o resultado em até 15 dias. O NOVO teste rápido para CD4 terá a vantagem de apresentar resultado em 45 minutos e será realizado logo após a chegada do usuário ao Serviço de Atenção Especializada (SAE) para avaliação inicial.

“Quando o paciente é diagnosticado já com a doença avançada, é preciso que haja uma intervenção, onde terá atendimento prioritário em todos os níveis de atenção da REDE pública de modo a minimizar os riscos de evolução da doença, o que poderia levar à internação ou óbito. Por isso, a implantação da testagem rápida do CD4 é um passo muito importante para o cuidado com as pessoas vivendo com HIV no Sistema Único de saúde”, afirma Rita de Cássia.

Fluxo

No momento da identificação de um paciente com diagnóstico positivo em uma das 193 Unidades de saúde da REDE municipal que oferecem o teste rápido para o HIV, será feito o encaminhamento para tratamento nos SAEs, onde será realizado o teste rápido de CD4.

Os SAEs da REDE municipal selecionados para o projeto piloto funcionam nas Unidades de saúde: Policlínica Comte Telles (zona Leste); USF Ajuricaba (zona Oeste); e clínica da família Antônio Reis (zona Sul).

A partir do resultado do exame de CD4, o paciente diagnosticado com doença avançada também realizará mais três testes visando identificar três coinfecções que podem comprometer o estado de saúde: tuberculose, criptococose e histoplasmose.

Os novos testes contribuem para o diagnóstico dos três agravos que apresentam maior incidência em casos de doença avançada: Tuberculose, doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, e é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch; a Criptococose, classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus, que PODE ser encontrado em matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas e cereais, e nas árvores, e também é encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos; e Histoplasmose, uma infecção fúngica sistêmica, adquirida geralmente pela inalação do fungo no manuseio do solo, frutas secas e cereais e nas árvores.

Rita de Cássia aponta que são três doenças oportunistas, ou seja, atingem pessoas com algum tipo de deficiência na imunidade, como é o caso de pacientes com HIV, e podem levar a outros problemas de saúde.

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças.

Em 2022, Manaus registrou 1.848 casos novos de HIV, 546 casos novos de Aids e 250 óbitos por Aids. No ano de 2021, houve o registro de 283 óbitos.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador (DVAE/Semsa), Marinélia Ferreira, esclarece que existe diferença entre o HIV e a Aids.

“O HIV é o vírus, que é transmissível. A Aids, síndrome da imunodeficiência humana, é a doença, que PODE ser desenvolvida a partir da infecção pelo HIV. Iniciar o tratamento com medicamentos antirretrovirais após testar positivo, PODE evitar que o HIV cause a Aids e outras infecções”, ressalta a diretora.

Entre janeiro e fevereiro de 2023, houve o registro de 165 casos novos de HIV em Manaus, 48 casos novos de Aids e nove óbitos por Aids.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa 

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus promove exposição ‘Amazônia Emoldurada’ no shopping Ponta Negra
Próximo artigo Prefeitura de Manaus libera quase R$ 1,2 milhões para fomento ao setor folclórico

Mais notícias desta categoria

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

4 horas atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

5 horas atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

6 horas atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

6 horas atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

6 horas atrás

SOS Vida registra 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12 e amplia atendimento em Manaus

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus atende oito ocorrências por chuvas em Manaus e monitora a situação

7 horas atrás

Obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida avançam com jet grouting, estacas e a Oca de Niemeyer

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização de transporte nas saídas da cidade e na Compensa

7 horas atrás

IMMU realiza ação de vistoria e orientação no Terminal Rodoviário de Manaus durante saída de passageiros em 19/12

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%

9 horas atrás
Prefeitura de Manaus recebe Selo Ouro de transparência pública no PNTP 2025 e confirma segunda premiação consecutiva
Prefeitura anuncia programação do Réveillon Manaus 2026 com shows, inclusão e reforço de segurança
Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Guairana e amplia manutenção viária na zona Leste
Prefeitura de Manaus reúne-se com CGE-SP em São Paulo para tratar do Sistema de Integridade e Gestão de Riscos
Prefeitura de Manaus realiza manutenção no sistema de drenagem da rua Rio Mar para restaurar o escoamento das águas pluviais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?