Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus participa da 30ª reunião do Fopes-AM – Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus participa da 30ª reunião do Fopes-AM – Prefeitura Municipal de Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus participa da 30ª reunião do Fopes-AM – Prefeitura Municipal de Manaus

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), participa da 30ª Reunião do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes-AM), realizada nos dias 18 a 20 de fevereiro, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), reunindo secretários e representantes da gestão ambiental dos municípios do Amazonas em pautas comuns, como o enfrentamento às queimadas e a gestão de resíduos.

O secretário de Semmasclima Fransuá Matos, participou do segundo dia do evento e apresentou algumas das boas práticas da Prefeitura de Manaus, como as ações de arborização, distribuição itinerante e semanal de mudas em bairros distintos da cidade e a gestão de resíduos sólidos, por meio das dez ecobarreiras instaladas em igarapés e balsas que fazem a coleta de resíduos sólidos no rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Nesta quinta-feira, 20/2, uma das pautas levantadas no encontro foi o enfrentamento às queimadas. Para Fransuá Matos, a mobilização entre os municípios para o enfrentamento das queimadas é fundamental.

“Por mais que Manaus tenha uma pequena participação nas ocorrências, com menos de 0,1% do total de focos de queimadas registrados pelo Inpe no Amazonas, é de interesse da gestão de Manaus, apoiar os demais municípios no melhor enfrentamento às queimadas”, enfatizou o secretário.

Combate às queimadas

A Prefeitura de Manaus, criou o Comitê Municipal de Combate às Queimadas Urbanas, em julho de 2024, com ações como campanha “Sem queimadas, não há fumaça”, articulação com municípios da região metropolitana e com a Associação dos Municípios do Amazonas, publicação de boletins informativos, orientações sobre cuidados com a saúde pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), medidas para evitar acúmulo de vegetação seca, campanhas de sensibilização em espaços públicos e educativos, promoção de técnicas de preparo do solo sem fogo e unidade especial de fiscalização contra queimadas, composta pela Guarda Municipal Ambiental e Semmasclima.

Sobre o Fopes-AM

O Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes/AM) é uma instância participativa, criada em 2009, atuando em REDE, formada por representantes/gestores das secretarias municipais de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento e a execução da política e da gestão ambiental dos municípios amazonenses.

A próxima reunião do Fopes/AM está prevista para acontecer em maio, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima.

— — —

Texto e fotos – Taianna Castro / Semmasclima

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas avança na modernização do sistema de iluminação pública das unidades de saúde da capital
Próximo artigo Manauscult realiza visita aos galpões das escolas de samba

Mais notícias desta categoria

Manaus conclui trilha formativa para diretores escolares e certifica 404 servidores na cerimônia

38 minutos atrás

Sine Manaus atinge primeiro lugar nacional em eficiência da Rede Sine com 67,32% nos encaminhamentos

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na rua Waldomiro Lustoza para melhorar tráfego

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia rede de proteção com ecoponto Educandos e ecobarreira para preservar igarapés

17 horas atrás

Abastecimento de água chega pela primeira vez à comunidade Cristo Rei e beneficia 600 famílias em Manaus

17 horas atrás

Prefeito de Manaus vistoria obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida e confirma previsão de entrega em 2026

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza formação dos programas de correção de fluxo para mais de 130 educadores em parceria com o Instituto Ayrton Senna

18 horas atrás

Implurb testa aplicativo ArcGIS Field Maps para ampliar fiscalização e mapeamento em Manaus

19 horas atrás

Pesquisa mensal de preços da cesta básica em Manaus aponta diferença de R$ 88,45 entre supermercados

19 horas atrás

Manaus entrega prêmios da campanha Final de Ano Premiado a dez consumidores nas galerias populares

20 horas atrás

Abertura de empresas em Manaus acelera com Slim e registra mais de 4.300 viabilidades no primeiro bimestre

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em diversas vias da cidade para organizar o trânsito e reduzir acidentes

20 horas atrás
Oficina de Ovos Artesanais em Manaus abre inscrições para curso prático antes da Páscoa
Prefeitura de Manaus promove oficina sobre inclusão na biblioteca escolar com foco em Libras e Braille
Com nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus amplia capacidade de atendimento e moderniza estrutura de planejamento urbano na capital
Com nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus amplia capacidade de atendimento e moderniza estrutura de planejamento urbano na capital
Prefeitura de Manaus alerta para chuvas moderadas nesta terça-feira, 10/3
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?