Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus participa da 30ª reunião do Fopes-AM – Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus participa da 30ª reunião do Fopes-AM – Prefeitura Municipal de Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus participa da 30ª reunião do Fopes-AM – Prefeitura Municipal de Manaus

12 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), participa da 30ª Reunião do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes-AM), realizada nos dias 18 a 20 de fevereiro, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), reunindo secretários e representantes da gestão ambiental dos municípios do Amazonas em pautas comuns, como o enfrentamento às queimadas e a gestão de resíduos.

O secretário de Semmasclima Fransuá Matos, participou do segundo dia do evento e apresentou algumas das boas práticas da Prefeitura de Manaus, como as ações de arborização, distribuição itinerante e semanal de mudas em bairros distintos da cidade e a gestão de resíduos sólidos, por meio das dez ecobarreiras instaladas em igarapés e balsas que fazem a coleta de resíduos sólidos no rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Nesta quinta-feira, 20/2, uma das pautas levantadas no encontro foi o enfrentamento às queimadas. Para Fransuá Matos, a mobilização entre os municípios para o enfrentamento das queimadas é fundamental.

“Por mais que Manaus tenha uma pequena participação nas ocorrências, com menos de 0,1% do total de focos de queimadas registrados pelo Inpe no Amazonas, é de interesse da gestão de Manaus, apoiar os demais municípios no melhor enfrentamento às queimadas”, enfatizou o secretário.

Combate às queimadas

A Prefeitura de Manaus, criou o Comitê Municipal de Combate às Queimadas Urbanas, em julho de 2024, com ações como campanha “Sem queimadas, não há fumaça”, articulação com municípios da região metropolitana e com a Associação dos Municípios do Amazonas, publicação de boletins informativos, orientações sobre cuidados com a saúde pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), medidas para evitar acúmulo de vegetação seca, campanhas de sensibilização em espaços públicos e educativos, promoção de técnicas de preparo do solo sem fogo e unidade especial de fiscalização contra queimadas, composta pela Guarda Municipal Ambiental e Semmasclima.

Sobre o Fopes-AM

O Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes/AM) é uma instância participativa, criada em 2009, atuando em REDE, formada por representantes/gestores das secretarias municipais de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento e a execução da política e da gestão ambiental dos municípios amazonenses.

A próxima reunião do Fopes/AM está prevista para acontecer em maio, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima.

— — —

Texto e fotos – Taianna Castro / Semmasclima

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas avança na modernização do sistema de iluminação pública das unidades de saúde da capital
Próximo artigo Manauscult realiza visita aos galpões das escolas de samba

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus emite alerta de alagamento para moradores nesta segunda-feira 16/2

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus alerta para risco de alagamento durante chuvas nesta segunda-feira

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus registra recolhimento de mais de 35 toneladas em operação de limpeza urbana no sambódromo durante o Carnaval

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus recolhe mais de 35 toneladas de lixo no sambódromo durante os desfiles do Carnaval 2026

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus informa que Unidades Móveis de Saúde da Mulher funcionam normalmente nesta segunda, 16/2

2 dias atrás

Unidades móveis de saúde da mulher de Manaus terão horários ajustados durante o Carnaval e feriado

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus acompanha vítimas de naufragio no Encontro das Águas e oferece suporte

3 dias atrás

Prefeitura e ManausCult acompanham desfiles e investem no Carnaval de Manaus com repasses por edital

3 dias atrás

CarnaIdoso 2026 reúne mais de 2,5 mil pessoas no Parque Municipal do Idoso em Manaus

4 dias atrás

Recuperação asfáltica na rua Cardo Santo em Manaus avança para melhorar a mobilidade local

4 dias atrás

Escola de Transporte Inclusivo do IMMU inicia qualificação para permissionários do transporte complementar em Manaus

4 dias atrás

Concretagem da oca avança no parque Encontro das Águas Rosa Almeida em Manaus com 380 metros cúbicos de concreto

4 dias atrás
Semsa de Manaus orienta foliões sobre cuidados de saúde no Carnaval para evitar desidratação e riscos à saúde
Prefeitura de Manaus apreende 15 kg de medicamentos em tabacarias durante operação conjunta em 12/2
Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante o Carnaval e ponto facultativo
Procon Manaus divulga pesquisa de preços de combustíveis com valores, variações e abrangência na cidade
Prefeitura de Manaus prorroga prazo de matrículas EJA Manaus até 28 de fevereiro e mira 10 mil vagas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?