Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus oficializou 246 novas vias públicas na capital em seis meses
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus oficializou 246 novas vias públicas na capital em seis meses
Manaus

Prefeitura de Manaus oficializou 246 novas vias públicas na capital em seis meses

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Até o primeiro semestre de 2025, a Prefeitura de Manaus fez a oficialização de 246 novas vias públicas, totalizando, hoje, 13.172 logradouros na capital amazonense. Os dados são da Gerência de mobilidade urbana (GMU), do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). Em 2023, a cidade tinha 13.052 vias e, ano passado, ocorreu uma revisão, onde foram excluídos Códigos de Logradouros (CDL), em razão de atualização da base cadastral e por não serem vias oficializadas. São excluídas, por exemplo, passagens dentro de lotes particulares ou dentro de invasões de áreas públicas.

“Os logradouros públicos são distribuídos entre ruas, vias, becos, avenidas, travessas e afins. Entre as razões para o aumento de vias está a atualização de base de dados, além da inclusão de loteamentos e de obras executadas pela Prefeitura de Manaus”, explicou a gerente do GMU, arquiteta e urbanista Carolina Azevedo.

A atualização dos Códigos de Logradouros é rotina no órgão, assim como a dos nomes das vias públicas, conforme legislação em vigor. O processo de nomenclatura atende a legislação própria, com as leis municipais nº 266/94, que regula a identificação dos logradouros públicos, e a de nº 343/96, que define nova denominação dos logradouros. As mesmas obedecem a legislação federal nº 6.454/1977, que também se refere a logradouros e denominação de bairros do município.

Bairros

Em relação aos nomes de bairros, a Prefeitura de Manaus tem registrados, oficialmente, 63 bairros, conforme a Lei 1.401, de 14 de janeiro de 2010, a última atualização existente.

A análise de pedidos e revisões para nomes de logradouros públicos é feita pela GMU. A revisão da base de dados é feita periodicamente. Em muitos casos, há uma diferença entre o nome oficial da via e o popular, aquele que a população e até mesmo concessionárias de serviços costumam usar para localizar endereços.

Pela legislação, não são permitidas que as ruas tenham letras e números, porque assim haveria uma infinidade de ruas “A” ou “10”, por exemplo. Esse uso é comum logo na abertura de um loteamento, onde o proprietário usa letras ou números, mas posteriormente é feita a nomenclatura oficial. As legislações municipais se remetem à federal, prevendo não ser possível ter nomes de pessoas vivas.

A prefeitura, hoje, trabalha com um cadastro único. Para tirar dúvidas sobre a nomenclatura de uma rua, há a Certidão de Endereço, expedida pelo GMU, cuja primeira via é gratuita.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Semana do Folclore: Oficinas gratuitas no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e apresentações no Teatro da Instalação
Próximo artigo Atuação da guarda portuária é tema de audiência nesta terça-feira

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus deixam infiltração, desabamento e rompimentos de bueiros até 24/12, diz prefeitura

45 minutos atrás

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

4 horas atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

5 horas atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

22 horas atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

1 dia atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

1 dia atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

1 dia atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

1 dia atrás
Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?