Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas
Manaus

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas

5 horas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Concultura nos bairros 2

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou, na manhã deste sábado, 26/7, a primeira edição do projeto “Concultura nos bairros”. A ação aconteceu no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), na zona Centro-Oeste da capital, reunindo mais de 47 artistas de diferentes segmentos culturais.

Com o objetivo de aproximar o Concultura da comunidade artística e democratizar o acesso às políticas públicas culturais, o evento marcou o início de uma série de encontros que irão percorrer diversas zonas da cidade e comunidades indígenas.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o diálogo com os artistas da capital. “O Concultura é o elo entre o poder público e o fazer artístico. Levar essa escuta ativa aos bairros é fundamental para construirmos políticas culturais mais eficazes e inclusivas”, disse.

Nesta edição inaugural, o foco foi a apresentação do papel institucional do Concultura, com ênfase na Lei Aldir Blanc, que garante apoio financeiro a artistas, coletivos e espaços culturais em todo o Brasil. 

Durante a palestra de abertura, a chefe de gabinete da pasta, Janayna Castro, reforçou o compromisso do Conselho com o fomento cultural local. “O Concultura é a casa do artista manauara. Estamos aqui para ouvir, orientar e garantir que a arte feita na nossa cidade continue viva e valorizada”.

Oficinas 

Além das palestras e momentos de troca entre os participantes, o evento contou com uma oficina prática sobre elaboração de projetos culturais e portfólio, ministrada pelo professor Carlos Kuba Luckman. A oficina orientou os artistas sobre como estruturar propostas claras e viáveis para captar recursos públicos.

Entre os participantes estava a produtora cultural e audiovisual Danielle Nazareno, que destacou que o evento contribuiu para uma melhor compreensão acerca das políticas públicas e como elas impactam na sua vida artística.

“Mais do que alinhar com políticas públicas, foi uma oportunidade de compreender e nos atualizarmos de forma mais profunda o nosso papel enquanto agente cultural, representando uma classe do audiovisual que precisa ser cada vez mais ouvida e valorizada. Saio desse encontro com novas ideias, conexões significativas e com a vontade de levar esse formato para o bairro onde moro há 30 anos, o bairro Santa Etelvina. Que essa troca siga se espalhando e fortalecendo a cultura nos territórios”, comemorou. 

Sobre o Concultura

Criado em setembro de 2003, o Concultura é o órgão responsável por gerir o Fundo Municipal de Cultura em Manaus. Sua principal missão é fomentar a produção, formação e difusão cultural no município, por meio de apoio financeiro a projetos desenvolvidos por agentes culturais locais.

Grande parte desse apoio é viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, que vem impulsionando a cena artística na capital amazonense. O projeto “Concultura nos bairros” seguirá aos sábados, promovendo oficinas, rodas de conversa, escuta ativa e orientações práticas sobre editais culturais em todas as zonas da cidade.

— — —
Texto e fotos – Ismael Oliveira/ Concultura

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus apresenta boas praticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP 3 Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP
Próximo artigo FEIRAO AMAZONAS MEU LAR 2 1024x682 1 Beneficiários do 2° Feirão Amazonas Meu Lar comemoram a conquista da casa própria

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus apresenta boas praticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP 3

Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza 2ª edição da ‘Ação + Solidária’ com serviços gratuitos no bairro Tarumã

5 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 174408 1

Prefeitura de Manaus intensifica operação ‘Transporte Legal’ em todas as zonas da cidade

11 horas atrás
obras2 1024x767 1

Prefeitura de Manaus tem aumento de 2% no número de novos alvarás de construção no semestre

1 dia atrás
SEMSA MANAUS Dois Anos Unidades Moveis 1

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura ofertam mais de 270 mil procedimentos em dois anos

1 dia atrás

Dois anos do Dimicro com primeira edição do ‘Semtepi Itinerante’

1 dia atrás
Nota de Pesar 1 1 e1613240336857 1

NOTA DE PESAR – Cícero Ferreira da Silva Neto

1 dia atrás
5d143862 fc9f 46a0 9b9c e12f3c891a16 1

Centro Histórico de Manaus recebe 2ª etapa do ‘Vivências Amazônicas’ com foco em turismo comunitário

1 dia atrás

Sinalização viária na zona Leste e em outras regiões de Manaus

1 dia atrás

Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres

1 dia atrás
54678467643 918f5e999a c

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da 2ª ‘Literat’ em escola da zona Sul

1 dia atrás
54678553350 91d024e9df c

Unidade de educação infantil da Prefeitura de Manaus realiza 13ª edição de feira de ciências

1 dia atrás

Unidade de Saúde N-52 na zona Norte suspenderá atendimentos temporariamente

Prefeitura de Manaus avança com obras de alargamento da avenida do Turismo, na zona Oeste

Prefeito David Almeida anuncia emenda de R$ 12 milhões para a reestruturação da Fundação Dr. Thomas

Gestores escolares da Prefeitura de Manaus participam de palestra sobre ‘Justiça Restaurativa’ promovida pelo MP-AM

Avenida Umberto Calderaro Filho será interditada parcialmente

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?