Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas
Manaus

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou, na manhã deste sábado, 26/7, a primeira edição do projeto “Concultura nos bairros”. A ação aconteceu no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), na zona Centro-Oeste da capital, reunindo mais de 47 artistas de diferentes segmentos culturais.

Com o objetivo de aproximar o Concultura da comunidade artística e democratizar o acesso às políticas públicas culturais, o evento marcou o início de uma série de encontros que irão percorrer diversas zonas da cidade e comunidades indígenas.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o diálogo com os artistas da capital. “O Concultura é o elo entre o poder público e o fazer artístico. Levar essa escuta ativa aos bairros é fundamental para construirmos políticas culturais mais eficazes e inclusivas”, disse.

Nesta edição inaugural, o foco foi a apresentação do papel institucional do Concultura, com ênfase na Lei Aldir Blanc, que garante apoio financeiro a artistas, coletivos e espaços culturais em todo o Brasil. 

Durante a palestra de abertura, a chefe de gabinete da pasta, Janayna Castro, reforçou o compromisso do Conselho com o fomento cultural local. “O Concultura é a casa do artista manauara. Estamos aqui para ouvir, orientar e garantir que a arte feita na nossa cidade continue viva e valorizada”.

Oficinas 

Além das palestras e momentos de troca entre os participantes, o evento contou com uma oficina prática sobre elaboração de projetos culturais e portfólio, ministrada pelo professor Carlos Kuba Luckman. A oficina orientou os artistas sobre como estruturar propostas claras e viáveis para captar recursos públicos.

Entre os participantes estava a produtora cultural e audiovisual Danielle Nazareno, que destacou que o evento contribuiu para uma melhor compreensão acerca das políticas públicas e como elas impactam na sua vida artística.

“Mais do que alinhar com políticas públicas, foi uma oportunidade de compreender e nos atualizarmos de forma mais profunda o nosso papel enquanto agente cultural, representando uma classe do audiovisual que precisa ser cada vez mais ouvida e valorizada. Saio desse encontro com novas ideias, conexões significativas e com a vontade de levar esse formato para o bairro onde moro há 30 anos, o bairro Santa Etelvina. Que essa troca siga se espalhando e fortalecendo a cultura nos territórios”, comemorou. 

Sobre o Concultura

Criado em setembro de 2003, o Concultura é o órgão responsável por gerir o fundo municipal de Cultura em Manaus. Sua principal missão é fomentar a produção, formação e difusão cultural no município, por meio de apoio financeiro a projetos desenvolvidos por agentes culturais locais.

Grande parte desse apoio é viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, que vem impulsionando a cena artística na capital amazonense. O projeto “Concultura nos bairros” seguirá aos sábados, promovendo oficinas, rodas de conversa, escuta ativa e orientações práticas sobre editais culturais em todas as zonas da cidade.

— — —
Texto e fotos – Ismael Oliveira/ Concultura

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP
Próximo artigo Beneficiários do 2° Feirão Amazonas Meu Lar comemoram a conquista da casa própria

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus segue com cronograma de sinalização viária

54 minutos atrás

Prefeito anuncia novo concurso e fortalecimento da Guarda Municipal de Manaus

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 332 vagas de emprego nesta sexta–feira, 31/10

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus moderniza a avenida Rodrigo Otávio e reforça mobilidade na zona Sul

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa recuperação asfáltica e entrega obra na rua Ovídio Gomes Monteiro

3 horas atrás

Prefeitura recebe 300 mil doses de vacina contra Influenza

3 horas atrás

‘Plano de Verão’ da Prefeitura de Manaus reforça pavimento em ruas do bairro Armando Mendes

3 horas atrás

Luiz Nogueira de Sales

8 horas atrás

Prefeitura disponibiliza números alternativos para serviços do CCC

20 horas atrás

Prefeito David Almeida visita fábrica da Moto Honda da Amazônia

21 horas atrás

Vice-Prefeito apresenta o Plano de Ação Climática de Manaus

23 horas atrás

Conselho Municipal de Saúde aborda medalha de reconhecimento

23 horas atrás
Prefeitura de Manaus revitaliza malha viária do bairro Colônia Terra Nova
Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação viária no Novo Aleixo
Prefeitura de Manaus capacita servidores do Parque Municipal do Idoso em primeiros socorros
Edimilson da Silva Alves
Aprendizado sobre segurança viária à crianças no Santa Etelvina
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?