Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus interdita mais de 400 itens na fiscalização sanitária com foco em pomadas de cabelo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus interdita mais de 400 itens na fiscalização sanitária com foco em pomadas de cabelo
Manaus

Prefeitura de Manaus interdita mais de 400 itens na fiscalização sanitária com foco em pomadas de cabelo

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), está realizando a operação “Cabelo Seguro”, para fiscalizar a venda de pomadas modeladoras de cabelo. O primeiro dia de inspeções, na última quarta-feira, 15/2, terminou com 59 estabelecimentos verificados, entre lojas de varejo de cosméticos, distribuidoras, farmácias, salões de beleza, barbearias e supermercados, e com a interdição de 464 produtos encontrados nesses locais.

A ação foi organizada pela Gerência de Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus (GVMED) após a publicação da resolução nº 475 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no último dia 9 de fevereiro, que determina a suspensão do comércio e utilização das pomadas modeladoras em todo o Brasil, depois que centenas de casos de reações adversas a esse produto foram registrados em diversas cidades brasileiras.

“Até o fim da investigação que a ANVISA vem realizando sobre as pomadas, para determinar quais as causas das reações adversas, esses produtos passaram a ser considerados como fonte de risco à saúde humana e, portanto, tiveram sua circulação suspensa”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

O diretor da Visa Manaus informa que suas equipes de fiscais estão verificando a presença desses produtos em estabelecimentos que trabalham com a venda de cosméticos.

“Os produtos que os fiscais encontraram foram interditados em regime cautelar, ou seja, colocados em uma embalagem lacrada para ficar sob a guarda dos respectivos estabelecimentos, já que, se a ANVISA liberar a comercialização no futuro, eles poderão voltar às prateleiras e à utilização pelos clientes”, esclarece Ewerton.

Orientações

Nas operações da Visa Manaus os fiscais também estão prestando orientações a muitos comerciantes que ainda não estavam cientes da determinação da ANVISA.  A gerente da Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus, Marcilea Gonçalves, explica que a operação “Cabelo Seguro” é, principalmente, preventiva.

“Há muitas situações em que empresários e trabalhadores ainda desconhecem a suspensão do comércio e uso das pomadas, então também aproveitamos a oportunidade para levar esse conhecimento aos cidadãos. Estamos elaborando uma cartilha que explica os riscos da utilização das pomadas modeladoras para ampliar esse esforço”, assinala.

A chefe da Divisão de Vigilância de Saneantes, Cosméticos, PPS e Correlatos, Jacqueline Santos, acrescenta que o trabalho da “Cabelo Seguro” prossegue enquanto durar a suspensão pela ANVISA.

“Essa primeira fase visa prevenir o uso pela população nos festejos de Carnaval, mas, como as pomadas passaram a ser consideradas um produto passível de oferecer risco à saúde, vamos continuar fiscalizando a sua disponibilização, como fazemos com todos os itens elencados dessa forma pela ANVISA”, enfatiza.

A operação “Cabelo Seguro” prossegue sexta-feira, 17/2, com as inspeções em estabelecimentos em todas as zonas da cidade.

A população PODE denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa 

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:FiscalizaçãoManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura reforça cuidados preventivos para que foliões manauara aproveitem o carnaval
Próximo artigo Saúde atualiza panorama da Covid-19 e vacinação nesta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus revitaliza via do bairro Cidade Nova com ‘Plano de Verão’

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ na zona Leste durante plantão no fim de semana

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus facilita acesso à credencial de estacionamento em ação social no Pró-Menor Dom Bosco

10 horas atrás

Ação integrada entre resulta na prisão de dois foragidos

1 dia atrás

Prefeitura encerra mês de atividades da ‘Operação Virtude’

1 dia atrás

Prefeito David Almeida apresenta pista de patinação no gelo

1 dia atrás

Prefeitura segue em obras do ‘Plano de Verão’ no bairro Japiim

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus atende novas ruas do conjunto Riacho Doce

1 dia atrás

Prefeitura mobiliza ações integradas e presta assistência

1 dia atrás

Prefeito David Almeida reabre parque ‘Cidade da Criança’

1 dia atrás

‘Plano de Verão’ transforma ruas do Novo Aleixo

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza ruas do bairro Dom Pedro e melhora mobilidade na zona Centro-Oeste

1 dia atrás
Prefeitura encerra ‘Outubro Rosa’ e ‘Outubro Verde’
‘Plano de Verão’ transforma ruas do Japiim e leva mais segurança e mobilidade aos moradores
Prefeitura de Manaus leva asfalto e mais qualidade de vida à avenida Praia do Futuro, no Tarumã
USF São Francisco suspenderá atendimentos a partir das 13h desta sexta-feira
Prefeitura e Ardagh realizam entregas de kits de robótica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?