Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus inicia projeto Acompanhamento Familiar em mais uma estratégia do programa Educa+Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus inicia projeto Acompanhamento Familiar em mais uma estratégia do programa Educa+Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia projeto Acompanhamento Familiar em mais uma estratégia do programa Educa+Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), lançou na manhã deste sábado, 25/3, o projeto acompanhamento familiar Circuito do Saber Pró-Saeb, no Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, na rua dos Açaizeiros, bairro São José Operário, zona Leste. Essa ação piloto faz parte das cinco estratégias do programa Educa+Manaus , que busca elevar o Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb) na capital.

“O programa Educar+Manaus, lançado na gestão do prefeito David Almeida e da secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, vem para oportunizar e potencializar a aprendizagem dos estudantes. É muito importante a família estar na escola, entender o processo educacional e daí surgiu a ação acompanhamento familiar Pró-Saeb. Dessa forma, vamos estar juntos integrados e ter um ensino de boa qualidade”, disse o subsecretário de Gestão Educacional da pasta, Junior Mar.

Coordenada pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), da Semed, essa estratégia tem como meta incentivar a participação dos familiares de estudantes do 5°e 9° anos do ensino fundamental, com acompanhamento durante os dias letivos e atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de Cidadania.

“Nosso objetivo é integrar a família, o aluno, a comunidade em geral para que todas as ações voltadas à escola, sejam feitas realmente de forma positiva, onde a família se faça presente nesse processo de desenvolvimento integral do aluno. O evento é desenvolvido em forma de circuito proporcionando atividades tanto de cunho educacional como de esporte, lazer e cultura aos nossos estudantes. E para as famílias, teremos palestras motivacionais, rodas de conversa e ações sociais para integrar todos”, explicou o chefe da Dage, Luiz Oliveira.

A iniciativa será sempre aos sábados, de forma quinzenal, em uma escola polo por Divisão Distrital Zonal (DDZ) e unidades de ensino selecionadas no entorno. A Ideia é envolver 160 estudantes a cada edição (DDZ) e 2.240 estudantes no total, que apresentem um baixo rendimento escolar. Neste evento, além do Cime Artur Virgílio, participaram as escolas municipais João Dvries , Governador Plínio Ramos Coelho, Vicente Mendonça Junior e o Cime José Ademir de Oliveira.

Programação

A ação teve atividades de cunho lúdico, aulas diferenciadas de português e matemática, espaços de beleza e bem-estar, corte de cabelo, massagem, esmaltação e design de sobrancelhas, oficinas de bonecas, além de espaços kids com momentos recreativos para crianças de 3 a 5 anos. Já a parte de assistência social contou com agendamentos para emissão de Registro Geral (RG) e certidão de nascimento.

“Eu achei bem diferente do que vivencio diariamente na minha escola. Aqui, tivemos momentos de lazer, uma aula inovadora, a oportunidade de interagir com outros alunos, de aprender coisas bem interessantes, enfim eu adorei”, frisou a aluna Thatyanna Libório , estudante do 9º ano do Cime José Aldemir.

Outra beneficiada foi a balconista Beibiane Silva. A mãe da estudante Evelyn Silva, 14 anos, do 9º ano do Cime Artur Virgilio , foi agendar a emissão de RG e também usufruir os serviços de beleza. 

“A ideia de reunir as famílias é interessante, porque de fato nós pais temos um papel fundamental na educação dos nossos filhos, pois temos que incentivar, orientar e cobrar também o desempenho escolar deles . Além disso, tivemos a oportunidade de ter acesso a serviços importantes como o da identidade. Então, só tenho a parabenizar a Prefeitura de Manaus e a Semed pela iniciativa”, frisou Beibiane.

Toda a ação contou com parceria das faculdades Fametro e Estácio, além da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc).

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAx8bk

Tags:David AlmeidaEducação BásicaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus reúne todas as secretarias municipais e outros parceiros no ‘Manaus Mais Cidadã’
Próximo artigo Prefeitura de Manaus registra mais de 135 ocorrências devido às chuvas e famílias são abrigadas em duas escolas

Mais notícias desta categoria

Implurb inicia transição de atividades para novo prédio da Prefeitura de Manaus no Tarumã

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus reúne ouvidorias no Dia Nacional do Ouvidor e discute implantação da ouvidoria de Manaus

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza plantio de mudas no Parque Linear do Novo Aleixo para recuperação ambiental

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na rua 211 do Cidade Nova para ampliar mobilidade e segurança

19 horas atrás

Manaus inaugura UBS móvel para ampliar atendimento da atenção primária em bairros com vazio assistencial

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica na rua 73-A em Nova Cidade com manutenção viária

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça prioridade de veículos de emergência no trânsito diante de novos radares de fiscalização

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus emite 417 certidões de uso e ocupação do solo no primeiro bimestre de 2026 e mantém sistema online

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus altera itinerários de ônibus A204 e A205 para atender nova sede do Implurb e trecho da avenida José Moacir Teberga de Toledo

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus assegura mais de R$ 14 milhões para Parque Tecnológico do Largo de São Vicente no centro da cidade

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa da abertura da 4ª Semana Nacional de regularização fundiária do Solo Seguro Amazônia Legal e entrega registros de imóveis a moradores

24 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia seletivas das Municipíadas da Semed com cronograma por DDZs e quatro modalidades

24 horas atrás
Manaus amplia descontos do IPTU 2026 para pagamento em cota única com opção digital
Prefeitura de Manaus prorroga prazo para recursos do Edital Música do Concultura até 16/3 às 23h59
Unidades Móveis de Saúde da Mulher de Manaus mudam endereços nas zonas Oeste e Rural nesta semana
IMMU inicia nova etapa de intervenções na avenida Coronel Teixeira em Manaus a partir de 17/3
Prefeitura de Manaus oferta 231 vagas de emprego em Manaus com atendimento presencial nesta segunda-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?