Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus inicia preparativos para editais da Lei Paulo Gustavo após ter plano de ação aprovado pelo Minc
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus inicia preparativos para editais da Lei Paulo Gustavo após ter plano de ação aprovado pelo Minc
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia preparativos para editais da Lei Paulo Gustavo após ter plano de ação aprovado pelo Minc

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Os dirigentes da Manauscult anunciaram os próximos passos para a implementação da LPG: a abertura das contas bancárias e a assinatura do Termo de Adesão junto ao Minc.  O grupo de trabalho do Concultura iniciará os procedimentos para a última rodada de escuta dos segmentos e as discussões para preparação dos editais que vão disponibilizar aos artistas e fazedores de cultura do audiovisual e demais segmentos (dança, música, literatura, artes visuais, cultura popular, cultura étnica, teatro e circo), com as condições para que sejam inscritos e selecionados os projetos que receberão os patrocínios até 31 de dezembro de 2023.

A expectativa é que, em curto espaço de tempo, a Prefeitura de Manaus receba os recursos para patrocinar projetos culturais pela Lei Paulo Gustavo, na ordem superior a R$ 17,6 milhões.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destacou o fato do plano de trabalho ter sido aprovado em apenas 48 horas. “Já os fazedores de cultura agora irão começar a confeccionar os seus projetos. Nós devemos estar assinando o termo de adesão com o Ministério da Cultura dentro de dez dias, depois vamos começar as oitivas para a confecção dos editais”.

Ele informou que o dinheiro deve ser transferido pelo Minc nos próximos dias. “Após o lançamento dos editais e a apresentação dos projetos, sendo aprovados, o dinheiro será disponibilizado para os artistas, para que possam executar suas ações e brindar a cidade de Manaus com grandes projetos, até o final do ano, atendendo compromisso do prefeito David Almeida de levar emprego e renda aos trabalhadores da cultura”.

Cardoso ressaltou ainda a competência do trabalho antecipado realizado pelos conselheiros do Concultura para a construção do plano que foi aprovado sem ressalvas pelo Minc.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, Manaus só conseguiu sair na frente, para ser a primeira capital do país credenciada, por ter se antecipado na construção do plano de ação da LPG.

“Desde o ano passado, aproveitamos o tempo para realizar as oitivas dos segmentos artísticos, e coletamos as sugestões para o plano de trabalho. Daqui para frente vamos realizar mais uma rodada de audiências com os segmentos de artistas para, então, prepararmos os editais”.

A agilidade no cadastramento de Manaus, junto ao Minc, é um grande avanço, pois estará entre as primeiras cidades a receber os recursos e repassá-los à cadeia produtiva da cultura da cidade.

A presidência da Comissão da LPG é do vice-presidente do Concultura, Neilo Batista. Ele contou que a cidade de Manaus teve seu plano de trabalho inscrito no último sábado, 20/5, e nesta terça-feira, 23, veio a resposta de aprovação pelo Ministério da Cultura (Minc), na plataforma Transfere.gov.

“Estamos apenas no aguardo da liberação e assinatura do Termo de Adesão do Minc para recebermos a transferência dos recursos que serão geridos pelo fundo municipal de Cultura (FNC)”. Segundo Batista, a gestão David Almeida revoluciona e disponibiliza a cultura em todos os cantos aos talentos de Manaus e entorno.

O vice-presidente da Comissão LPG, Ricardo Moldes (conselheiro de dança), ressaltou que a sensibilidade do prefeito fez com que a cultura chegasse a todas as classes e lugares da cidade de Manaus.

“As buscas ativas em todas as comunidades vão identificar os mestres de cultura e dar voz e vez onde nascem as manifestações artísticas”. Afirmou ainda que o Concultura tem trabalhado muito para chegar onde os trabalhadores e fazedores de cultura estão e vivem.

acessibilidade e diversidade

Dois destaques da lei são as exigências de garantias de acessibilidade nos projetos e ações afirmativas, com estímulo à participação e ao protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, populações nômades, diversidade de gênero, pessoas com deficiência e, ainda, cotas das vagas para pessoas negras e indígenas.

A implementação da Paulo Gustavo será um grande avanço para o segmento cultural da cidade de Manaus, gerando oportunidades de trabalho e renda para os nossos fazedores de cultura.

— — —

Texto – Emanuelle Baires e Cristóvão Nonato / Manauscult

Fotos – Aguilar Abecassis e Antonio Pereira / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAF1wQ

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Avanços da política de emprego e renda em Manaus são apresentados em Brasília
Próximo artigo Alfaia ressalta importância de obras inéditas de pavimentação nos ramais do Pau Rosa e da Cooperativa

Mais notícias desta categoria

Prefeitura realiza manutenção viária no bairro Novo Aleixo

10 horas atrás

Prefeito David Almeida reinaugura maior Cras de Manaus

11 horas atrás

Livro de escritor local é lançado em escola da Prefeitura

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa serviços de recuperação asfáltica

12 horas atrás

PMM fiscaliza presença de farmacêuticos em drogarias

12 horas atrás

Recuperação asfáltica da prefeitura contempla Val Paraíso

12 horas atrás

PMM monitorou segurança sanitária no 1º dia da 47ª Expoagro

13 horas atrás

Prefeitura apresenta Painel de Indicadores e Metas da Semed

13 horas atrás

Estudantes inovam com projeto 3D sobre a biodiversidade

13 horas atrás

Sine Manaus oferta 343 vagas de emprego nesta terça–feira, 30/9

15 horas atrás

Prefeitura realiza ação educativa pelo Dia Mundial contra a Raiva

15 horas atrás

Museu da Cidade de Manaus recebe nova exposição de artes visuais

17 horas atrás
PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec
PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã
NOTA DE PESAR – Ednelson dos Santos Barbosa
Com realização da Prefeitura de Manaus, institutos da InREDE destacam parcerias estratégicas para financiar e transformar cidades do Brasil
Prefeitura promove edição especial do ‘Bolerão no Parque’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?