Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus inicia oferta de novo teste para diagnosticar tuberculose latente
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus inicia oferta de novo teste para diagnosticar tuberculose latente
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia oferta de novo teste para diagnosticar tuberculose latente

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou a oferta do Teste Interferon Gamma Release Assay (IGRA), utilizado no rastreio da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) ou Tuberculose Latente, que ocorre quando uma pessoa foi infectada, mas não apresenta manifestação da doença ativa.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento, a REDE municipal de saúde já oferta o diagnóstico para a tuberculose latente, utilizando como método a prova Tuberculínica, que envolve a aplicação intradérmica do PPD (derivado proteico purificado), substância que é aplicada no braço do paciente e, após 72 horas, o profissional de saúde PODE fazer a avaliação e identificar se o resultado é positivo ou negativo para a doença.

“O PPD é eficaz, tem o mesmo nível de sensibilidade e continuará a ser utilizado para o público em geral. O IGRA tem a vantagem de ser mais específico para o Mycobacterium tuberculosis, sendo que o PPD PODE ser reagente para micobactérias da mesma família. O objetivo da implantação desse NOVO exame é qualificar o diagnóstico e tratamento das pessoas com ILTB, que não estão doentes, mas que estão infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis e poderão desenvolver a tuberculose em algum momento da vida”, destacou Daniel.

Seguindo determinação do Ministério da saúde, o NOVO exame será utilizado para a identificação da infecção latente em quatro grupos: Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) com contagem de linfócitos T-CD4+ > 350/mm³; crianças maiores de dois anos e menores de 10 anos de idade, que tiveram contato com pessoas com tuberculose ativa; pessoas candidatas a transplante de células-tronco; e pessoas em uso de imunobiológico, imunossupressores ou em situação de pré-transplante de órgãos.

“São pessoas que apresentam maior vulnerabilidade para o adoecimento, agravamento e morte pela tuberculose, caso a infecção latente evolua para a tuberculose ativa. Essa evolução ocorre normalmente quando a pessoa tem algum tipo de dificuldade na resposta imunológica. Pessoas que vivem com HIV, por exemplo, têm 28 vezes mais chance de desenvolver a doença e o risco de morte por tuberculose é muito grande. Como o IGRA é mais específico para Mycobacterium tuberculosis, vai permitir um diagnóstico mais rápido e conclusivo, garantindo um tratamento adequado para cada paciente”, informou Daniel.

O exame é realizado a partir de coleta de amostra de sangue do paciente, que PODE ser solicitado por médico ou enfermeiro da REDE municipal de saúde. A Semsa preparou seis unidades de saúde de referência para coleta de sangue e encaminhamento da amostra ao Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que é a instituição referência estadual para a realização do exame.

As Unidades de saúde de referência são: UBS Arthur Virgílio Filho, bairro NOVO Aleixo, e policlínica Dr. José Antônio da Silva, bairro Monte das Oliveiras (zona Norte); clínica da família Dr. Antônio Reis, bairro São Lázaro (zona Sul); UBS Maria Leonor Brilhante, bairro Tancredo Neves, e policlínica Dr. Antônio Comte Telles/Laboratório Distrital Leste, bairro São José Operário (zona Leste); e UBS Ajuricaba, bairro Alvorada (zona Oeste).

“O insumo para realização do IGRA é fornecido pelo Ministério da saúde, que especificou o uso para os quatro grupos. A Semsa elaborou uma Nota Técnica que foi encaminhada para orientar os profissionais nas unidades de saúde. Com o diagnóstico, o paciente PODE iniciar o tratamento medicamentoso, com doses semanais por 12 semanas, que reduz em 90% o risco da pessoa desenvolver a tuberculose ativa”, informou Daniel Sacramento.

No ano passado, 1.207 pessoas realizaram o tratamento para Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) no município de Manaus. Em relação aos casos de tuberculose, Manaus registrou 672 casos novos este ano e 2.653 casos no ano passado.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. A transmissão da tuberculose ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

Além do comprometimento imunológico, fatores como pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional também contribuem para o adoecimento.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Conferência Nacional de Saúde vai priorizar o fortalecimento do SUS
Próximo artigo Sine Manaus oferta 205 vagas de emprego nesta quarta-feira, 10/5

Mais notícias desta categoria

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

10 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

11 horas atrás

Prefeito em exercício libera R$ 52 milhões para bonificação Semed Manaus a 17,7 mil servidores

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Formosa e melhora mobilidade no bairro Flores

12 horas atrás

Lançamento do Beiradão da Cultura amplia acesso à música e manifestações regionais em Manaus

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Casa Blanca do Conjunto Ouro Verde

13 horas atrás

Manaus tem dois empreendimentos do Minha Casa Minha Vida habilitados para premiação do Ministério das Cidades

13 horas atrás

Manaus amplia agenda ambiental com Plano de Ação Climática e medidas como ecobarreiras e arborização recorde em 2025

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas

14 horas atrás
Paic apresenta resultados parciais de cinco projetos de saúde em Manaus nesta sexta-feira
Manaus encerra campanha Janeiro Roxo com caminhada para reforçar ações contra a hanseníase no bairro Colônia Antônio Aleixo
Operação Transporte Legal reforça fiscalização em Manaus e retira veículos irregulares durante ação entre 28 e 30 de janeiro
Visa Manaus realiza nova ação ‘Cabelo Seguro’ para fiscalizar comércio de pomadas modeladoras
Fiscalização de pomadas modeladoras em Manaus inspeciona 12 lojas e determina devolução de produto irregular
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?