Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus inicia levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus inicia levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O 1º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2023, realizado pela Prefeitura de Manaus, foi iniciado nesta segunda-feira, 10/4. A ação, executada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), tem como objetivo a vistoria de 25.753 imóveis, selecionados por amostragem, nos 63 bairros do município de Manaus, para identificação, eliminação e tratamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya, além do trabalho de educação em saúde.

Durante a ação no bairro da Glória, zona Oeste, o chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape, explicou que as vistorias serão realizadas por agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, que também farão a coleta de larvas para que, após análise em laboratório, seja feita a identificação da espécie do mosquito.

“Ao entrar no imóvel, o objetivo dos agentes de saúde é verificar a existência de possíveis criadouros, identificar o tipo de criadouro, coletar larvas para saber qual espécie de mosquito que está predominando e qual o poder de infestação. Com essas informações, juntamente com número de casos confirmados e notificados de doenças, será possível elaborar um mapa do nível de vulnerabilidade em cada bairro e, assim, direcionar as ações de prevenção e controle de forma mais efetiva”, informou Alciles Comape.

Em Manaus, houve uma redução de 74% dos casos confirmados de dengue registrados no primeiro trimestre de 2023, com 122 casos. Nos casos notificados, a redução é de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Apesar da redução, não consideramos uma situação tranquila. O Brasil, alguns estados e municípios estão passando por epidemias. Em 2021, Manaus registrou um acréscimo de casos em comparação aos quatro anos anteriores em que tivemos redução gradativa, mas em 2022 conseguimos reduzir novamente. Para manter o controle, continuamos realizando ações e o LIRAa é uma das estratégias para planejar e direcionar melhor o trabalho”, afirmou Alciles.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle de Agravos Transmitidos por Aedes, Edvaldo Rocha, a programação de execução do LIRAa vai seguir até dia 26/4. “A Semsa mobilizou uma logística com 197 agentes de saúde e 45 supervisores, além da equipe de apoio, que irão realizar as ações nas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul”, informou Edvaldo Rocha.

Para a dona de casa, Marylene Alves de Lima, de 55 anos, moradora do bairro da Glória, as ações de controle do Aedes aegypti são um importante alerta para os moradores no que se refere ao cuidado com criadouros do mosquito nos imóveis.

“No início da epidemia de dengue, que já faz uns 20 anos, eu peguei dengue várias vezes e um cunhado morreu com dengue hemorrágica. Então, tenho a preocupação em manter o quintal limpo, sem criadouros, deixo as garrafas todas viradas para não acumular água. E a ação dos agentes de saúde é um importante lembrete para a comunidade e o bairro”, afirmou Marylene.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Guilherme Silva / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura avalia resultados de ferramenta tecnológica usada na assistência social de Manaus
Próximo artigo Prefeitura garante serviços de saúde aos domingos e feriados na clínica da família Carmem Nicolau

Mais notícias desta categoria

PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’

16 horas atrás

PMM encerra InRede com lições manauenses para o Brasil

20 horas atrás

PMM informa locais das Unidades Móveis da Saúde da Mulher

20 horas atrás

Sine Manaus oferta 442 vagas de emprego nesta segunda, 29/9

24 horas atrás

PMM realiza 1ª ‘Expo + Solidária & Empreendedorismo’

1 dia atrás

PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec

2 dias atrás

PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã

2 dias atrás

NOTA DE PESAR – Ednelson dos Santos Barbosa

2 dias atrás

Com realização da Prefeitura de Manaus, institutos da InREDE destacam parcerias estratégicas para financiar e transformar cidades do Brasil

2 dias atrás

Prefeitura promove edição especial do ‘Bolerão no Parque’

3 dias atrás

Prefeitura informa interdição viária para obras de gasoduto

3 dias atrás

Dia 2 do InREDE é marcado por debate sobre o futuro urbano

3 dias atrás
Sinalização de radares e lombadas eletrônicas atende resolução
Prefeitura intensifica limpeza de igarapés em Manaus diante da chegada do inverno amazônico
Prefeitura de Manaus define ações da Campanha Nacional de Multivacinação para a capital
Equipes da PMM recebem orientações sobre primeiros socorros
Manaus deve fechar ano com 40% de cobertura de esgotamento sanitário
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?