Prefeitura mobiliza 14 distritos de obras para recuperar principais vias e corredores de transporte coletivo.
O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou nesta terça-feira, 13/1, uma operação integrada de manutenção viária nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade. Coordenada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), a ação vai atender 1.125 ruas e começa pelas vias principais e corredores de transporte coletivo, com avanço para ruas secundárias e terciárias ao longo da semana.
Operação e recursos mobilizados
A força-tarefa reúne todos os distritos de obras do município, com 14 distritos atuando em conjunto, mais de 150 trabalhadores, equipamentos pesados e produção intensificada de massa asfáltica. Segundo a Prefeitura, a operação prevê 300 toneladas de asfalto por dia, especialmente pelo período chuvoso, quando o surgimento de buracos aumenta.
O prefeito destacou planejamento e acompanhamento direto: ‘Estamos iniciando hoje uma operação de mutirão dos nossos distritos de obras. Serão 14 distritos atuando juntos nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade para fazer a manutenção viária. Serão 300 toneladas de asfalto diariamente para recuperar as ruas dessas regiões’, afirmou durante reunião com os chefes de distrito. ‘Eu mesmo me reuni com os chefes de distrito e estarei acompanhando de perto esse trabalho. Nosso foco é dar assistência às 1.125 ruas da região, garantindo mais segurança na trafegabilidade e fluidez no trânsito’, completou.
Declaração técnica
De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos de infraestrutura, Efrain Aragão, a estrutura da força-tarefa visa resposta rápida e efetiva às demandas da população. ‘Serão mais de 150 homens trabalhando nessa ação, com 300 toneladas de asfalto por dia. Estamos em período chuvoso, quando os problemas aumentam, e por isso reforçamos esse trabalho para manter a trafegabilidade. Há uma cobrança constante do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário Renato Junior para que entreguemos qualidade e conforto nas vias’, explicou.
Cronograma de ações
No primeiro dia, as equipes atuaram simultaneamente em bairros como Morro da Liberdade, Japiim, São Lázaro, Santa Luzia, Cachoeirinha, São Francisco, Crespo e Petrópolis, com frentes que variaram de 20 a 60 toneladas diárias por distrito. O prefeito anunciou que, após a conclusão dos serviços nas zonas Sul e Centro-Sul, a operação seguirá, nesta ordem, para as zonas Leste, Oeste, Centro-Oeste e, por fim, a zona Norte, respeitando critérios técnicos e obras estruturantes em andamento.
‘Na próxima semana nós vamos para a zona Leste. Depois, iremos para a zona Oeste e Centro-Oeste. E, ao finalizar a expansão da REDE de esgoto da zona Norte, daqui a cerca de um mês, nós chegaremos lá para fazer a recuperação asfáltica’, disse o prefeito.
Segundo a Seminf, a previsão é que a operação alcance toda a cidade em aproximadamente um mês a um mês e meio, considerando a complexidade das intervenções e a integração com obras estruturantes, como a expansão da REDE de esgoto na zona Norte, ação que, conforme a Prefeitura, mais do que dobrou a cobertura de saneamento na capital.
A iniciativa reafirma o modelo de gestão adotado pela Prefeitura, com planejamento, presença nos territórios e integração das equipes para melhoria da trafegabilidade e fluidez no trânsito de Manaus.
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito
Assuntos nesse artigo:
#manutencaoviaria, #Manaus, #forcatarefa, #davidalmeida, #Seminf, #renatojunior, #efrainaragao, #1125ruas, #300toneladas, #asfalto, #trafegabilidade, #transito, #zonassul, #centrosul, #cronograma, #zonaleste, #zonaoeste, #centrooeste, #redesegoto, #trabalhadores


