Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus encerra Semana da Literatura Amazonense no Parque do Idoso com alunos da terceira idade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura de Manaus encerra Semana da Literatura Amazonense no Parque do Idoso com alunos da terceira idade
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus encerra Semana da Literatura Amazonense no Parque do Idoso com alunos da terceira idade

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

 

Com muita música, dança e declamação de poemas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), encerrou nesta sexta-feira, 8/4, a Semana da Literatura Amazonense, com os alunos da terceira idade da REDE municipal de ensino. O evento, coordenado pelo Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi), ocorreu no Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul da capital.

 

 

 

 

O objetivo da ação foi divulgar a literatura e os escritores locais nas escolas da REDE municipal de ensino. Com o intuito de promover e estimular a leitura de obras de escritores amazonenses de forma a valorizar a literatura para uma identificação da cultura local.

 

A coordenadora do Cemeapi, Joseane Silva, ressaltou o envolvimento dos alunos e do prefeito David Almeida e da secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, em apoiar ações do Centro.

 

“Nós agradecemos muito o apoio do prefeito David e da professora Dulce, que apoiam nossas ações, e agradecemos, principalmente, o envolvimento e a dedicação dos nossos alunos na Semana da Literatura Amazonense. O Cemeapi não ficou de fora dessa ação que envolveu todas as escolas da Semed, houve muita troca entre os alunos. Eles se emocionaram, relembraram coisas vividas na infância, muito deles no interior”, comentou Joseane.

 

Durante toda a semana, o poeta e professor do Cemeapi, Joel Cabral de Abreu, que nasceu na ilha do Jucurutu, município de Iranduba, no Amazonas, iniciou aos 13 anos a vida poética e teve como inspiração o rio Solimões e a floresta amazônica. O poeta ficou bastante emocionado com o reconhecimento.

 

“É um momento de muita felicidade ser reconhecido ainda em vida. Contribuir com o conhecimento por meio da literatura, da poesia é uma forma de tirar a feiura do mundo. A literatura dá beleza ao universo e permite que a pessoa reflita sobre as coisas mais simples e torne-as grandes e assim muda a concepção de mundo”, agradeceu o poeta.

 

Aproximadamente 100 idosos participaram do momento. A aluna Ana Maria Gonzaga dos Santos declamou poesias do livro “Reflexões sobre as águas – Um olhar poético” de autoria do homenageado, para crianças da escola municipal José Carlos Mestrinho.

 

“Esse livro trouxe mais entendimento para minha vida. Eu voltei ao passado, à minha infância, aos meus pais. Eu trouxe para essas crianças palavras positivas. Eles têm que ver na gente firmeza quando falamos algo para eles, falei sobre a importância da água, que precisamos dela para tudo na vida”, explicou a aluna.

Texto – Érica Marinho / Semed

— — —

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzJSmk

Fotos – Thaís Araújo / Semed

The post Prefeitura de Manaus encerra Semana da Literatura Amazonense no Parque do Idoso com alunos da terceira idade appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaIrandubaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Segunda noite do Festival de Música e Arte de Manaus revela os dez finalistas
Próximo artigo No Amazonas, Polícia Militar prendeu 19 pessoas nas últimas 24 horas

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás
Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo
Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus
Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira
Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?