Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus encerra participação no C40 e FNP
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus encerra participação no C40 e FNP
Manaus

Prefeitura de Manaus encerra participação no C40 e FNP

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta quarta-feira, 5/11, sua participação na 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e na Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, realizadas no museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

O evento, que reuniu prefeitos, secretários e representantes de instituições nacionais e internacionais, consolidou compromissos conjuntos em sustentabilidade, adaptação climática e financiamento verde, encerrando as discussões com o painel do Pacto Canopy, uma iniciativa global que conecta florestas, cidades e pessoas em uma política integrada de natureza e clima.

Representando o prefeito David Almeida, o subsecretário-executivo de Projetos, Antônio Stroski, e o analista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Deyvson Braga, acompanharam as atividades do último dia de programação. Ambos participaram, no período da tarde, da sessão do Pacto Canopy, e seguirão, à noite, para o jantar de encerramento do encontro, que marca a conclusão oficial da agenda do C40 e da FNP no Brasil.

“As intervenções urbanas devem considerar toda a população. A responsabilidade não se restringe apenas aos moradores das áreas ribeirinhas, mas a todos que vivem nas bacias hidrográficas. A máxima ‘o caminho do lixo é o caminho das águas’ ilustra a conexão direta entre as ações individuais e a qualidade dos recursos hídricos”, destacou Antônio Stroski, ao representar Manaus na plenária final.

Manaus foi uma das cidades-piloto do Projeto Generation Restoration, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que trata da restauração de ecossistemas urbanos e da resiliência climática das cidades.

Durante o evento, Stroski apresentou experiências do município em infraestrutura verde, revitalização de espaços naturais e proteção dos igarapés, com destaque para: o sistema de ecobarreiras que impede que cerca de 300 toneladas de lixo por mês cheguem ao rio Negro; o reflorestamento urbano, com mais de 500 mil mudas nativas produzidas e plantadas; e o Plano Municipal de Ação Climática, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial e a IFC.

As ações apresentadas integram o livro “Manaus Rumo à COP30 – Sustentabilidade”, que consolida as iniciativas municipais voltadas à proteção da natureza, mobilidade verde e gestão integrada dos recursos hídricos.

Esses projetos reforçam o compromisso da gestão do prefeito David Almeida em fazer de Manaus um modelo amazônico de sustentabilidade urbana e governança climática, conectando políticas de floresta, água e cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Manaus atua de forma integrada, conectando florestas, água e pessoas em uma agenda urbana que valoriza a vida e prepara a cidade para os desafios da próxima década climática”, concluiu Stroski.

— — —
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Fotos –  Deyvson Braga / Semmas

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate regulamentação das cooperativas de seguros
Próximo artigo Câmara aprova projeto que cancela diretrizes sobre aborto em crianças e adolescentes vítimas de estupro

Mais notícias desta categoria

Câmara Municipal de Manaus aprova contas da gestão de David Almeida relativas a 2021 com base em parecer do TCE-AM

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui obras de drenagem na avenida do Turismo e elimina três pontos de alagamento

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção no entorno do Mercado Adolpho Lisboa para evitar alagamentos

12 horas atrás

Manaus realiza palestra sobre credenciamento de unidades dispensadoras de talidomida com foco em controles e exigências

13 horas atrás

Manausprev encerra cursos de dança e costura para aposentados e pensionistas em 26/11

13 horas atrás

Programa Qualifica amplia acesso a mestrado e doutorado para professores da rede municipal de Manaus

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária na avenida do Turismo para reduzir acidentes e orientar tráfego

14 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus prende foragido da Justiça nesta quarta-feira, 26/11, com mandado de Minas Gerais

15 horas atrás

Manaus participa do 9º Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco em Brasília entre 25 e 28/11

15 horas atrás

Manaus apresenta avanço na oferta de práticas integrativas e complementares do SUS durante encontro nacional em Fortaleza

16 horas atrás

Sine Manaus oferta 505 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento presencial nesta quinta-feira

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus via IMMU intensifica fiscalização de motocicletas e remove 13 veículos no bairro Novo Israel

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus inicia recuperação do sistema de drenagem profunda no Japiim 2 após rompimento
Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na avenida Coronel Teixeira para melhorar a trafegabilidade
Prefeitura de Manaus reforça mobilidade com recuperação viária na avenida Nathan Xavier nesta terça 25/11
Prefeitura de Manaus realiza pavimentação e drenagem na rua Araguacema no São José Operário
Defesa Civil de Manaus mantém estado de atenção por chuvas intensas, ventos e raios até 25/11 às 22h
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?