Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeitura de Manaus encerra atividades de projeto abordando a questão dos imigrantes em vulnerabilidade social
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus encerra atividades de projeto abordando a questão dos imigrantes em vulnerabilidade social
Manaus

Prefeitura de Manaus encerra atividades de projeto abordando a questão dos imigrantes em vulnerabilidade social

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 26 de outubro de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 26/10, o encerramento das atividades do Projeto “Imigrante/Migrante: Gente como a gente”, na Escola Municipal João dos Santos Braga, localizada no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste, com salas temáticas, grito de guerra “escravo nem pensar” contra o trabalho escravo e ciclo palestras.

A ação é resultado de uma formação para os pedagogos, proporcionada pelo programa “Escravo, nem pensar!”, da Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil, que implementou o projeto Edumigra, visando a garantia do direito à educação de crianças e adolescentes refugiados e migrantes, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM) e Semed.

A conscientização sobre as dificuldades do imigrante em uma terra desconhecida também foi realizada com todos alunos da escola desde junho. O trabalho aconteceu em salas temáticas, durante as aulas interdisciplinares, ou seja, envolvendo várias áreas de conhecimento com cerca de 500 estudantes.

A coordenadora do projeto na Escola Municipal João dos Santos Pereira Braga, a pedagoga Zelita de Brito, ressaltou que o objetivo da ação é informar aos educadores a questão do respeito, da tolerância que deve ser dada às pessoas que são imigrantes. Ela disse ainda que a ação pode ajudar os educadores a saberem lidar com alunos imigrantes.

“O objetivo deste momento é trazer informações acerca dos imigrantes, envolvendo a questão do respeito, à diferenciação e a sensibilização para que a nossa escola saiba trabalhar, lidar com essas crianças e esses jovens que são imigrantes”, explicou Zelita.

A solenidade contou com a participação de representantes do Unicef, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e técnicos da rede municipal de ensino.

O representante da Unicef, Matheus Rangel, destacou que o Estado precisa ser mais enérgico para atender imigrantes em vulnerabilidade social, por uma questão que está amparada na legislação brasileira, que determina que as pessoas devem ser tratadas igualmente: os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.

“A lei tem que tratar todo mundo igual em relação aos direitos e deveres, mas aquela pessoa que está numa situação de mais vulnerabilidade o Estado com todos seus equipamentos públicos, tem que chegar primeiro, tem que chegar com mais prioridade, tem que chegar com mais intensidade, porque senão ela vai promover uma desigualdade ao atuar nas pessoas que estão em situação muito diferente de maneira igual”, ressaltou Matheus.

Durante a ação, pessoas ligadas a instituições do Amazonas que trabalham com a proteção aos direitos dos imigrantes abordaram outros temas ainda, como “Educação e Interculturalidade: A escola como espaço de acolhimento, respeito e valorização da Diversidade a partir do fluxo de Migratório”, “Serviços e Ações Voluntárias da Comissão dos Direitos de Refugiados e Imigrantes da OAB/AM” e “Como o Cras Acolhe as Famílias Imigrantes”.

Umas das educadoras que acompanhou o trabalho feito com alunos a respeito do projeto na escola e que participou do encerramento das atividades do Projeto “Imigrante/Migrante: Gente como a gente”, foi a professora da educação infantil, Elen Oliveira. Segundo ela, é importante debater a temática no ambiente escolar, pois trabalha um tema que é importante para a formação dos alunos, que trata do respeito pela diferença do outro. 

“Eu acho de suma importância trazer essa discussão para o ambiente escolar para que as crianças aprendam a valorizar outras culturas, a respeitar a individualidade, a peculiaridade de cada um, de cada ser humano, pois é muito importante também para a formação deles, para caráter deles, perceber que somos todos iguais, independente de raça, de crença e de religião”, disse Elen.
— — —
Texto – Emerson Santos / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAcMPj
The post Prefeitura de Manaus encerra atividades de projeto abordando a questão dos imigrantes em vulnerabilidade social appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:Educação InfantilManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus apoia realização do ZL Rodeio Show 2025

Por Redação Informe Digital
14 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura realiza Pré-Conferência Municipal de Assistência Social

Por Redação Informe Digital
14 de maio de 2025

Prefeitura de Manaus realiza serviços de infraestrutura nas zonas Norte e Leste

Por Redação Informe Digital
14 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera 15 metros de rede de drenagem no bairro Nova Esperança

Por Redação Informe Digital
14 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus reconstrói caixa coletora em via do bairro Alvorada e promove melhoria no sistema de drenagem

Por Redação Informe Digital
14 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura promove ações de saúde no ‘Sabadão do Homem’

Por Redação Informe Digital
14 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?