Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto ‘Escola em Paz’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto ‘Escola em Paz’
Manaus

Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto ‘Escola em Paz’

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), iniciou, nesta quarta-feira, 17/4, o projeto “escola em Paz”. A ação vai acontecer durante todo o ano letivo em unidades de ensino da Secretaria Municipal de educação (Semed) com maior vulnerabilidade, indicadas pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs).

O projeto tem o objetivo de promover a socialização da vivência da metodologia da justiça Restaurativa no âmbito escolar para viabilizar a cultura da paz nas relações interpessoais dentro da escola. A escola municipal Divino Pimenta Faleiros, no Jorge Teixeira, da DDZ Leste 2, foi a primeira a receber o projeto.

A ação acontece por meio de círculos de conversa com duração de 2 horas, em que é abordado temas relevantes do convívio e vivências dos estudantes, com o intuito de oportunizar momentos de reflexão, diálogo e motivar mudanças comportamentais diante de conflitos vivenciados. Os alunos participaram de uma atividade pedagógica na quadra esportiva da unidade e ao final assinaram um termo de compromisso com o projeto. 

“Esse diálogo na escola é muito importante para trazer a paz, acabar com a violência na escola, xingamentos e tornar nosso ambiente escolar muito mais agradável, seguro e melhorar o nosso convívio, entre alunos e professores dentro e fora da sala de aula”, afirmou o aluno, Alecksander Barbosa, 12, do 7º ano.

As escolas selecionadas pelas DDZs recebem orientação prévia do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, com a participação dos gestores e alunos. Para a gestora da unidade de ensino, Lídia Mara da Silva, o projeto é muito importante para que a cultura da paz seja implantada nas escolas. “Trabalhar a cultura de paz com os alunos e agora incluir os professores, é muito importante já que eles convivem muito mais tempo com os estudantes e conhecem bem a necessidade de cada um, e a comunicação entre eles deve ser muito clara para evitar qualquer conflito”, mencionou a gestora.

Já para a procuradora de justiça do MP e coordenadora do projeto, Anabel Mendonça, a parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz na sociedade. “Essa parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz por meio da comunicação entre os envolvidos, evitando conflitos maiores ou desnecessários, que poderiam ser resolvidos simplesmente com uma conversa”, explicou Anabel.

— — —Texto – Érica Marinho/ SemedFotos – Eliton Santos/ SemedDisponíveis em –https://flic.kr/s/aHBqjBmSpZ

  

Tags:ManausPrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Diretores da WEG apresentam antecipação de investimentos à Suframa
Próximo artigo Ipaam apreende madeira e destrói fornos de fabricação de carvão ilegal na Região Metropolitana de Manaus

Mais notícias desta categoria

Reconstrução da drenagem superficial na avenida Laguna melhora escoamento e previne alagamentos em Manaus

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia revitalização do campo do Buracão no bairro Alvorada 3

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia atendimento à população em situação de rua em ação do Semasc no Cads

16 horas atrás

PassaFácil nas Comunidades em Manaus emite 3.500 cartões em 47 ações e amplia acesso ao transporte público em 2025

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal João Alfredo com revitalização estrutural para mais de 480 alunos

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Ufam firmam acordo para fortalecer agricultura familiar com unidades demonstrativas

17 horas atrás

Economia nas compras da Prefeitura de Manaus atinge R$ 2,454 bilhões entre janeiro de 2021 e 2025 com ênfase em licitação

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica e manutenção de drenagem em ruas de Campo Salles

1 dia atrás

Manaus recupera sistema de drenagem profunda na rua Agnelo Bittencourt para reduzir alagamentos em Gilberto Mestrinho

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na avenida nathan xavier e recupera 650 metros de via

1 dia atrás

Sine Manaus oferta 693 vagas de emprego em várias áreas com pré‑seleção nesta sexta‑feira

1 dia atrás

Semtepi anuncia resultado recorde de R$ 3 milhões em 2025 e abre cadastro para 2026 em Manaus

2 dias atrás
Educação para o trânsito em Manaus registrou 288 ações e alcançou 172.382 pessoas em 2025
Ponta Negra registrou 172 eventos em 2025 e confirma papel de destaque como complexo turístico
Cadastro Único ficará temporariamente indisponível em Manaus nesta sexta-feira por manutenção do governo federal
USF N 53 em Nova Cidade suspende atendimento para manutenção predial nos dias 8 e 9 de janeiro
Manaus envia mais de 29 toneladas de merenda escolar para 48 escolas ribeirinhas e garante alimentação por 30 dias
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?