Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto ‘Escola em Paz’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto ‘Escola em Paz’
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto ‘Escola em Paz’

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), iniciou, nesta quarta-feira, 17/4, o projeto “escola em Paz”. A ação vai acontecer durante todo o ano letivo em unidades de ensino da Secretaria Municipal de educação (Semed) com maior vulnerabilidade, indicadas pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs).

O projeto tem o objetivo de promover a socialização da vivência da metodologia da justiça Restaurativa no âmbito escolar para viabilizar a cultura da paz nas relações interpessoais dentro da escola. A escola municipal Divino Pimenta Faleiros, no Jorge Teixeira, da DDZ Leste 2, foi a primeira a receber o projeto.

A ação acontece por meio de círculos de conversa com duração de 2 horas, em que é abordado temas relevantes do convívio e vivências dos estudantes, com o intuito de oportunizar momentos de reflexão, diálogo e motivar mudanças comportamentais diante de conflitos vivenciados. Os alunos participaram de uma atividade pedagógica na quadra esportiva da unidade e ao final assinaram um termo de compromisso com o projeto. 

“Esse diálogo na escola é muito importante para trazer a paz, acabar com a violência na escola, xingamentos e tornar nosso ambiente escolar muito mais agradável, seguro e melhorar o nosso convívio, entre alunos e professores dentro e fora da sala de aula”, afirmou o aluno, Alecksander Barbosa, 12, do 7º ano.

As escolas selecionadas pelas DDZs recebem orientação prévia do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, com a participação dos gestores e alunos. Para a gestora da unidade de ensino, Lídia Mara da Silva, o projeto é muito importante para que a cultura da paz seja implantada nas escolas. “Trabalhar a cultura de paz com os alunos e agora incluir os professores, é muito importante já que eles convivem muito mais tempo com os estudantes e conhecem bem a necessidade de cada um, e a comunicação entre eles deve ser muito clara para evitar qualquer conflito”, mencionou a gestora.

Já para a procuradora de justiça do MP e coordenadora do projeto, Anabel Mendonça, a parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz na sociedade. “Essa parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz por meio da comunicação entre os envolvidos, evitando conflitos maiores ou desnecessários, que poderiam ser resolvidos simplesmente com uma conversa”, explicou Anabel.

— — —Texto – Érica Marinho/ SemedFotos – Eliton Santos/ SemedDisponíveis em –https://flic.kr/s/aHBqjBmSpZ

   

Tags:capaManausPrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura recebe prêmio por projeto de ‘Desburocratização e Redução do Tempo de Abertura de Empresas’
Próximo artigo Diabéticos e hipertensos recebem orientações sobre autocuidado

Mais notícias desta categoria

Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT

3 dias atrás

Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica

4 dias atrás

Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública

4 dias atrás

Kart: A oportunidade esportiva no Amazonas

4 dias atrás

Habitacional Mário Haddad: Entrega Confirmada e Importante

4 dias atrás

Pronto atendimento – Nova Era na Saúde em Manaus

4 dias atrás

Tafenoquina: O combate revolucionário à malária

5 dias atrás

Mulheres vítimas de violência: segurança essencial

5 dias atrás

Centro Integrado de Atenção à Criança em Manaus

5 dias atrás

Pop Rua Jud AM: Cidadania e Cuidado em Manaus

5 dias atrás

Circuito da Mulher – Ações da Prefeitura de Manaus

5 dias atrás

Projeto de Niemeyer: Transformação em Encontro das Águas

6 dias atrás
Obras no Centro de Manaus: Transformação Social
Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas
Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte
Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional
Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?