Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus e DPE-AM levam combate à violência obstétrica à comunidade indígena
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus e DPE-AM levam combate à violência obstétrica à comunidade indígena
Manaus

Prefeitura de Manaus e DPE-AM levam combate à violência obstétrica à comunidade indígena

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O Dia Estadual de Combate à violência Obstétrica é comemorado nesta quarta-feira, 21/6, e para marcar a data, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), promoverá um encontro com as mulheres da comunidade indígena Parque das Tribos. O evento acontecerá a partir das 9h, na maloca dos Povos Indígenas, situada na rua Rio Purus, s/nº, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste.

Realizado em parceria com o Comitê de Enfrentamento à violência Obstétrica, coordenado pela defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o encontro tem na agenda uma roda de conversa e a oferta de serviços de saúde, incluindo consultas médicas e de enfermagem, e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, além de consultas com assistentes sociais e orientação jurídica gratuita.

A técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, enfermeira obstetra Gerda Costa, explica que as mulheres indígenas foram escolhidas como público prioritário da ação por estarem entre as populações com maior vulnerabilidade, em se tratando de violações de direitos durante a gestação, parto e pós-parto.

“Já foi comprovado que as mulheres que sofrem mais violência obstétrica são as negras, pardas e indígenas. Como somos um dos estados com maior população indígena, escolhemos fazer esse evento em Manaus no Parque das Tribos, que é um bairro indígena”, aponta.

No encontro, Gerda Costa vai participar de uma roda de conversa com foco nos direitos das mulheres durante o trabalho de parto e pós-parto. Conforme a técnica da Semsa, é nesse período que ocorre a maior parte das violências obstétricas, como proibir o acompanhante de estar presente no trabalho de parto ou impedir o contato pele a pele do bebê com a mãe após o nascimento, sem motivo.

“Nossa proposta é que elas conheçam seus direitos para empoderá-las, para que saibam se fazer ouvir durante o ciclo gravídico-puerperal e não sejam vítimas de violência obstétrica quando forem para a maternidade”, afirma Gerda, que vai usar fantoches para apresentar às participantes, de forma lúdica, situações de violação de direitos.

O evento terá, ainda, a participação de servidores da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa Manaus, diante das especificidades do segmento populacional feminino indígena.

Também no encontro, a Defensoria Especializada de Registros Públicos fará uma triagem de mulheres indígenas que não tenham documentos de identificação, visando a posterior expedição dos títulos. A ação visa assegurar a essas mulheres o acesso à declaração de nascido vivo de seus filhos, por ocasião do parto e nascimento, bem como a outros direitos e benefícios para o pleno usufruto da Cidadania.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:Estado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câncer deve ser a primeira causa de mortes no País até 2030, diz observatório de oncolologia
Próximo artigo Acadêmicos da UEA são motivados pela Suframa a vivenciar um novo momento da Zona Franca de Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeitura realiza dragagem no bairro Colônia Santo Antônio

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus substitui tubulação rompida em igarapé

10 horas atrás

DDZ Norte da prefeitura coloca Manaus em destaque

10 horas atrás

Servidoras da prefeitura discutem odontologia e saúde pública

11 horas atrás

Prefeitura recupera drenagem comprometida por tubulação irregular no São Francisco

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia 7ª edição da Expocreati 2025

11 horas atrás

Prefeitura inicia intervenção em rede de drenagem profunda

11 horas atrás

Campanha antirrábica já imunizou 125 mil animais e segue com vacinação em domicílio e 39 postos fixos

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para treinamento sobre uso do ChatGPT

14 horas atrás

Sine Manaus oferta 387 vagas de emprego nesta quinta-feira

15 horas atrás

Ageman amplia ações sustentáveis com apoio a projetos sociais

16 horas atrás

Romu apreende drogas e simulacros no Centro Histórico de Manaus

16 horas atrás
Beneficiários do ‘Bolsa Família’ devem buscar unidade de saúde para agendar acompanhamento
Sine Manaus oferta 498 vagas de emprego nesta quarta-feira
Nova linha de ônibus para atender a comunidade Valparaíso
Prefeitura de Manaus leva emissão gratuita do ‘PassaFácil’ às comunidades e alcança 11 mil passageiros
Campanha ‘Novembro Azul’ em Manaus orienta sobre câncer de próstata e cuidado integral com a saúde do homem
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?