Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus divulga seleção para vagas em novas creches
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus divulga seleção para vagas em novas creches
Manaus

Prefeitura de Manaus divulga seleção para vagas em novas creches

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus disponibilizou, nesta quinta-feira, 18/5, o site https://inscricaocreche.Semed.Manaus.am.gov.br, para inscrição nas três novas creches que serão inauguradas nas próximas semanas e para as vagas da fase creche disponibilizadas pela parceria com o serviço social da Indústria (Sesi). Serão 1.380 vagas para o Maternal I, II e III, nas quatro unidades de ensino.

As inscrições iniciam nesta sexta-feira, 19/5, às 8h, e encerram na terça-feira, 23/5, às 23h59. O resultado da seleção será divulgado na próxima quinta-feira, 25/5.

De acordo com a secretária de educação, professora Dulce Almeida, esse trabalho foi realizado em parceria com os órgãos fiscalizadores para garantir que o processo seja realizado com o máximo de lisura e que todos tenham os direitos respeitados.

“O interesse da atual gestão municipal é possibilitar que a população tenha acesso à educação e que, para isso, tenha o máximo de transparência possível. Essas vagas vão beneficiar crianças e famílias das zonas Oeste, Leste e Norte da cidade com espaços novos e com bastante qualidade”, completou a secretária.

Já a partir desse processo, a Secretaria Municipal de educação (Semed) alterou a forma de seleção das crianças que serão contempladas com a vaga nas unidades de ensino. Os procedimentos do cadastro obedecem às etapas de Inscrição, Seleção e matrícula, considerando o número de vagas previstas. O público alvo é de crianças de 1 (um) até 3 (três) anos, completos ou a completar até 31 de março do ano vigente, residentes no município de Manaus, assim distribuídas: Maternal I (crianças de 1 ano); Maternal II (crianças de 2 anos) e Maternal III (crianças de 3 anos).

Para se inscrever, o responsável deve ler na íntegra e estar de acordo com as regras do respectivo Edital: acessar o site e preencher corretamente o formulário de inscrição com todos os dados solicitados.

A seleção para obtenção da vaga obedecerá aos critérios de prioridade de atendimento e de desempate, ressaltando, que o sistema só permite uma inscrição por CPF, devendo ser obrigatoriamente o CPF da criança.

Critérios

O edital está disponível no link https://www.Manaus.am.gov.br/Semed/escolas-cmeis-e-creches/. Como não haverá mais sorteio, a Semed estabeleceu critérios para a seleção das vagas, são eles: inscrição no CadÚnico; mãe sob medida protetiva; mãe trabalhadora e mãe adolescente.

No caso de empate nesses critérios, serão analisados quatro itens para desempate: menor renda per capita dentro da classificação do CadÚnico, mãe trabalhadora ou sob medida protetiva, menor adolescente e proximidade residencial do candidato à creche desejada ou do trabalho do responsável legal.

O diretor do Departamento de Planejamento (Deplan) da pasta, Leís Batista, assegura que desta forma, com a anuência dos órgãos fiscalizadores, será garantido um maior nível de justiça para os candidatos.

“Então, todo esse processo é muito transparente. Estamos seguindo as orientações que recebemos do Ministério Público e da defensoria pública, recebemos as relações da Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania (Semasc) do Cadúnico, tudo isso para poder realizar uma matrícula com o máximo de justiça”, acrescentou Leís.

Unidades de ensino

As vagas serão destinadas às três creches municipais que serão entregues nas próximas semanas com as seguintes localizações: rua Carlos Coutinho, s/n, conjunto Jardim Versalles, no Planalto, zona Oeste; rua Jazira; s/n, conjunto Cidadão V, no Nova Cidade, zona Norte; e rua Lameque, s/n, loteamento Santa Tereza, no Santa Etelvina, também na zona Norte.

Além dessas unidades próprias, serão 768 vagas para a unidade do Sesi, que fechou uma parceria com a prefeitura para oferta de vagas para a educação infantil. A escola fica na avenida Governador Danilo de Matos Areosa, nº 1.531, bairro Distrito Industrial I, zona Sul.

matrícula

Para efetuar a matrícula, o responsável da criança selecionada deve comparecer à unidade de ensino portando: Documento de identificação do responsável pela criança; certidão de nascimento da criança; No caso de responsável legal, apresentar documento comprobatório; 2 (duas) fotos 3×4 da criança, coloridas e recentes; Declaração de vacinas atualizadas expedida pelas Unidades Básicas de saúde (UBSs) e Cartão de Vacina da criança; NIS da criança, se participar de programa social; Comprovante de residência (preferência conta de energia elétrica; no nome do pai, mãe ou do responsável legal pela criança) ou declaração de comprovação de endereço; Cópia da medida protetiva (no caso de Mãe sob medida protetiva); Comprovante de Vínculo Empregatício (no caso de Mãe trabalhadora).

Pré-escola

Na unidade do Sesi, além das vagas disponíveis para a fase creche, foram abertas 232 vagas de Pré-escolar, que serão disponibilizadas por meio do link matriculas.am.gov.br, também a partir do dia 19/5.

— — —

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Acervo Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAAxaa

Tags:Educação InfantilManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ambientalistas apontam urgência na restauração da Mata Atlântica
Próximo artigo Prefeitura de Manaus destaca importância do enfermeiro do Samu em evento no Parque do Idoso

Mais notícias desta categoria

Centro recebe nova sinalização e organização do trânsito

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus reforça importância do aleitamento materno em ação na zona Sul

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus realiza obras estratégicas noturnas e reforça infraestrutura no Centro

2 horas atrás

Opas destaca atuação da prefeitura em congresso dos EUA

2 horas atrás

Vice-prefeito retorna ao Tancredo Neves para avaliar mutirão

3 horas atrás

Estudantes da zona rural participam da ‘3ª edição da Gincana Pró-Saeb’ promovida pela Prefeitura de Manaus

3 horas atrás

Prefeitura intensifica ações de reordenamento no Centro e repudia agressão a servidores municipais

5 horas atrás

Estudantes participam do 7º Simulado ‘Pró-Saeb’ nas escolas

5 horas atrás

Julho tem aumento de 11% no volume de atendimentos da prefeitura em licenciamento urbano

7 horas atrás

‘Agosto Dourado’ reforça importância de rede de apoio para o aleitamento materno

8 horas atrás

Comissão técnica da prefeitura tem alta de 10% no volume de processos analisados no semestre

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz chamamento para cidades enviarem ‘boas práticas’ para 11º Encontro InRede

8 horas atrás
Maternidade Moura Tapajóz homenageia motoristas em programação do ‘Agosto Dourado’
Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025
Plantão noturno garante segurança e valorização ao Centro
Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária com foco em pedestres e ciclistas na região central e zona Oeste
Prefeito e os presidentes da Eletros e Ventisol Agratto anunciam expansão de empresa do setor eletroeletrônico em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?