Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus discute estratégia de combate à morbimortalidade em crianças refugiadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus discute estratégia de combate à morbimortalidade em crianças refugiadas
Manaus

Prefeitura de Manaus discute estratégia de combate à morbimortalidade em crianças refugiadas

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistencial (Adra), está discutindo a implementação de uma estratégia que tem o objetivo de fortalecer o trabalho já desenvolvido pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), para reduzir a morbimortalidade (doenças e óbitos) em crianças de 2 meses a 5 anos.

O tema está sendo discutido por médicos e enfermeiros das unidades da Semsa, na oficina de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (Aidpi), que será concluída nesta sexta-feira, 18/3. A programação está sendo realizada no auditório do Mercure hotel, no bairro de Adrianópolis, na zona Centro-Sul.

A técnica do Núcleo de saúde da Criança e do Adolescente, enfermeira Ivone Amazonas, explicou que o enfoque da oficina está sendo direcionado ao atendimento das crianças e adolescentes migrantes, refugiados e indígenas da etnia Warao, que integram o fluxo migratório venezuelano para a região Norte.

“O objetivo dessa formação é qualificar os profissionais de saúde no desenvolvimento da política integrada de saúde da criança e do adolescente, com o aprimoramento das ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças prevalentes. A Semsa já vem realizando um amplo trabalho nesse sentido, mas essa parceria amplia ainda mais a consulta de puericultura, que é o acompanhamento da criança e do adolescente de modo a reduzir a morbimortalidade infantil”, acentuou.

A ação formativa conta com a participação de 80 profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de saúde (UBSs). A proposta é aprimorar a qualificação dos profissionais da Semsa reforçando a prática já adotada pelas equipes, que, ao analisar o estado de saúde da criança, avaliam também o contexto em que vivem.

A consultora da área de saúde e Nutrição do Unicef em Manaus, Neidiana Ribeiro, que está atuando como facilitadora das atividades, explicou que a proposta é reforçar a prática já adotada pela REDE municipal e a importância de uma visão sensível às crianças migrantes e refugiadas.

“Essas crianças são mais vulneráveis a doenças como gripe, diarreia e pneumonia e o nosso objetivo é estreitar ainda mais nossa parceria, sensibilizando os profissionais de saúde, que têm um papel muito importante na eliminação dos fatores de risco. Essa UNIÃO é fundamental para um olhar diferenciado e atento para as crianças migrantes, refugiadas e warao”.

As atividades teóricas e práticas contemplam aulas expositivas, dinâmicas, trabalhos em grupo e estudo e resolução de casos. Os profissionais de saúde dos Distritos de saúde (Dias) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural estão debatendo os princípios do Aidpi com enfoque nas crianças de 2 meses a 5 anos de idade, que estão vinculadas a estabelecimentos de saúde de referência. Os participantes estão discutindo como as medidas promoção da saúde, prevenção de doenças PODE ser tomadas no domicílio e em quais situações

Para a enfermeira Wildys Azevedo do Disa Sul, a oficina foi uma oportunidade para prestar um serviço de mais qualidade à população. “Foi uma experiência valiosa para nos dar mais segurança para solucionar algumas situações que nós, enfermeiros, Podemos resolver de forma rápida e simples, com orientações sobre como cuidar da criança, dentro da puericultura”, assinalou.

— — — 

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto –Henrique Souza / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus entrega doações às famílias vítimas do deslizamento no Jorge Teixeira
Próximo artigo Em São Paulo, deputados da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Aleam discutem ações para impulsionar o turismo no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Transformação chega à zona Norte com serviços do ‘Plano de Verão’ da Prefeitura de Manaus

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura viária na zona Leste com frentes de obras simultâneas

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus terá representantes no Contran para discutir melhorias para mobilidade

6 horas atrás

Prefeito David Almeida consolida maior programa de regularização fundiária da história de Manaus e entrega 300 títulos definitivos na Cidade do Leste

6 horas atrás

Trabalhadores do SUS participam de eleição para o CMS

6 horas atrás

Manausprev inicia recadastramento de aposentados e pensionistas nascidos em agosto

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ‘3ª Gincana Interescolar’ para estudantes da zona rural

8 horas atrás

Capacitação de profissionais de município do Alto Solimões

8 horas atrás

Prefeito David Almeida inaugura maior base da Guarda Municipal

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza a abertura da 5ª edição dos Jiss

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica trabalho para pessoas em situação de rua na área central da capital

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga listas de selecionados para oficina ‘Morango do Amor’ e curso ‘Segredos do Alisamento’

10 horas atrás

Atendimentos na USF Armando Mendes estão suspensos nesta sexta-feira

Prefeitura de Manaus reforça importância da atualização vacinal contra o sarampo

Prefeitura de Manaus inicia demolição da antiga passarela da Torquato Tapajós neste domingo, 3/8

Prefeitura de Manaus avança com obras do ​‘Plano de Verão’ no bairro Tarumã

Prefeitura intensifica recuperação viária no bairro Jorge Teixeira

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?