Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus desenvolve projeto de educação patrimonial para funcionar no ‘Nosso Centro’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus desenvolve projeto de educação patrimonial para funcionar no ‘Nosso Centro’
Manaus

Prefeitura de Manaus desenvolve projeto de educação patrimonial para funcionar no ‘Nosso Centro’

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Nas cidades brasileiras, desde a década de 1980, se percebe amplas e diversas estratégias de revitalização, requalificação e reabilitação de centros históricos e bairros antigos realizadas pelos poderes públicos. E uma delas está em curso pela Prefeitura de Manaus, no programa “Nosso Centro”, que busca a regeneração do tecido urbano, bem no início da avenida 7 de Setembro, zona Sul.

E para ampliar o pertencimento da população com as intervenções, o Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), via Gerência de patrimônio histórico (GPH), está desenvolvendo uma série de ações de educação urbana patrimonial no centro histórico e antigo da capital, para levar grupos de pessoas para um passeio cultural, patrimonial e educativo nos espaços, aos sábados pela manhã, no segundo semestre de 2023.

As datas dos encontros coletivos ainda estão sendo agendadas, conforme cronograma das obras realizadas no complexo de São Vicente – mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente e casarão Thiago de Mello.

A ideia é realizar o projeto de educação urbana patrimonial para grupos da sociedade civil e acadêmicos, com no máximo 25 pessoas e uma atividade com duração de até 4 horas, tendo acompanhamento de técnicos e profissionais do Implurb, com suporte da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do centro histórico de Manaus. Ao final dos trabalhos haverá emissão de certificado como atividade extracurricular complementar.

Para a gerente de patrimônio histórico, arquiteta e urbanista Melissa Toledo, a atividade em campo vai ajudar a celebrar o patrimônio local, sendo ainda um convite ao conhecimento do passado e presente, com perspectiva ao futuro, contando a história do povo amazonense e da sua relação com o ambiente.

“Nos espaços públicos, a conservação, valorização e preservação do patrimônio urbano existente é essencial. O nosso conjunto arquitetônico é um marco atrativo e oferece funções de transitar, entreter, comercializar, morar e ter essa vida em um local de memória da cidade, tornando-o parte do cenário cotidiano. E é sobre isso que vamos visualizar e conquistar com a valorização da cultura que se faz presente nas ruas da cidade”, comentou a arquiteta.

Com o trabalho de educação patrimonial, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de pensamento crítico acerca da ideia e das práticas patrimoniais.

A educação patrimonial é um processo sistemático como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, que busca levar à sociedade em geral, crianças, adolescentes e adultos, a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança. Esse processo conduz ao reforço da autoestima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura, compreendida como múltipla e plural.

Território

A revitalização, requalificação e regeneração do centro histórico de Manaus tem como foco o melhor aproveitamento da região central, local que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O “Nosso Centro” visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação /Arquivo Semcom

Tags:EmpreendedorismoManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza caminhada alusiva ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil
Próximo artigo Maternidade Balbina Mestrinho terá Sessão Especial na Aleam pelos seus 62 anos

Mais notícias desta categoria

Prefeitura realiza ato público em defesa da pessoa idosa

12 horas atrás

‘Plano de Verão’ avança no bairro Cidade de Deus

16 horas atrás

Prefeitura disponibiliza Plano de Ação Climática de Manaus

16 horas atrás

Renato Junior entrega primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto Raiz

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus lança site ‘Manaus Cidade Global’

17 horas atrás

Prefeitura mobiliza servidores do Implurb para a importância do ‘Outubro Rosa’

17 horas atrás

Manaus é destaque nacional no uso de teste rápido molecular

19 horas atrás

Prefeitura transforma rua do bairro Monte das Oliveiras

20 horas atrás

Trânsito para o aniversário da cidade e o ‘Boi Manaus 2025’

20 horas atrás

‘Plano de Verão’ da Prefeitura de Manaus contempla novas ruas no Riacho Doce

21 horas atrás

Prefeitura realiza ação de orientação e fiscalização na rodoviária de Manaus

22 horas atrás

Sine Manaus oferta 365 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/10

22 horas atrás
Pelo quarto mês consecutivo, Prefeitura tem alta em processos analisados pelo Implurb
Prefeitura de Manaus promove ação educativa nos terminais 4 e 5 sobre direitos da pessoa idosa
Prefeitura divulga programação dos 356 anos da cidade
Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica na zona Sul
Prefeitura de Manaus realiza revitalização de ruas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?