Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus dá início ao projeto-piloto de alerta e prevenção a desastres naturais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus dá início ao projeto-piloto de alerta e prevenção a desastres naturais
Manaus

Prefeitura de Manaus dá início ao projeto-piloto de alerta e prevenção a desastres naturais

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), está trabalhando em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em um sistema de alerta de antecipação de desastres naturais na região. O projeto que ainda está na fase inicial vem sendo discutido desde o início do segundo semestre e deve ficar em teste até o dia 25 de novembro.

Com previsões de curto e curtíssimo prazo, o projeto-piloto de monitoramento de tempo severo, denominado “Nowcasting”, une os três poderes por meio das Defesas Civis Municipal e Estadual, Ministério da Defesa, Ministério do desenvolvimento regional, Defesa Civil Nacional e Forças Armadas.

A previsão é de que o alerta seja feito em até seis horas antes do acontecimento. A ferramenta é importante, principalmente, para a segurança de famílias que moram em áreas de risco na capital do Amazonas.

“O Nowcasting, é onde o Censipam vai fazer um monitoramento pluviométrico da nossa cidade de Manaus. Esse trabalho é piloto e baseia-se em relatórios de precipitação, de relâmpagos e de velocidade de vento. Isso é importante para nós nesse momento em que estamos apresentando o plano de contingência para o período chuvoso na capital”, explica Fernando Júnior, secretário-executivo da Defesa Civil do município.

Quem quiser se cadastrar para receber os alertas em tempo real deve enviar uma mensagem pelo Whatsapp para o número (61) 2034-4611 e informar os dados como nome, endereço e telefone.

Atualmente, a Defesa Civil de Manaus já tem mais de 1.600 áreas de risco mapeadas. As famílias que residem nessas áreas, ao receberem o alerta de risco de deslizamento ou alagação, devem optar por salvaguardar suas vidas, se retirando do local e buscando abrigo em áreas mais seguras.

A Prefeitura de Manaus vem atuando nas áreas de risco por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), com mitigação e prevenção. O projeto piloto está programado para ocorrer entre os dias 21 e 25 de novembro, no Centro Regional de Manaus (CR/MN), e deve avaliar todos os sistemas e processos necessários para a operacionalização do monitoramento contínuo de tempo severo na região.

— — —
Fotos – Altemar Alcantara / Semcom
Texto – Divulgação / Semseg
The post Prefeitura de Manaus dá início ao projeto-piloto de alerta e prevenção a desastres naturais appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de ManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior No Dia do Músico, Prefeitura de Manaus lança documentário sobre jazz com influência de música do beiradão
Próximo artigo Prefeitura de Manaus inicia ‘Laboratório de Trocas’ no programa ‘Salto Aceleradora de MEIs’

Mais notícias desta categoria

Manaus amplia fiscalização com 34 novos radares de fiscalização eletrônica e passa a ter 61 equipamentos

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital

22 horas atrás

Alagamento em São Lázaro causa rompimento de muro na Base Aérea e inunda vias e residências em Manaus

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do ecoponto zona norte e retira 600 toneladas de lixo

2 dias atrás

Chuvas em Manaus levam Prefeitura a declarar alerta severo por risco de alagamento e deslizamento

2 dias atrás

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

2 dias atrás

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

2 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

3 dias atrás
Manaus amplia agenda ambiental com Plano de Ação Climática e medidas como ecobarreiras e arborização recorde em 2025
Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas
Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026
Prefeitura de Manaus reforça orientação aos motoristas sobre novos radares que entram em operação no domingo
Manaus inicia operação de 34 radares de fiscalização eletrônica em vias da cidade a partir de 1º/2
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?