Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus comemora os avanços na Educação de Jovens e Adultos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prefeitura de Manaus comemora os avanços na Educação de Jovens e Adultos
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeitura de Manaus comemora os avanços na Educação de Jovens e Adultos

1 ano atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no último dia 17/5, a capital do Amazonas apresentou a maior taxa de alfabetização entre as pessoas na faixa etária de 15 anos ou mais, o que constata o trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse é o resultado das atividades pedagógicas da secretaria com os professores na qualidade da educação na modalidade, mantendo-se acima de 97%, entre as capitais brasileiras, colocando Manaus na 12ª colocação em todo o país.

Na Semed, a modalidade é coordenada pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), contando com o total de 65 unidades de ensino, beneficiando 10.100 alunos matriculados no primeiro semestre, inclusive alunos inclusos, além de 600 professores que trabalham na modalidade. A EJA é destinada às pessoas com 15 anos ou mais.

Em 2023, a oferta de ensino da EJA na rede de ensino passou a ser semestral. Cada etapa de ensino tem a carga horária de seis meses. Quando se encerra um semestre, a Semed realiza a oferta de ensino para o semestre seguinte. Para isso, é realizada uma ampla divulgação nas escolas e veículos de comunicação.

Para a gerente de Educação de Jovens e Adultos (Geja), Alina Bindá, a secretaria oportuniza às pessoas que buscam o resgate de sua vida escolar várias atividades com programas para dinamizar, mas principalmente motivar na conclusão do curso.

“A Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, garante com muita responsabilidade o direito à educação para todas as pessoas, que por qualquer motivo não concluíram os estudos em idade convencionada. O prefeito David Almeida e a secretária de Educação, Dulce Almeida, ao ampliarem a oferta de matrículas na rede e também ao disponibilizarem os materiais pedagógicos adquiridos e produzidos por esta gestão, subsidiam os professores proporcionando a formação significativa dos estudantes da EJA”, afirmou.

Atividades

Para dinamizar e desenvolver mais ainda os alunos da modalidade, a Semed realiza vários programas relacionados à temática, tais como: a Olímpiadas de Matemática na EJA (Olimeja), que trabalha as competências matemáticas dos estudantes e culmina com a premiação, tanto de professores e alunos do 1º, 2º e 3º lugares; o Círculo de Leitura e Escrita na EJA – Premiação Escola Leitora, na qual desenvolve as competências leitoras e escritoras dos estudantes, que se destacaram com a produção do caderno; a Oficina Alfaletrando na EJA, que promove a oficina de materiais didáticos com os professores da primeira etapa para trabalharem os procedimentos de alfabetização.

Outros programas relevantes também são desenvolvidos, como o Projeto Qualificação e Empreendedorismo na EJA, com oficinas de empreendedorismo com os estudantes da modalidade e em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outra ação importante, é a Mobilização Ninguém Fora da Escola (Monifes), onde a secretaria promove o “Dia da Mobilização”, em todas as unidades de ensino da EJA, visando motivar os estudantes a permanecerem nas escolas no combate ao abandono escolar.

Resgate

Morando há dois anos em Manaus, e após perder sua mãe, o pedreiro Fernando William Figueiredo, de 35 anos, está tendo a chance de continuar sua vida escolar, mas principalmente de buscar um futuro melhor para sua família.

“Eu conheci a EJA e tudo mudou na minha, pois eu consigo ler e escrever melhor. Isso tem sido fundamental, tanto na minha vida quanto na de muitos que participam da modalidade. Antes eu tinha muita vergonha de não saber ler e escrever. É muito importante saber ler, andar por aqui, ver uma placa e saber se é para seguir ou não. Voltei a estudar para que possa me dedicar em um trabalho melhor, dar um futuro melhor para mim e minha família”, disse.

Com uma rotina dura em sua área de construção, além do resgate escolar, o pedreiro também realiza o sonho de sua mãe, que antes de falecer sempre pedia para que terminasse os estudos, já que antes não teve a oportunidade. Agora, ele conta com o apoio de todos na escola.

“Moro em Manaus há dois anos, foi quando passei a estudar e gostei de voltar aos meus estudos. Faz dois anos que minha mãe faleceu, e era um desejo dela que eu voltasse à escola. Hoje em dia, estou aqui, para realizar esse sonho. Estou achando muito boa a escola, o que eles oferecem, as oportunidades que a escola nos dá e várias outras coisas, porque incentivam as pessoas a estudar e prosseguir nos estudos. É tudo de bom para mim, para os outros alunos que participam, assim como os professores e a diretora, porque todos são bons e ajudam”, relatou.

Projovem Urbano

O Projovem Urbano é uma iniciativa do governo federal, com objetivo de promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental e buscam a reinserção na escola e no mercado de trabalho. Esse programa proporciona ainda oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

Na rede municipal de ensino, sete unidades educacionais fazem parte do programa, beneficiando 1.578 alunos matriculados, tendo superado a meta nacional. O curso tem a duração de 18 meses e, além da conclusão do ensino fundamental, oferece treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã.

Cemeapi

Com total de 24 instituições e 29 turmas, beneficiando 425 estudantes, o Centro Municipal de Escolarização da Pessoa Adulta e Idosa (Cemeapi), também coordenado pela Geja da Semed, atende pessoas na faixa etária de 35 anos ou mais. A modalidade é um programa de políticas públicas adotado pela Prefeitura de Manaus, no sentido de ampliar a oferta de matrículas na EJA. As aulas são realizadas nos turnos matutino e vespertino, em turmas multisseriadas.

As atividades funcionam em espaços não formais, como cozinhas comunitárias; igrejas; Centros de Referências e Assistência Social (Cras); Unidades Básicas de Saúde (UBSs); secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza Pública (Semulsp) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), entre outras instituições.

— — —

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Ulisson Santos/Semed

   

Tags:capaDavid AlmeidaEmpreendedorismoManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus e CIESA assinam termo de parceria nesta quinta-feira
Próximo artigo Prefeitura de Manaus empossa eleitos no Conselho Municipal de Juventude

Mais notícias desta categoria

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Propositura de Isaac Tayah concede Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Delegado Cícero Túlio

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?