Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus comemora o Dia dos Povos Indígenas com arte ancestral
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus comemora o Dia dos Povos Indígenas com arte ancestral
Manaus

Prefeitura de Manaus comemora o Dia dos Povos Indígenas com arte ancestral

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Mantendo a tradição, a Prefeitura de Manaus realizou um evento comemorativo ao dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, no museu da Cidade de Manaus (Muma), com a entrega do Catálogo da Mostra de arte indígena de 2022, e o lançamento do chamamento para a nova Mostra de 2023.

Os artistas da 2ª Mostra de arte indígena de Manaus prestigiaram o evento e receberam os volumes do catálogo impressos para divulgarem seus trabalhos.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, abriu o evento saudando os artistas indígenas e convidados que lotaram a plateia com um público de muitas etnias que vivem em Manaus. “Apesar do pouco tempo à frente da secretaria, fico muito feliz pela relevância do evento. A questão indígena em Manaus é histórica, se a gente andar pelo museu, a gente vai ver urnas de mil anos atrás. Então, eu convido a população de Manaus a conhecer suas origens”, afirmou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, destacou que a Prefeitura de Manaus elegeu a pauta indígena como uma de suas marcas e, nesses últimos dois anos de gestão promoveu ações importantes de valorização e reconhecimento, como a criação do memorial da Aldeia Indígena, a inauguração do cemitério indígena de Manaus e a criação do projeto Mostra de arte indígena de Manaus, já em sua terceira edição. “Esse processo tem contribuído para que as populações indígenas de nossa cidade sejam reconhecidas e a sociedade acolha seu passado ancestral”, relembrou.

Apontando que o exemplo desse compromisso é mais essa celebração do Dia dos Povos Indígenas, com o lançamento do catálogo dos artistas de 2022, e o chamamento para a terceira edição de 2023, Telles afirma que o trabalho de promoção da ancestralidade indígena de Manaus tem sido um dos pontos mais importantes das atividades culturais promovidas pela Manauscult e Concultura.

“O propósito tem sido resgatar essa memória de nossa gente, gerar oportunidade de trabalho e principalmente reconhecer a importância cultural das populações indígenas que vivem em Manaus. Com essas ações, novos talentos estão surgindo, testemunhando a riqueza das expressões artísticas indígenas”, encerrou Telles.

Programação

O evento contou com a palestra “Reconhecimento e Valorização das Culturas Indígenas”, ministrada pela coordenadora Marcivana Sateré-Mawé, da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime); e o discurso do Conselheiro de Cultura Étnica, Ludimar Gonçalves. Os dirigentes da Manauscult e Concultura fizeram a distribuição dos catálogos da 2ª Mostra Indígena de Manaus: Minha Cultura. Ainda na ocasião, os dirigentes lançaram o chamamento para a Mostra de arte indígena deste ano, que acontece em outubro, mês do aniversário da cidade de Manaus.

O artista plástico, Jaime Diákara Dessana, mestre e doutorando em antropologia cultural, um estudioso da cultura de seu povo, ganhou reconhecimento internacional a partir de suas obras na primeira exposição.

“A nova gestão municipal é como uma canoa literária indígena, com suas filosofia e literatura cósmica. O prefeito David Almeida começou junto com professor Tenório Telles uma nova política cultural, trazendo uma nova perspectiva, dando significado e sentido nessa nova metodologia para a sociedade amazonense, abrindo um diálogo histórico com os artistas indígenas”, ressaltou Jaime, que por meio da Mostra começou a pintar e a vender telas nos Estados Unidos e Alemanha, divulgando seu trabalho.

O Clã Marikaua, da etnia Kokama, é um dos destaques da exposição desde o início com a apurada técnica da marchetaria. O dirigente do grupo é o cacique Kokama, Tchanpan Marikawa. “O dia 19 de abril marca uma data especial para relembrar a luta de nossos antepassados que lutaram muito. Hoje, conquistamos um espaço importantíssimo junto ao poder municipal, uma oportunidade para divulgar os nossos trabalhos e gerar renda para as famílias indígenas que residem na cidade de Manaus”, afirmou.

Mostra 2023

Durante a comemoração, foi anunciada a realização da 3ª Mostra de Arte de 2023, no mês do aniversário de Manaus, e o convite público para os artistas indígenas apresentarem seus trabalhos e confirmarem suas participações em mais uma nova edição.

O evento faz parte do calendário oficial da cidade e abre as comemorações de aniversário como uma homenagem da prefeitura às populações ancestrais que fundaram e vivem em Manaus. A Mostra de 2022 teve a participação de 26 artistas de 12 etnias, ultrapassando o primeiro ano.

— — —

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura 

Fotos – Aguilar Abecassis / Semcom 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAAvQA

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Bairro Coroado recebe Cmei Dilsen Alves revitalizado pela Prefeitura de Manaus
Próximo artigo Segurança Pública: Nove pessoas são presas durante patrulhamentos realizados nas últimas 24 horas

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza revitalização de praças em 22 pontos da cidade neste sábado

2 horas atrás

Semulsp coordena limpeza da orla de Manaus em três frentes com parceiros e voluntários

2 horas atrás

Manaus está em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até as 20h deste sábado

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta sistema de drenagem profunda na rua Santa Clara para escoamento das águas pluviais

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de rede de drenagem profunda na rua São Cristóvão após reparos da concessionária

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recapeamento em Manaus na rua Desembargador Gaspar Guimarães no bairro da União

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica no beco Ivo Amazonense para melhorar mobilidade e segurança

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus apresenta resultados da Educação de Jovens e Adultos que impactaram mais de 17 mil alunos em 2025

1 dia atrás

Operação Natal mobiliza 300 agentes do IMMU em Manaus para fiscalizar trânsito e estacionamento durante dezembro

1 dia atrás

Manaus alcança 5,5 milhões de metros quadrados licenciados com novos alvarás de construção até outubro de 2025

1 dia atrás

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza 11ª reunião ordinária em mirante de Manaus e elege nova presidência

1 dia atrás

Exposição Olhares do Parque das Tribos reúne 20 fotografias de jovens indígenas em Manaus até 28/12

1 dia atrás
IMMU realiza operação de fiscalização de transporte complementar e táxis na zona Sul de Manaus com autuações e apreensão
Prefeitura de Manaus informa suspensão temporária no atendimento das USFs Santa Luzia e S-32
Prefeitura de Manaus informa suspensão temporária no atendimento das USFs Santa Luzia e S-32
Prefeitura de Manaus anuncia interrupção atendimento USFs Santa Luzia e S-32 a partir de 28/11 para manutenção preventiva
USF Arthur Virgílio Filho suspende atendimentos temporariamente para obras no telhado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?