Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista
Manaus

Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista

A palestra com o tema “A Biblioteca como espaço da palavra e da memória”, foi proferida pelo presidente do Concultura, Tenório Telles. Ele destacou a longa jornada da comunicação humana até chegar no ápice da sofisticação que é a palavra e o livro.

“Aqui é um espaço muito especial dedicado à formação das gerações que comandam e comandarão nossa sociedade. Um lugar de memória e conhecimento que cada vez mais precisa ser valorizado e cultuado por todos nós”, disse Telles.

O diretor de Cultura da Manauscult, Jonathas Ribeiro, abriu oficialmente o evento comemorativo do aniversário de criação (2/1/1967) da biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista, ressaltando a importância do equipamento cultural para a cidade e falou das melhorias que o espaço já está recebendo na gestão do prefeito David Almeida.

“Desde a reabertura de fato desta grande biblioteca, que esta gestão tem se esforçado em oferecer à população muito mais que uma biblioteca, e sim, um centro cultural com espaços para as artes”, ele revelou, ainda, que em breve serão levados pontos de leitura para todas as zonas da cidade.

O presidente do Clube Literário do Amazonas (Clam), escritor Álvaro Smont, ressalta que a biblioteca pública tem a missão de transmitir a memória, o conhecimento entre gerações, além de ser um ícone para o município de Manaus.

“O acervo é especial com títulos regionais, e com grande acervo bem diversificado, com muitos autores regionais. Com certeza a maioria deles está aqui, como Elson Farias, Astrid Cabral, Leyla Leong, e muitos outros”.

Espaço resgatado

Depois de mais de dez anos fechada, a biblioteca pública municipal João Bosco Pantoja Evangelista foi entregue à população, em 15 de julho de 2021, pela Prefeitura de Manaus, via Concultura, com seu acervo de mais de 32 mil livros e com grandes autores da literatura regional, além de contar com mostra de quadros de pintores amazonenses como Moacir Andrade, Jair Jacqmont, Monik Ventilari e Ericky Nakanume, tornando-se o NOVO centro cultural da capital.

Quanto ao acervo de pinturas, a diretora da biblioteca, Silene Lima, explica que são oriundas do museu de Manaus e do Acervo de Arte Municipal. São seis telas colocadas estrategicamente nos espaços de maior circulação de pessoas, como na escada principal que possui uma grande tela com paisagem amazônica, de Moacir Andrade.

A diretora lembra que os espaços especiais da biblioteca podem servir para exposições de artes, a exemplo do hall, varanda superior e outra sala ampla, desde que sejam solicitados com antecedência e justificada relevância cultural.

— — —
Texto – Divulgação / Concultura
Fotos – Joao Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAn7My

Notícias relacionadas

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reinauguração de escola municipal marca abertura do ano letivo em comunidades do rio Negro
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reforça importância de atividades físicas para a prevenção de doenças

Mais notícias desta categoria

PMM leva serviços essenciais à população na Ponta Negra

10 horas atrás

Sine Manaus oferta 412 vagas de emprego nesta segunda–feira

14 horas atrás

PMM realiza manutenção da arborização no CSU do Parque 10

1 dia atrás

Com ação rápida, Prefeitura de Manaus corrige rompimento e recupera drenagem na avenida Umberto Calderaro Filho

1 dia atrás

Prefeitura reforça planejamento urbano com Pedro Paulo Cordeiro na vice-presidência do Implurb

1 dia atrás

PMM avança na construção da primeira Fundação Municipal do Transtorno do Espectro Autista do Brasil e reforça políticas de inclusão

2 dias atrás

Equipe da Semsa Manaus faz visita técnica ao Serviço de Verificação de Óbitos do Ceará

2 dias atrás

Prefeitura impulsiona crescimento do transporte coletivo com medidas que beneficiam usuários e atingem a média diária de 512 mil passagens em Manaus

2 dias atrás

Pesquisa do Procon Manaus aponta redução de mais de 4% no valor da cesta básica em abril

2 dias atrás

PMM avança com recuperação asfáltica no bairro Cidade Nova

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus implanta estruturas de grande porte

2 dias atrás

Prefeitura intensifica segurança nos transportes coletivos

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus realiza seletiva de atletismo da DDZ Leste 1 para a 27ª edição das Municipíadas
27ª edição das Municipíadas: Seletiva de atletismo da DDZ Leste 1
Prazo para prestação de contas da Pnab
Mais de 180 professores da educação infantil participam de formação on-line de robótica
Prefeitura tem alta de 25% no volume de atendimento no sistema de licenciamento urbano em março
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?