A Prefeitura de Manaus, Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), avança com as ações de revitalização urbana, a partir da retirada de fios e cabos obsoletos, alcançando a marca de 8 toneladas de material removido em toda a cidade. Nesta quinta-feira, 13/11, as equipes estiveram no bairro Compensa, zona Oeste, em frente à sede da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), na primeira intervenção fora da área central.
A iniciativa integra o programa “Mutirão no Bairro”, lançado pelo prefeito David Almeida, que reúne o trabalho conjunto de 16 secretarias e órgãos municipais, com apoio da Amazonas Energia e de empresas de telefonia, internet e lógica. A ação tem como objetivo ordenar a fiação aérea, reduzir a poluição visual e promover mais segurança urbana.
Nas últimas semanas, a operação contemplou importantes vias comerciais do Centro, como as ruas Marcílio Dias, Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marechal Deodoro, Quintino Bocaiúva, além da travessa do Comércio e da avenida Eduardo Ribeiro, entre as ruas 7 de Setembro e Floriano Peixoto.
“Esta ação no bairro Compensa, ao lado da feira e do acesso à Semulsp, é uma continuidade das nossas iniciativas contra a poluição visual. Já retiramos mais de sete toneladas e meia de cabos no Centro e, agora, levamos o mesmo trabalho para outros bairros. A ideia é tornar essa ação contínua, alcançando áreas comerciais, como o Parque 10, Vieiralves e Jorge Teixeira”, destacou o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto.
O Implurb continuará com novas etapas de revitalização, ampliando as frentes de atuação no Centro e priorizando ações voltadas ao urbanismo, segurança e valorização dos espaços públicos. Após a conclusão das atividades centrais, novas operações serão realizadas em bairros já mapeados pelas equipes técnicas.
Além da melhoria estética e da segurança, a ação reforça o compromisso da gestão do prefeito David Almeida com a modernização da infraestrutura urbana e o fortalecimento das áreas históricas da cidade, dentro de uma agenda ampla de requalificação e reocupação ordenada dos espaços públicos.
— — —
Texto e fotos – Divulgação / Implurb
