Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus capacita médicos e enfermeiros para atuar no combate à hanseníase
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus capacita médicos e enfermeiros para atuar no combate à hanseníase
Manaus

Prefeitura de Manaus capacita médicos e enfermeiros para atuar no combate à hanseníase

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está capacitando médicos e enfermeiros da REDE municipal de saúde para atuar no combate à hanseníase. Promovido pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), em parceria com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), o Curso Básico em Hanseníase para a Atenção Primária vai alcançar 100 profissionais dos cinco Distritos de saúde (Disa) até o final deste semestre.

Reunindo 25 profissionais do Disa Oeste, Disa Rural e Disa Leste, a primeira turma do curso iniciou as atividades nesta segunda-feira, 10/4, na Sala de Reunião da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador (DVAE/Semsa), situada no bairro da Paz, zona Oeste. Com carga horária de 20 horas, distribuídas em cinco dias, a formação segue até a quinta-feira, 13/4, e se encerra na próxima segunda-feira, 17/4, sempre das 8h às 12h. Outras três turmas vão receber a capacitação até o final de junho.

A chefe do Núcleo de Controle de Hanseníase (Nuhan/DVAE), Ingrid Simone Alves dos Santos, ressalta que a Semsa vem reforçando, ao longo dos últimos anos, as ações de capacitação com foco na detecção em tempo oportuno de casos novos de hanseníase.

“Com essa capacitação, estamos conseguindo qualificar nossas unidades de saúde em relação à detecção de casos. Anteriormente, os pacientes iam até a Fundação Alfredo da Matta para realizar atendimento. Hoje, as unidades de saúde da Semsa estão fazendo abordagens, realizando exames de pele, e enviando para os consultórios os pacientes com suspeita de hanseníase”, aponta.

De acordo com a chefe do Nuhan/DVAE, os médicos e enfermeiros participantes do curso recebem informações sobre o manejo clínico da hanseníase e aprendem como fazer a detecção da doença e a avaliação dos pacientes.

“Estamos com quatro turmas sendo capacitadas para viabilizar a busca ativa e a detecção de casos em tempo oportuno e, com certeza, chegarmos à quebra da cadeia de transmissão e à eliminação da doença”, assinala.

A agenda do Curso Básico em Hanseníase para a Atenção Primária segue até o final deste semestre, com novas turmas dos dias 24 a 27/4 e dia 2/5, reunindo profissionais de saúde do Disa Oeste, Disa Rural e Disa Leste; de 12 a 16/6, com trabalhadores do Disa Norte e Disa Sul; e de 19 a 23/6, com médicos e enfermeiros do Disa Norte e Disa Sul. Cada turma terá 25 participantes.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ufam e Conselho Estadual do Idoso no Amazonas realizam cerimônia de abertura do curso de capacitação para criação dos Conselhos Municipais  
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recupera sistema de drenagem no bairro Cachoeirinha

Mais notícias desta categoria

PMM repudia furto e vandalismo no complexo viário Rei Pelé

9 horas atrás

Seleção de profissionais para Campanha de Vacinação Antirrábica

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

1 dia atrás

Obras do ‘Plano de Verão’ da prefeitura transformam rua Santa Bárbara, no Tarumã

1 dia atrás

Mutirão da Prefeitura de Manaus avança no Centro com ações de recuperação viária

1 dia atrás

Prefeitura abre cadastro para lote exclusivo de ingressos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ para PcDs na próxima semana

1 dia atrás

Inscrições para o Corpo de Dança de Manaus na segunda-feira, 18

1 dia atrás

Ageman cede tablets ao Procon Manaus

1 dia atrás

Prefeitura realizou 127 notificações para ordenamento no Centro

1 dia atrás

‘Sarau para um Imortal’ em homenagem a Márcio Souza

1 dia atrás

Prefeitura anuncia pontos de troca de pulseiras para o ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

1 dia atrás

PMM leva atendimento do Sine a pessoas em situação de rua

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus promove oficina de Figurino Audiovisual com Maira Cruz pelo Promfac
Prefeitura de Manaus intensifica obras do programa ‘Mutirão no Bairro’ no Centro
Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem na zona Norte
Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no bairro Petrópolis
Inscrições para a Aula-Show Gastronômica do ‘#SouManaus 2025’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?