A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), segue o cronograma de obras de intervenção viária pela cidade. Uma das maiores intervenções em andamento é na avenida Djalma Batista, entre a Universidade Paulista (Unip) e a rodoviária, um dos maiores gargalos de trânsito da cidade. Esta obra, que visa a criação de uma faixa adicional e a solução do congestionamento, será concluída até agosto deste ano, conforme determinação do prefeito David Almeida.
Além dessa, outras intervenções são realizadas em pontos críticos, como os cruzamentos e trechos das avenidas Belo Horizonte, Djalma Batista, Constantino Nery, entre outras. Na última sexta-feira, 21/2, os trabalhos avançaram na avenida Pedro Teixeira, zona Oeste, com a aplicação de asfalto e a remoção do canteiro central da interseção com a Coronel Teixeira. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego e reduzir a retenção, além de otimizar a infraestrutura com a implantação de drenagem superficial, meio-fio, sarjetas, calçadas e rampas de acesso.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, a intervenção na Pedro Teixeira foi executada de forma rápida, em um prazo de 48 horas, e realizada durante a madrugada para não impactar o trânsito. “Essa obra vai permitir a passagem de um veículo adicional, o que otimiza o fluxo no sentido bairro-Centro, trazendo mais comodidade aos motoristas”, explicou o vice-prefeito. Ele também destacou que a intervenção integra um conjunto de 21 obras em pontos críticos da cidade.
Renato Junior mencionou, ainda, que intervenções como as realizadas na Djalma Batista, Constantino Nery, Pedro Teixeira, avenida Loris Cordovil e rua da Indústria já reduziram em até 23 minutos o tempo de deslocamento durante uma hora de trânsito parado. “Uma intervenção na avenida Max Teixeira com a rua São Judas Tadeu iniciou na última sexta-feira, 21/2, um ponto que sofre com congestionamentos que podem chegar a 40 ou 50 minutos nos horários de pico. Outras obras também estão em andamento, como o alargamento do acesso entre a avenida Coronel Teixeira e a avenida Pedro Teixeira”, completou.
“As pessoas que passam por essas vias, seja de transporte coletivo ou em seus próprios veículos, vão sentir a diferença no dia a dia. A intervenção na Max Teixeira já começou e será entregue nos próximos sete dias. Estamos atuando em parceria com a equipe da Seminf para a execução da obra e com o IMMU para ajustes semafóricos e sinalização”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Mais mudanças
Outras importantes obras estão previstas, como a intervenção na avenida Mário Ypiranga Monteiro, entre a Unip e a rodoviária, com a solução de um gargalo de trânsito. A obra, que inclui a demolição de imóveis para a ampliação da via e a criação de uma faixa adicional, deve começar até agosto de 2025.
Renato Junior também anunciou a ativação de um novo semáforo na avenida Umberto Calderaro Filho com a Belo Horizonte, com início da operação neste domingo, 23/2. A mudança visa melhorar a segurança e a fluidez do trânsito na área, que já foi palco de diversos acidentes.
Além dessas intervenções, a prefeitura está revitalizando vias como a rua São Judas Tadeu com a avenida Max Teixeira e o complexo viário Rei Pelé, na zona Leste. Essas ações visam reduzir congestionamentos e promover maior segurança e mobilidade urbana para os cidadãos.
As obras fazem parte do esforço contínuo da gestão do prefeito David Almeida para transformar Manaus em uma cidade mais acessível e eficiente, garantindo melhores condições de deslocamento para motoristas e pedestres, e promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano.
— — —
Texto – Naira Nascimento/IMMU