Encontro 28ª Edeja reuniu projetos, premiações e resultados da educação de jovens e adultos em 2025.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, na noite de quinta-feira, 27/11, a 28ª edição do Encontro dos Diretores da educação de jovens e adultos (Edeja) no auditório da Semed, localizado na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. O evento apresentou ações e projetos desenvolvidos em 2025 que impactaram mais de 17 mil estudantes da EJA da REDE municipal.
Premiações e ações destacadas
Durante a cerimônia, foram premiados estudantes, professores e gestores que se destacaram na 18ª edição da Olimpíada de matemática da educação de jovens e adultos (Olimeja), com entrega de notebooks e troféus. A olimpíada tem como foco estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas do cotidiano.
Também houve reconhecimento dos destaques da 13ª edição do Círculo de Leitura e Escrita na EJA, com troféus, medalhas de menção honrosa, certificados e brindes, estratégia que contribui para o fortalecimento da leitura como instrumento de transformação social.
Em 2025, participaram da Olimeja aproximadamente 3.750 estudantes das 4ª e 8ª etapas, e cerca de 14 mil estudantes integraram o Círculo de Leitura e Escrita na EJA. A 11ª edição das Municipíadas Noturnas da Semed, destinada aos estudantes do 1º e 2º segmentos da EJA, contou com 943 alunos inscritos em 2025.
Declarações da gestão
Conforme o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar, ‘Este é um momento de reconhecermos todo o esforço da equipe gestora, dos pedagogos e dos professores para oferecer aos nossos estudantes metodologias de ensino que atendam às necessidades da EJA. Essas estratégias qualificam ainda mais a modalidade, contribuindo para o exercício da Cidadania’.
A gerente da educação de jovens e adultos da Semed, Alina Bindá, ressaltou a importância da celebração: ‘A integração das premiações à 28ª Edeja reforça o valor do trabalho coletivo na gestão da EJA, reconhecendo o compromisso das equipes escolares que constroem diariamente espaços de aprendizagem e esperança. Mais que uma solenidade, esta noite foi de emoção, reflexão e valorização das trajetórias que compõem a modalidade’.
escolas premiadas e resultados na zona rural
Cinco escolas foram reconhecidas pelo desempenho nas Municipíadas Noturnas. Entre as unidades premiadas, a escola municipal Deputado Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, localizada no ramal do Pau-Rosa, BR-174, zona rural, conquistou o 1º lugar na 13ª edição do Círculo de Leitura e Escrita.
O gestor da unidade, Edil Sebastião Gama, afirmou: ‘Para a escola, essa conquista confirma o dever cumprido. Trabalhamos muito com nossos alunos e tivemos grandes ganhos pedagógicos. Cerca de 80% dos livros produzidos na ação foram escritos por eles, o que desenvolveu significativamente a leitura e a escrita. Para nós, isso é muito compensador e motivo de grande alegria’.
Créditos
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Divulgação / Semed
Assuntos nesse artigo:
#educacaodejovenseadultos, #eja, #Semed, #prefeiturademanaus, #edeja, #olimeja, #circulodeleituraeescrita, #olimpiadadematematica, #municipiadasnoturnas, #Manaus, #avenidamaceio, #parque10denovembro, #ramaldopaurosa, #br174, #notebooks, #trofeus, #medalhas, #certificados, #alunos, #gestores


