Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus apresenta ‘Nosso Centro’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus apresenta ‘Nosso Centro’
Manaus

Prefeitura de Manaus apresenta ‘Nosso Centro’

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), apresentou, nesta quarta-feira, 3/3, o programa “Nosso Centro”, durante a 10ª Reunião da REDE Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, em uma videoconferência com os membros participantes de mais de 9 cidades.

Durante a reunião, foram abordados os detalhes sobre o centro histórico e antigo, ciclo da borracha, o projeto Zona Franca de Manaus e as potencialidades do ambiente: a paisagem natural e o potencial de paisagem construída, a chamada “Paris dos Trópicos”.

O diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, explicou que o “Nosso Centro” tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais história”, e se soma a um conjunto arquitetônico de grande relevância para a capital.

“O programa de Manaus combina habitação, reabilitação, patrimônio, resgate da ancestralidade indígena, mas também tem questões para garantir que as pessoas voltem a ocupar e morar no Centro, sendo cada vez mais um lugar de Cidadania e autoestima, além de espaço de turismo para quem chega e visita. Pelas etapas, começamos pela orla e vamos adentrando no tecido urbano”, comentou o arquiteto.

O programa de Manaus fortalece a identidade do centro da capital amazonense, com melhorias para regeneração urbana. “As gestões públicas têm que ter o compromisso com a cidade. E é preciso destacar o investimento feito pelo prefeito David Almeida que bancou as ideias do programa e do Implurb, com recursos próprios municipais, e que teve a sensibilização para o bem de Manaus”, complementou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Equipamento

“Em poucos pontos da cidade se PODE admirar o rio. Resolvemos então criar um grande equipamento para fomentar a reocupação desta área – o mirante Lúcia Almeida. A grande edificação tem mais de 5 mil metros quadrados de área construída e vai abrigar restaurantes, lojas, quiosques, auditório, espaços para exposições e o apelo da contemplação da paisagem. Fomos perdendo a conexão com a natureza, mesmo com tantos rios e igarapés e da arborização. A ideia é fazer essa reconexão, o que acontece em outros projetos da prefeitura”, explicou Pedro Paulo.

Outro imóvel apresentado na reunião foi o Casarão Thiago de Mello, também com projeto arquitetônico do Implurb. O casario está com a reforma concluída e receberá ocupação de exposição do acervo do poeta amazonense Thiago de Mello.

Em produção

Dentro do programa “Nosso Centro”, a atenção da Prefeitura de Manaus também está voltada para a habitação de interesse social, com o projeto de um conjunto habitacional. Ainda existem os trabalhos para o museu do Porto, a casa de máquinas, um imóvel tombado, e a chamada Casa Vermelha, um anexo. Ambos foram selecionados para o NOVO PAC Seleções do governo federal.

REDE

Com foco na troca de experiências e cooperação mútua entre cidades com programas focados na reabilitação e revitalização de centros históricos, a Prefeitura de Manaus integra a nova REDE Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, que reúne secretários e gestores de 9 capitais de todas as regiões do Brasil.

A REDE brasileira tem foco, de início, numa cooperação entre as cidades do Recife, Manaus, Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Contudo, no decorrer do projeto, outras cidades brasileiras poderão se somar à iniciativa.

A formação do grupo técnico e de gestão foi idealizada pela Prefeitura de Recife. A capital de Pernambuco desenvolve o programa Recentro, de revitalização e modernização da área central da cidade.

— — —

Texto – Claudia do Valle / ImplurbFotos – Phil Limma / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBjUAR

  

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Diego Afonso acompanha entrega de indenizações para famílias atendidas pelo programa Amazonas Meu Lar
Próximo artigo Dr. Daniel Vasconcelos protesta contra reajuste de 1,79% para servidores da saúde

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus promove evento de valorização dos estagiários

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza drenagem e passeio público

13 horas atrás

Prefeitura recupera drenagem no bairro Praça 14 de Janeiro

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza rua Doutor Amadeu Furtado

14 horas atrás

Prefeitura reafirma adesão ao 2º ciclo do programa do Unicef

14 horas atrás

Prefeito David Almeida anuncia 2º Megafeirão de Empregabilidade

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza 9º Simulado Pró-Saeb

15 horas atrás

Prefeitura reforça sinalização para salvar vidas no trânsito

15 horas atrás

Prefeitura intensifica ações do ‘Outubro Rosa’

16 horas atrás

PMM participa de audiência pública sobre acessibilidade na capital

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça ações de prevenção à sífilis em campanha no ‘Outubro Verde’

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus reforça compromisso com a inclusão
Prefeitura de Manaus contempla moradores do bairro Petrópolis
Prefeitura realiza manutenção viária no bairro Novo Aleixo
Prefeito David Almeida reinaugura maior Cras de Manaus
Livro de escritor local é lançado em escola da Prefeitura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?