Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus alerta para distanciamento de embarcações na praia da Ponta Negra
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus alerta para distanciamento de embarcações na praia da Ponta Negra
Manaus

Prefeitura de Manaus alerta para distanciamento de embarcações na praia da Ponta Negra

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Durante o período carnavalesco e com o maior fluxo de banhistas no complexo turístico Ponta Negra, a Prefeitura de Manaus reforça os alertas de segurança à população e à salvaguarda da vida, reafirmando os protocolos e medidas do uso correto da praia, com o distanciamento de embarcações, como lanchas e jet ski, que deve ser de 200 metros.

Situações de risco têm sido verificadas e acompanhadas pela comissão que atua na gestão do parque, fazendo inclusive o acionamento da Marinha do Brasil. Neste sábado, 18/2, uma lancha estacionou nas margens da praia durante o início da noite. As duas pessoas na embarcação foram orientadas a não usar a praia para atracar, pois, não é permitido.

“Todos que usam barcos e jet ski nas proximidades da Ponta Negra devem manter uma distância determinada e evitar colocar os banhistas e a si próprios em qualquer situação de risco. Nossa maior preocupação é a segurança de todos que frequentam o complexo e a praia. E quando necessário sempre acionamos a capitania e a Marinha”, disse o subcoordenador da comissão do parque, Alfredo Cesar Freitas.

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental tem intensificado ações de inspeção naval com a liberação de praias após o período mais duro da pandemia.

Denúncias

Para informações, denúncias ou orientações, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, e 185 (Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais).

As inspeções ocorrem, principalmente, na região do Tarumã e nos principais pontos turísticos como Ponta Negra, praia da Lua, praia do Tupé, praia Dourada e Prainha.

Além das atividades de fiscalização, os militares conscientizam e orientam os motonautas e embarcações quanto ao cuidado com os banhistas, mantendo a distância de 200 metros das praias, conforme as Normas da Autoridade Marítima (Normam 03 e 07 /DPC) e a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas (Normam 03 e 05/DPC).

Durante as fiscalizações, são verificados aspectos como documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros), além do limite da lotação da embarcação. Nas abordagens, rotineiramente os inspetores navais ressaltam a importância do uso de equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura, como o colete salva-vidas.

Proibições

Com o aumento de frequentadores, a coordenação alerta para a segurança e o bom uso do complexo, lembrando os itens proibidos no parque. 

Garrafas de vidro são proibidas na praia por questões de segurança, por serem perfurocortantes. Em média, a comissão que atua na gestão do complexo tem feito a apreensão e recolhido entre 150 e 180 garrafas por semana. Os permissionários que trabalham no complexo são proibidos, por contrato, de vender bebidas engarrafadas em vidro. A orientação é que o público frequentador não leve para o espaço, garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos.

A indicação é que façam uso de garrafas plásticas para transportar bebidas. A comissão que coordena a gestão do parque, faz diversas abordagens orientando e apreendendo os objetos proibidos. O trabalho é feito como orientação e informação, e as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. 

Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras. “Solicitamos ainda que pessoas com seus cães de estimação não entrem no rio com os animais. O espaço é público e muitos frequentadores ficam incomodados em tomar banho com cachorros ao lado. A segurança e o bem-estar de todos são nossas maiores preocupações”, afirmou o coordenador da comissão do parque, Alberto Maciel.

Acesso

O acesso à praia do complexo é permitido de segunda a domingo, das 6h às 17h. A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.

Agentes de segurança, como Guarda Municipal e polícia Militar, atuam para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

Além do horário indicado para banho, até as 17h, e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O horário visa o bom uso da praia, uma vez que a visibilidade no rio Negro, de águas escuras, fica prejudicada com o anoitecer. Os salva-vidas estão no local até as 17h.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

— — —

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Foto – Antonio Pereira / Arquivo Semcom

Disponível em –  https://flic.kr/s/aHBqjzZjBB

Tags:BombeirosDenúnciasFiscalizaçãoManausmanchetePolíciaPolícia MilitarPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Primeira mapoteca doada à Ufam pela Prefeitura de Manaus tem catalogação concluída e material deve ser digitalizado
Próximo artigo Escolas do grupo especial desfilam no Sambódromo e comemoram o retorno da festa popular

Mais notícias desta categoria

Manaus envia mais de 29 toneladas de merenda escolar para 48 escolas ribeirinhas e garante alimentação por 30 dias

6 horas atrás

Reordenamento de estudantes em Manaus realoca cerca de 100 alunos para escola municipal no bairro Alvorada 1

9 horas atrás

Concretagem avança na encosta da avenida Mário Ypiranga em Manaus para reforçar talude

10 horas atrás

Programa Manaus Acolhe amplia atendimentos e reforça proteção da vida e dignidade em Manaus em 2025

11 horas atrás

Programa Manaus Acolhe consolida ações de proteção social em Manaus em 2025 com 3.100 atendimentos

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus orienta atualização vacinal para viajantes e emissão do CIVP antes de viagens

11 horas atrás

Manaus inicia oferta do implante subdérmico com prioridade a adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia ações do Janeiro Branco com atendimentos e prevenção da saúde mental em mais de 70 unidades municipais

12 horas atrás

Vazamento de água em avenida Ivanete Machado provoca buraco e gera notificação à concessionária em Manaus

12 horas atrás

Recadastramento 2026 convoca aposentados e pensionistas de Manaus; pagamento pode ser suspenso por ausência

12 horas atrás

Sine Manaus oferece 745 vagas de emprego em várias áreas com atendimento nesta quinta-feira

13 horas atrás

Maternidade Moura Tapajóz é apontada entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil em levantamento nacional

13 horas atrás
Licenciamento urbano de Manaus registra alta de 13% em 2025 e soma 67,5 mil atendimentos
Prefeitura de Manaus apresenta a nova sede do Implurb no parque Mosaico e reforça modernização do serviço público
Manaus licencia quase 21 mil metros quadrados com Alvará de Construção Mais Fácil e reduz tempo de emissão para minutos
Recuperação asfáltica na Travessa Manaus 2000 devolve trafegabilidade ao Japiim
Entrega de alimentos para 29 escolas ribeirinhas do rio Negro inicia com 19 toneladas destinadas ao ano letivo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?