Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus ajusta tramitação para receber processos para estações do 5G
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Municipal > Prefeitura de Manaus ajusta tramitação para receber processos para estações do 5G
Gestão Municipal

Prefeitura de Manaus ajusta tramitação para receber processos para estações do 5G

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Manaus está entre as 15 capitais brasileiras que terão o prazo máximo de ativação da tecnologia 5G pura (standalone) prorrogado em 60 dias, até o dia 27 de novembro, conforme cronograma divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Enquanto aguarda a agência e as operadoras disponibilizarem a tecnologia na cidade, a Prefeitura de Manaus se adiantou para a chegada do 5G com legislação específica para receber o sinal.

 

 

O licenciamento das estações rádio-base (ERBs) é feito pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “Com a entrada em vigor da nova lei, incluindo o 5G, o Implurb passou a trabalhar nos fluxos internos e tramitação dos processos no ato de licenciamento. Os processos que já estavam tramitando, de outras ERBs, foram realinhados, conforme a nova legislação em vigor, de acordo com orientação da nossa Procuradoria Jurídica”, explicou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

 

Os novos pedidos serão automaticamente enquadrados na legislação. Dentro das áreas técnicas, o Instituto está preparado para receber as demandas. “Estamos trabalhando na tramitação para manter a celeridade, rapidez e desburocratização que a nova lei prega. E ao identificar algum fluxo que precisa ser ajustado, faremos dentro dos parâmetros para manter a agilidade. Nossos analistas, setor de atendimento, Diretoria de Operações (Diop) e administrativo estão nivelando as informações e fazendo os ajustes necessários”, completou Claudemir Andrade.

 

Prazos

 

Segundo a Anatel, o prazo precisou ser adiado para novembro, porque as operadoras ainda aguardam a chegada de equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o sinal do 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite. Caso o trabalho de instalação de antenas e filtros avance, a Anatel pode liberar o sinal antes.

 

No site do Implurb, já está disponível o requerimento padrão para abertura de processo de licenciamento para estações rádio-base (ERBs), atendendo a nova lei municipal 17/2022, que dispõe sobre o procedimento de instalação de infraestrutura de suporte para ERB “autorizada e/ou homologada pela Anatel”.

 

O requerente deve acessar a Lista de Documentos, onde vai encontrar no item 3, “Aprovação, licença de obra, certidões, regularização e Habite-se”, o subitem 3.9, para as estações, incluindo a nova modalidade de pequeno porte mini, incluída para atender a tecnologia 5G.

 

Junto ao requerimento padrão estão ainda a lista de documentos necessários para apresentação no licenciamento e o Termo de Responsabilidade e Declaratório, uma vez que o procedimento passou a ser autodeclaratório diante da existência de responsável técnico e ou representante legal devidamente documentado.

 

Licença

 

A prefeitura é o órgão licenciador e apenas aprova as instalações físicas para os equipamentos, mas sua funcionalidade e funcionamento ficam sob total responsabilidade das operadoras do sistema e da Anatel. As empresas concessionárias são responsáveis por buscar a ativação dos sinais de internet junto à agência nacional.

 

Dentro do novo requerimento padrão para abertura de processo para ERBs, o requerente tem que observar as informações de preenchimento obrigatório, incluindo dados de CPF/CNPJ e contatos; dados do imóvel de instalação, como endereço, CEP e IPTU; tipo de estação (ERB, ERB móvel e/ou ERB móvel de pequeno porte mini); quantidades de torres e de ERBs; além de dados do responsável técnico, com números de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT); e outros.

 

Nova lei

 

Desde 1º de junho, após sanção do prefeito David Almeida, entrou em vigor a lei complementar 17/2022, que dispõe sobre o procedimento de instalação de infraestrutura de suporte para ERBs na capital.

 

Uma das grandes alterações é que o procedimento passa a ser autodeclaratório, dando mais agilidade à tramitação junto ao Implurb, que licencia as ERBs. Após protocolar o processo com a documentação exigida e pagar as taxas, a instalação poderá ser executada.

 

Já em vigor, a lei revogou artigos da legislação municipal sobre Normas de Uso e Ocupação do Solo (lei 1.838/2014) e do Código de Obras (lei complementar 003/2014), presente no Plano Diretor.

 

Para dar mais celeridade e ser modernizada, a legislação coloca Manaus entre as cidades prontas para receber a tecnologia 5G, conforme os parâmetros urbanísticos atuais no Brasil.

 

O Implurb já está fazendo a leitura de processos com legislação atualizada. As solicitações de instalações de ERBs fora das zonas urbanas e das zonas de transição estão isentas de pagamento de licenciamento, sendo obrigatório a formalização de processo para fins de cadastro.

 

A fiscalização vai competir, em casos de inveracidade de informações apresentadas pelo requerente, profissionais habilitados e técnicos responsáveis, aos Conselhos de Engenharia (Crea-AM) e de Arquitetura e Urbanismo (CAU-AM), após formalização do órgão licenciador. Também serão razão de ofício casos de deficiência do projeto, execução, instalação e manutenção.

 

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

 

Fotos – Divulgação / Implurb

Em anexo. 

The post Prefeitura de Manaus ajusta tramitação para receber processos para estações do 5G appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaFiscalizaçãoManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza segunda edição do ‘Sabadão da Saúde’
Próximo artigo Prefeitura leva serviços de saúde para comunidade indígena na zona Leste de Manaus

Mais notícias desta categoria

736A3990 1024x683 bPCbzv

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

8 meses atrás
BANNER NOTA z2fVDZ

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

8 meses atrás
Novembro 14 Nota feriado 2 i2Ti4S

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

8 meses atrás
54147526362 6c2fb22063 c bYqltt

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

8 meses atrás
54148497636 13bc7c0072 c vSwZm8

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

8 meses atrás
54146301486 9ff3955579 c Yno0Xf

Prefeito David Almeida vistoria obras na avenida Mário Ypiranga e comprova celeridade dos serviços

8 meses atrás
54145622777 fd1bfac7ce c HA9oMo

Prefeito David Almeida recepciona presidente norte-americano Joe Biden em Manaus e destaca a importância da visita

8 meses atrás
LIMP4 pQSZ10

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção e limpeza no Centro da cidade

8 meses atrás
54144768867 b6bbef2c97 c g9vz3Q

Prefeitura de Manaus alcança 55% de execução da obra na avenida Mário Ypiranga

8 meses atrás
Evento esportivo 1 8MpRp0

Encerramento da 24ª edição das Olimpíadas da Terceira Idade

8 meses atrás
736A2517 1024x683 lOwFez

Em 48 horas, prefeitura instala novas aduelas na Mário Ypiranga

8 meses atrás
54142689926 5bbc8551ea k cvdbQA

Mais de 10 mil pessoas prestigiam a primeira Parada Natalina

8 meses atrás

Resultado final do edital 002/2024 Macro da Pnab-Manaus

Prefeitura mantém serviços essenciais durante feriado do Dia da Proclamação da República

Plano de ação para melhorar serviços na zona portuária

Prefeito de Manaus participa da abertura do Urban 20 e G20 Social, no Rio de Janeiro, eventos que antecedem a Cúpula do G20

Linha de ônibus no Riacho Doce é alterada para obras de saneamento

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?