Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus abre Semana do Aleitamento Materno
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus abre Semana do Aleitamento Materno
Manaus

Prefeitura de Manaus abre Semana do Aleitamento Materno

6 meses atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Enfatizando a importância das redes de apoio para a amamentação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), realizou a abertura da “Semana do Aleitamento Materno” (SMAM), como parte das ações da campanha “Agosto Dourado”. A solenidade ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 13/8, na unidade de saúde da Família (USF) Gebes de Medeiros, situada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

A programação contou com palestras e rodas de conversa em torno de temas como a paternidade responsável, os cuidados com a saúde bucal do bebê, a importância da REDE de apoio familiar na amamentação e o registro civil de nascimento. Gestantes, puérperas, nutrizes, parcerias e comunitários em geral participaram das atividades, conduzidas por gestores e técnicos multiprofissionais da Semsa Manaus.

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Janaína Terra, ressaltou que a secretaria desenvolve ações de promoção do aleitamento materno ao longo de todo o ano, com reforço no mês de agosto, em referência ao “Agosto Dourado”, instituído no calendário oficial do município pela Lei nº 1.925, de 2014, e também à SMAM, que ocorre nos dias 1º a 7/8, em 120 países.

“Hoje estamos realizando a abertura oficial da campanha, mas desde o início do mês já vêm ocorrendo ações de incentivo ao aleitamento materno em todas as unidades da Atenção Primária, como rodas de conversa, palestras, exposições, entre outras atividades”, relata.

A coordenadora estadual do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) no Amazonas e presidente do Comitê Hospitalar de Aleitamento Materno da maternidade Moura Tapajóz (MMT), médica pediatra neonatologista Briza Rocha, ressaltou o papel dos profissionais de pediatria na promoção da amamentação, bem como de familiares, instituições e sociedade em geral.

“Com o apoio à amamentação na primeira hora de vida e a orientação para a amamentação exclusiva até o sexto mês, complementada com alimentação saudável até os dois anos ou mais, mudamos não só a vida da criança, da família, como também do planeta, pois amamentar é sustentável”, assinalou a pediatra.

Outra convidada da mesa de abertura, a representante do Ministério da saúde, Renara Guedes, que atua como ponto focal nas ações de amamentação e alimentação complementar saudável da pasta federal, destacou o tema da SMAM deste ano, “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, assinalando que a responsabilidade pela amamentação não é apenas da mulher, mas de toda a sociedade, no papel de compor um substrato de apoio ao aleitamento materno.

“Ela precisa não só do apoio da família, mas dos amigos, do ambiente de trabalho, precisa de creche, de licença-maternidade. Precisa de toda um sistema que dê sustentabilidade a essa amamentação, não só no viés ecológico, mas de ser sustentável ao longo do tempo”, pontuou.

Para Renara, além das unidades básicas, portas de entrada do Sistema Único de saúde (SUS) que atuam no cuidado às famílias com bebês, a amamentação requer participação intersetorial. “Só a saúde não dá conta, precisamos da educação, não só nas creches, mas na formação de profissionais que vão apoiar a amamentação, da assistência social e seus programas, do judiciário, do legislativo, enfim, todos os poderes envolvidos em torno do aleitamento”.

O oficial de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Matheus Rangel, destacou a estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas, para reconhecimento e apoio a unidades de saúde que priorizam a atenção a crianças e adolescentes.

“Essa estratégia encerrou um primeiro ciclo no ano passado e vai iniciar um NOVO no final de agosto. Queria agradecer à Prefeitura de Manaus, ao estado do Amazonas, pela parceria e esforço, além das mães, pais e famílias. Vamos juntos construindo a primeira infância dos nossos sonhos”, declarou.

A mesa de abertura contou também com a presença da diretora da Atenção Primária da Semsa, Sonja Alê Girão Farias; da diretora do Distrito de saúde (Disa) Leste, Rosângela Castro; e da representante da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), Aline Souza.

Orientação e cuidado

Após a solenidade, as gestantes, puérperas, nutrizes e parcerias que compareceram na USF Gebes de Medeiros participaram de rodas de conversa com profissionais da Semsa na “sala do mamaço”, montada na unidade para a ocasião. Além do bate-papo sobre temas ligados à amamentação, no espaço foi ofertada pintura corporal para gestantes e um cenário especial para fotos de mães com seus bebês.

Uma das participantes da roda na sala do mamaço foi Iara Campos, de 34 anos, que trazia no colo Lucas Ravi, de dois meses. Ela conta que o bebê, seu terceiro filho, teve alguma dificuldade para receber o peito no início, mas logo conseguiu começar a mamar. Na primeira gestação, ela lembra, os problemas foram maiores.

“Eu não sabia equilibrar o peso, não sabia a pega correta, tive o bico do peito machucado. Hoje está sendo mais tranquilo. Acho que eventos como esse ajudam para informar mães de primeira viagem, muitas que até nem têm uma REDE de apoio, como eu tenho, com minha irmã”, avaliou.

Estratégia

A programação de abertura do “Agosto Dourado” também incluiu um encontro com tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (Eaab), do método Canguru na APS, da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), da ação de apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA), Banco de leite Humano (BLH) e integrantes do Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam). A atividade ocorreu no turno da tarde, na faculdade Martha Falcão, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

O encontro tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde da esfera municipal e estadual, de Manaus e outros municípios, capacitados para atuar nas estratégias e ações do Ministério da saúde. No evento, eles discutiram ações para promoção, proteção e formas de apoio ao aleitamento materno.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCqx65

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319
Próximo artigo Entidades pedem aprovação de projeto do Senado sobre proteção de crianças em ambientes digitais

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus lança projeto de coleta seletiva de eletroeletrônicos com 62 PEVs e ecopontos mobilizados

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança para fase final da recuperação da drenagem na avenida Brasil em Compensa

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção de drenagem na rua São Francisco para prevenir alagamentos e melhorar infraestrutura

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica nas ruas Celetra 6 e 7 em Adrianópolis nesta terça-feira

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação da drenagem na rua Senador Cunha Melo e atende bairro São Jorge com obras

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa recuperação asfáltica na avenida Rodrigo Otávio para melhorar mobilidade urbana

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre o ano letivo 2026 e amplia ações de educação em Manaus

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em várias zonas da cidade para ordenar o trânsito

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Semsa orientam cuidados de saúde das crianças para volta às aulas

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem danificada por construção irregular na rua Girassol, Lírio do Vale 1

5 horas atrás

Programa Saúde na Escola é aberto com passeata do bloco Sorriso do Livramento em comunidade do Baixo Rio Negro

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus e CRC-AM confirmam curso sobre Slim para contadores e empreendedores em março

6 horas atrás
Guarda Municipal recupera bem roubado em ação rápida na Ponta Negra
Guarda Municipal de Manaus recupera celular e prende suspeito após roubo na Ponta Negra durante madrugada
Manaus amplia opções de pagamento do IPTU 2026 com desconto de até 11% na cota única pelo app
Pagamento antecipado do IPTU 2026 pelo carnê digital garante até 11% de desconto
Prefeitura mantém aberta a consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus até dia 16
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?