Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus abre o ano letivo 2026 na zona ribeirinha com investimentos em infraestrutura e tecnologia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus abre o ano letivo 2026 na zona ribeirinha com investimentos em infraestrutura e tecnologia
Manaus

Prefeitura de Manaus abre o ano letivo 2026 na zona ribeirinha com investimentos em infraestrutura e tecnologia

3 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Prefeito David Almeida abre o ano letivo 2026 para 2.519 alunos da zona ribeirinha de Manaus na escola municipal Canaã 2, comunidade Julião.

O prefeito de Manaus, David Almeida, declarou oficialmente aberto, nesta quinta-feira, 15/1, o ano letivo de 2026 das escolas da zona rural ribeirinha da capital. A solenidade foi realizada na escola municipal Canaã 2, na comunidade Julião, e marcou o início das aulas para 2.519 estudantes matriculados em 48 unidades de ensino distribuídas entre os rios Negro e Amazonas. O acesso às escolas depende de logística fluvial; segundo o prefeito, a prefeitura realiza transporte por barco e bote para levar os estudantes até as unidades.

Abertura e logística fluvial

Ao abrir o ano letivo, David Almeida afirmou que a entrada antecipada no calendário da zona ribeirinha obedece ao ciclo das águas. “O ciclo das águas nos faz começar as aulas de forma antecipada na zona ribeirinha de Manaus. Estamos aqui na região do rio Negro, na comunidade Julião, e a realidade é totalmente diferente da zona urbana. As nossas estradas são os nossos rios”, disse o prefeito.

Segundo ele, o funcionamento das escolas depende de atuação direta do município: “Os alunos pegam barco. A prefeitura vai buscar esses alunos de barco, de bote, para trazê-los até a escola e garantir educação de qualidade”.

Investimentos e resultados

O prefeito destacou melhorias na infraestrutura como responsáveis por mudanças na educação rural. Conforme David Almeida, as escolas passaram a contar com internet via satélite, Centro de Tecnologia Educacional, quadra poliesportiva, refeitório, salas com ar-condicionado e mobiliário NOVO. Ele afirmou que essas ações ajudaram a reverter o êxodo escolar: “Em 2021, nós tínhamos 9 mil alunos na zona rural. Hoje, estamos com 13.500 alunos”.

Ainda segundo o prefeito, os avanços educacionais são resultado de investimentos consistentes: “Nós melhoramos os índices educacionais porque melhoramos as nossas instalações, a estrutura física das escolas, a merenda escolar, o transporte escolar, o material pedagógico e implantamos centros de tecnologia e internet nas escolas rurais. Com isso, melhoramos os nossos índices e chegamos ao 5º lugar da educação no Brasil entre todas as capitais”.”Calendário e proposta pedagógicaO secretário municipal de educação,Júnior Mar, afirmou que a antecipação do calendário é uma decisão pedagógica alinhada à identidade amazônica. “As aulas na zona rural ribeirinha começam antes da zona urbana porque quem comanda o calendário aqui é o rio. Isso é respeito à identidade amazônica. Pela primeira vez na história, unificamos os calendários do rio Negro e do rio Amazonas, garantindo continuidade no aprendizado”, disse.

O secretário também apresentou o tema pedagógico de 2026: “O tema deste ano é simples, direto e profundo:escola que acolhe, educa e transforma. A escola acolhe, educa com planejamento e transforma vidas”.Parceria institucional e reinauguraçãoRepresentando o Legislativo municipal, o vereadorEduardo Alfaiadestacou a parceria com a prefeitura e o impacto das ações na vida das comunidades ribeirinhas: “A Câmara dá a governabilidade necessária para implementar ações que melhoram a vida desse povo. São ramais asfaltados, iluminação na zona rural, creche, merenda de qualidade, segurança e dignidade. Esse momento aqui é fruto da UNIÃO e da construção coletiva”.

Na mesma agenda, o prefeito participou da reinauguração daescola municipal Canaã 2. O diretor da unidade,Carlos Rocha, afirmou que a escola recebeu “um investimento muito significativo” e relatou a reação das crianças: “Algumas crianças daqui nunca haviam entrado em um ambiente climatizado, e agora estão extremamente contentes com todas essas mudanças”.

A moradora da comunidade Julião,Edna Barbosa, mãe de duas alunas, também comentou a transformação: “Quando cheguei aqui, a escola era muito diferente. Hoje está completamente transformada. Com as salas climatizadas, o aprendizado vai melhorar muito”.

Ao encerrar a solenidade,David Almeida** reforçou que a educação seguirá como prioridade da gestão municipal: “O que nós estamos fazendo aqui é garantir dignidade e oportunidade. Já fizemos muito, mas sabemos que ainda é preciso avançar”.

Abrir o ano letivo no coração da Amazônia foi apresentado pela prefeitura como a demonstração de que a educação pública só é completa quando chega a todas as comunidades, inclusive onde o caminho até a escola começa pelo rio.

Assuntos nesse artigo:

#anoletivo2026, #Manaus, #zonaribeirinha, #rionegro, #rioamazonas, #escolamunicipalcanaã2, #comunidadejuliao, #davidalmeida, #juniormar, #eduardoalfaia, #carlosrocha, #ednabarbosa, #escolasrurais, #internetviasatelite, #centrodetecnologiaeducacional, #transporteescolar, #merendaescolar, #infraestruturaescolar, #13500alunos, #5olugareducacao

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza operação Orla Manaus Segura na zona Sul e atende 30 pessoas com serviços sociais

Mais notícias desta categoria

Complexo viário Passarão altera tráfego no cruzamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira a partir de 6/2

2 horas atrás

Ajuri dos Saberes reúne 23 professores indígenas em formação da Semed em Manaus nos dias 5 e 6/2

2 horas atrás

Hospital da Polícia Militar avalia implementação de programa de planejamento reprodutivo após visita à Maternidade Dr. Moura Tapajóz

3 horas atrás

Sine Manaus oferece 261 vagas de emprego com atendimento nesta sexta–feira, 6/2, das 8h às 14h

4 horas atrás

Manaus convoca quatro novos bolsistas do Mais Médicos para o Brasil para apresentação até 13/2 na Semsa

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação de imóveis no Centro e reduz número de edifícios abandonados em 2025

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia inscrições para curso de Cuidador da Pessoa Idosa no primeiro semestre de 2026

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso gratuito de Cuidador da Pessoa Idosa

8 horas atrás

Seminf corrige intervenção da Águas de Manaus que causou alagamento na avenida Constantino Nery e restabelece drenagem

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus corrige tubulação prejudicada

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica em corredores viários danificados pela Águas de Manaus

21 horas atrás

Prefeitura realiza recuperação de importantes corredores viários

21 horas atrás
Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária em bairros e entorno de escolas para ordenar o trânsito
Unidade odontológica móvel da Semsa atendeu mais de 190 pacientes idosos em Manaus em menos de um mês
Prefeitura de Manaus alerta sobre vencimento da Taxa de Verificação de Funcionamento e opções de pagamento
Alvará de construção autodeclaratório em Manaus reduz prazos e amplia segurança jurídica para profissionais e empreendedores
Manaus realiza Bloco de Carnaval Sorriso do Livramento para abrir atividades do Programa Saúde na Escola em 10/2
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?