Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus abre Janeiro Roxo com mutirão de saúde para prevenção e diagnóstico da hanseníase
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus abre Janeiro Roxo com mutirão de saúde para prevenção e diagnóstico da hanseníase
Manaus

Prefeitura de Manaus abre Janeiro Roxo com mutirão de saúde para prevenção e diagnóstico da hanseníase

4 semanas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Mutirão de serviços e testes em Manaus marcou a abertura da campanha Janeiro Roxo.

A Prefeitura de Manaus promoveu um mutirão de serviços de saúde nesta segunda-feira, 12/1, para abrir oficialmente a campanha Janeiro Roxo, voltada à prevenção e controle da hanseníase. A programação ocorreu na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, e foi coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa) com apoio do Morhan.

Serviços oferecidos e mobilização

Durante o evento houve oferta de consultas em clínica geral, dermatologia e pediatria, além de vacinação e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. As ações visaram ampliar a oferta de atenção primária e facilitar o diagnóstico em tempo oportuno.

A diretora do Distrito de saúde (Disa) Leste, Rosângela Castro, informou que a campanha segue até o final de janeiro, com as unidades de saúde intensificando serviços direcionados à prevenção e ao diagnóstico precoce dos casos de hanseníase. Segundo Rosângela Castro, “Um dos focos é a promoção de rodas de conversa com a comunidade nas unidades de saúde. Muitas vezes, a comunidade não sabe o que é a hanseníase e é importante esclarecer, informar sobre os sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Também é uma forma de combater o preconceito que ainda existe. A hanseníase tem cura e tratamento, e não há necessidade de se isolar ou afastar as pessoas com a doença”.

O coordenador do Morhan/Amazonas, Vilmar Souza da Costa, destacou o papel da campanha na conscientização e no combate ao preconceito. “Enquanto instituição, estamos aqui para informar a comunidade que a hanseníase tem cura e o preconceito também. A discriminação ainda existe, não tanto como antigamente, e estamos aqui para mostrar que o preconceito só prejudica o controle da doença, não leva informação e só atrapalha o tratamento e cura”, afirmou.

Triagem e testes entre contatos

Além das ações de educação em saúde, todas as unidades vão intensificar a oferta de avaliação clínica para identificar casos suspeitos, realização de exames dermatológicos, aplicação do Questionário de Suspeição da Hanseníase (QSH) e testagem de pessoas que são contatos de pacientes com confirmação da doença.

O município de Manaus registrou no ano passado 106 casos novos de hanseníase, incluindo dez diagnosticados em menores de 15 anos, o que indica manutenção da transmissão ativa, especialmente entre familiares.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase (Nuhan/Semsa), enfermeira Ana Cristina Malveira, a hanseníase, causada pelo Mycobacterium leprae, tem evolução lenta, com período de incubação em média de dois a sete anos, o que PODE atrasar o surgimento de sinais e sintomas e dificultar o diagnóstico precoce. “Há casos na literatura com até 20 anos para o início dos primeiros sintomas, a partir da infecção pelo bacilo que causa a doença. Então, é importante diagnosticar precocemente o maior número possível de casos e iniciar o tratamento para evitar sequelas e interromper a cadeia de transmissão”, esclarece Cristina Malveira.

A enfermeira também lembra que a hanseníase é uma doença dermato-neural, em que as manifestações na pele surgem depois que os nervos foram afetados, o que PODE levar a limitações físicas. “A hanseníase é uma doença incapacitante que PODE deixar sequelas quando o diagnóstico é tardio. O paciente PODE sofrer com dores, câimbras, dificuldade em pegar uma colher e abotoar a roupa. Quando o diagnóstico é precoce, reduz o risco de sequelas e é possível evitar novos casos, já que o paciente deixa de transmitir 72 horas após iniciar o tratamento”, informou Cristina Malveira.

A transmissão ocorre de pessoa infectada (sem tratamento) para pessoa sadia por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse ou espirro. As chances aumentam quando o contato é próximo e prolongado, como entre moradores da mesma residência, colegas de trabalho e de escola. Nem todos os contatos de um caso confirmado irão desenvolver a doença; isso depende de vários fatores.

Uma das estratégias de controle é o teste rápido, disponível em 12 unidades de saúde habilitadas, usado para detectar anticorpos específicos contra o bacilo e indicado para contatos de pacientes diagnosticados. Segundo Cristina Malveira, o teste possibilita triagem ágil dos contatos, com resultado rápido, execução na atenção primária e sem necessidade de estrutura laboratorial complexa. “O teste permite identificar pessoas com maior risco de adoecimento e direcionar o acompanhamento clínico e a vigilância ativa por vários anos, contribuindo para o diagnóstico mais precoce e a redução das incapacidades físicas e da transmissão”, declarou.

Sinais e sintomas

Os sintomas incluem manchas na pele esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, com perda de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato, com frequência nos braços, pernas e costas. Podem ocorrer sensação de fisgada, choque, dormência, câimbras e formigamento em áreas dos membros; inchaço e dor nas mãos, pés e articulações; diminuição do suor e dos pelos, principalmente nas sobrancelhas; e redução da força muscular, sobretudo nas mãos, com dificuldade para segurar objetos.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Assuntos nesse artigo:

#janeiro_roxo, #hanseniase, #Manaus, #morhan, #Semsa, #disa_leste, #teste_rapido, #hiv, #sifilis, #hepatites, #qsh, #mycobacterium_leprae, #diagnostico_precoce, #transmissao, #contatos, #vigilancia, #tratamento, #sinais_sintomas, #unidades_de_saude, #controle_da_doenca

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Medida provisória libera R$ 250 milhões a estados prejudicados por chuvas
Próximo artigo Prefeitura de Manaus e IMMU confirmam morte do policial rodoviário federal Ladimy Vale de Lima Souza nesta segunda-feira, 12/1

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem e recuperação viária na avenida Autaz Mirim

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus atua após rompimento da tubulação e abertura de cratera na rua Tupi no Campo Dourado

2 horas atrás

Hulk da 14, atleta de 7 anos de Manaus, conquista ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Criança 2026 no Rio de Janeiro

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove demolição de limitador de altura no ramal do Tarumã-Açu que impedia ônibus circularem

24 horas atrás

Sorteio das galerias populares de Manaus estimula vendas e premia consumidores com carros, motos e eletrodomésticos

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus conclui alça viária provisória no complexo viário Passarão e altera o tráfego na zona Oeste

1 dia atrás

IMMU monta megaoperação de trânsito em Manaus para controlar tráfego durante o Carnaval no centro e bairros

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus entrega prêmios do IPTU Premiado de até R$ 300 mil e anuncia sequência para 2026

1 dia atrás

Chuvas intensas provocam 11 ocorrências em Manaus atendidas pela Defesa Civil até 13h15 de 6/2

1 dia atrás

Obmep 2026 permite inscrições online para escolas municipais de Manaus até 16 de março de 2026

1 dia atrás

Manaus registra 14,43% de gravidez na adolescência em 2025 e intensifica ações de prevenção

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus retira entulhos e sete bancas no Terminal 4 para melhorar circulação de usuários

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus apreende Tirzepatida em operação para coibir venda irregular e publicidade enganosa
Procon realiza operação conjunta contra comercialização irregular
Chuvas em Manaus colocam cidade em estado de atenção com ventos e raios até 5/2 às 19h
Prefeitura de Manaus realiza manutenção emergencial na avenida Autaz Mirim e avança em drenagem e recuperação viária na zona Leste
Novo aterro municipal de Manaus segue com obras regularizadas e acompanhamento ambiental pelo Ipaam
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?