Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura coordena reunião para validação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura coordena reunião para validação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas
Manaus

Prefeitura coordena reunião para validação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), e o Comitê Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas (Compremi), em parceria com agências da Organização das Nações Unidas (ONU) com escritórios na capital, realizaram, nesta quarta-feira, 24/4, reunião de consulta ampliada para a validação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas de Manaus.

Com a participação de representantes do Poder Público e de Organizações da Sociedade Civil, a reunião foi realizada no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, no centro histórico de Manaus, onde foram discutidas as principais metas, estratégias e ações previstas no plano.

“A Prefeitura de Manaus tem sob sua responsabilidade a atenção e a promoção dos direitos humanos para migrantes refugiados e apátridas. Como parte de um processo iniciado no ano passado, estamos hoje validando um plano municipal voltado para essa população, um marco histórico para nossa cidade, que agora se insere efetivamente neste processo de garantia de direitos”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e direitos humanos, Graça Prola.

Historicamente, o município de Manaus é marcado por inúmeros processos migratórios, muitos fazendo parte do processo de construção da capital amazonense ao longo de seus 354 anos de existência. A partir da década de 2010, Manaus passou a ser um dos maiores polos migracionais no recebimentos de famílias migrantes e refugiadas de países como o Haiti e a Venezuela, o que resultou em uma demanda cada vez maior por políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades sociais dessas populações.

A presidente do Compremi, Mirella Lauschner, ressaltou o aspecto pioneiro do Plano Municipal de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas para a REDE de proteção manauara.

“É um grupo populacional que precisa ter seus direitos garantidos e, nesse sentido, Podemos dizer que a cidade de Manaus, hoje, trabalha de maneira exemplar para que isso seja possível. Contamos com a participação do Poder Público, de parceiros da sociedade civil e, principalmente, da população migrante, refugiada e apátrida para que esse plano pudesse se tornar uma realidade, é um marco histórico para todos”, afirmou.

Ao longo de todo o ano de 2023, a elaboração do plano, coordenada pelo Compremi, com apoio da Semasc, contou com a colaboração das secretarias municipais de saúde (Semsa), educação (Semed), do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Internacional para Migrações (OIM), além da participação direta da população atendida por meio de instituições sociais parceiras.

Responsável por auxiliar a elaboração e discussão do plano municipal como consultor técnico contratado pela Acnur, o especialista em Políticas Públicas Vinícius Duque definiu a palavra “execução” como a bússola que guiou todo o processo.

“Nosso principal esforço foi para que pudéssemos organizar um plano que atendesse as demandas da população refugiada, migrante e apátrida e que fosse completo, exequível e transparente, sem nunca deixar de ouvir diretamente todos os atores desse processo”, explicou.

Uma vez validado, o Plano Municipal de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas de Manaus, e sua matriz de ações, serão encaminhados internamente para instituição via decreto Municipal, a fim de garantir sua institucionalização e execução para os próximos quatro anos.

— — —

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc

  

Tags:EmpreendedorismoManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa participa de audiência na Câmara dos Deputados sobre a importância das obras da BR-319
Próximo artigo Governo do Amazonas apoia pesquisa que analisa temperatura em subsuperfície da terra

Mais notícias desta categoria

Sine Manaus oferta 568 vagas de emprego nesta quarta–feira, 5/11

53 minutos atrás

Pesquisa para garantir segurança aos pedestres no Parque 10

2 horas atrás

Pitaya: Um impulso para a agricultura familiar em Manaus

2 horas atrás

‘8° Amazon Dance Day’ promete bater recorde de público

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa números alternativos para acionamento do Samu

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus destaca ações de adaptação climática

18 horas atrás

Manaus se destaca entre as cidades brasileiras na construção de soluções climáticas

18 horas atrás

Manaus defende fortalecimento do SUS e equidade no financiamento da saúde durante plenária da FNP e C40 no Rio de Janeiro

20 horas atrás

Prefeitura alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira, 3/11

21 horas atrás

‘Plano de Verão’ da prefeitura alcança mais uma via do São José

21 horas atrás

Dois novos servidores tomam posse na Manaus Previdência

22 horas atrás

Campanha de vacinação antirrábica tem 33 pontos

22 horas atrás
Prefeitura de Manaus acolhe 700 mil visitantes nos cemitérios com estrutura e celebrações no Dia de Finados
Prefeitura de Manaus informa instabilidade temporária no site de inscrições para patinação no gelo
Sine Manaus oferta 282 vagas de emprego nesta segunda–feira, 3/11
Prefeito David Almeida inaugura decoração natalina e pista de patinação no gelo no complexo turístico Ponta Negra
Vice-prefeito Renato Junior inaugura praça Anjo da Esperança em homenagem às vítimas da Covid-19
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?