Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura conclui territorialização na BR-174 para ampliar ações de saúde a moradores da zona Rural
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura conclui territorialização na BR-174 para ampliar ações de saúde a moradores da zona Rural
Manaus

Prefeitura conclui territorialização na BR-174 para ampliar ações de saúde a moradores da zona Rural

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Desenvolvendo uma ação pioneira no país, a Prefeitura de Manaus concluiu, nesta quinta-feira, 9/2, a territorialização de parte da BR-174, do quilômetro 9 ao 96, para otimizar e ampliar as ações de saúde levadas até os moradores da zona rural. O trabalho, conduzido pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), foi realizado na área de abrangência da unidade de saúde da Família Rural (USFR) Ada Viana, localizada no quilômetro 42, e recebeu o nome de “Projeto ADA”.

O diretor do Distrito de saúde (Disa) Rural, Rubens Santos, contou que o município foi o primeiro do país a utilizar o aplicativo e-SUS Território, do Ministério da saúde, para a execução da atividade. Agentes Comunitários de saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) percorreram quase 90 quilômetros nas margens direita e esquerda da rodovia, durante oito meses, registrando todos os dados no aplicativo, por meio de tablets.

“Nós precisávamos delimitar e ilustrar melhor as nossas fronteiras, inclusive definindo com mais precisão as microáreas para cada equipe da Estratégia saúde da Família. Nossas equipes percorreram toda essa distância e foi possível localizar e cadastrar famílias que antes não existiam no sistema, e hoje elas passarão a ter essa assistência garantida e facilitada”, disse o diretor.

Até então, cerca de 1,7 mil pessoas estavam cadastradas no território da unidade. Com o Projeto ADA, foi possível identificar uma população de 3.090 pessoas vivendo nessa mesma área, e todas já estão devidamente nos sistemas oficiais de saúde.

Esse público foi identificado em 63 localidades, como ramais, vicinais, vilas e pequenas comunidades. Conforme Rubens, um dos grandes benefícios do levantamento, registrado no e-SUS Território, é o georreferenciamento de cada um desses pontos, com a indicação das rotas de acesso para cada localidade.

Nesta quinta-feira, os resultados do projeto foram apresentados às equipes de saúde da unidade, a fim de aprimorar o planejamento do atendimento domiciliar ofertado às famílias da região, assim como ações de busca ativa. “Isso é uma demonstração de organização e força da gestão do prefeito David Almeida, que visa melhorar a vida da população da zona rural, já que está distribuída em áreas tão distantes e enfrenta maiores dificuldades para acessar os serviços de saúde básica”, ressaltou o diretor.

Expansão

A gerente de Atenção à saúde do Disa Rural, Janiete Barbosa, explicou que o projeto-piloto foi desenvolvido no território da USFR Ada Viana por conta das fronteiras com os municípios de Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, que precisavam estar bem alinhadas junto aos agentes de saúde.

“Essa cooperação intensa entre ACS e ACE, com os motoristas e demais integrantes das equipes, nos levou a encontrar populações desconhecidas, não cadastradas, casas que nós não sabíamos que existiam. Isso tudo resultará na ampliação da assistência em saúde e construção de um perfil epidemiológico completo da população dessa área”, informou a gerente.

Nas próximas semanas, de acordo com Janiete, o projeto de territorialização será iniciado nas calhas do rio Negro e rio Amazonas, e irá avançar até que todas as unidades do Disa Rural tenham suas populações devidamente mapeadas. “São comunidades muito longes, e nós vamos fazer a contagem populacional, assim como a descrição desses territórios e rotas de acesso. Dessa forma, estamos investindo de forma mais assertiva em nossas estratégias de assistência”, observou.

Rotina

Maria Crislaene Chaves atua como Agente Comunitário de saúde (ACS) há cerca de 11 anos, na zona rural. Ela relatou que foi feita uma busca ativa de todos os moradores da região, cadastrando no e-SUS Território todos os dados desses cidadãos.

“A partir de agora, a gente está criando uma logística melhor de atendimento dessas famílias, com uma informação mais precisa da distância que será percorrida e de quem são esses usuários, como crianças, grávidas, idosos ou pessoas com comorbidades. Hoje, nós visitamos uma família, que foi identificada por meio desse projeto, com um bebê recém-nascido, e já realizamos o teste do pezinho”, relatou.

Raulneik Raun Moraes mora em uma fazenda, em um dos ramais acessados pela BR-174, e parabenizou a iniciativa da secretaria. “É muito importante a presença deles aqui, tanto para mim quanto para a minha esposa e meus filhos. Muitas vezes a gente não consegue ir até a unidade, e por isso eu agradeço muito o apoio dos agentes de saúde da Semsa que vêm até aqui, com esse trabalho maravilhoso e que muitas pessoas precisam”, declarou.

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Henrique Souza / Semsa

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de ManausPresidente FigueiredoRio Preto da Eva
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus vai inaugurar ‘Semtepi Itinerante’ com serviços no Viver Melhor
Próximo artigo Sine Manaus oferta 201 vagas de emprego nesta sexta-feira, 10/2

Mais notícias desta categoria

Manaus fortalece o turismo brasileiro e projeta crescimento internacional, destaca prefeito David Almeida

43 minutos atrás

Prefeitura realiza ação no porto de Manaus para combate ao Aedes aegypti, sarampo e Covid-19

2 horas atrás

Prefeito firma parceria com a Febraban e lança NAS no Procon

2 horas atrás

Vice-prefeito Renato Junior cobra que Ageman fiscalize Águas de Manaus para recuperar asfalto imediatamente após obras de saneamento nas ruas da cidade

2 horas atrás

Operação de retirada de cabos e fios em desuso na Marcílio Dias

2 horas atrás

Fiscalização autua 62 veículos nas zonas Norte e Leste

3 horas atrás

Sine Manaus oferta 316 vagas de emprego nesta quinta–feira, 21/8

3 horas atrás

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

5 horas atrás

Prefeitura informa que USF N 26 terá atendimento suspenso nesta quinta e na sexta-feira

7 horas atrás

Ageman registra aumento nas demandas da Ouvidoria em 2025

7 horas atrás

Patrulhamento preventivo da Guarda Municipal resulta na apreensão de moto roubada

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus tem representação em fórum nacional realizado em Recife

20 horas atrás
Manaus tem médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes
Sine Manaus oferta 337 vagas de emprego nesta quarta–feira, 20/8
Termo de cooperação entre IMMU e Ageman vai agilizar soluções para a mobilidade urbana em Manaus
Demolição voluntária de fechamento de rua no Águas Claras
Prefeitura prepara o Centro para receber ‘Faixa Liberada’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?