Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura conclui curso de qualificação de ACSs que atuam na zona Sul para aprimorar ações de saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura conclui curso de qualificação de ACSs que atuam na zona Sul para aprimorar ações de saúde
Manaus

Prefeitura conclui curso de qualificação de ACSs que atuam na zona Sul para aprimorar ações de saúde

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus concluiu o curso de qualificação de Agentes Comunitários de saúde (ACSs) vinculados ao Distrito de saúde (Disa) Sul, nesta quinta-feira, 27/4, com o intuito de fortalecer as ações de saúde desenvolvidas na região. Promovido pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), o curso teve como foco principal o cadastramento dos dados atualizados dos usuários nos sistemas oficiais de saúde.

A diretora do Disa Sul, Jucinara Oliveira, informou que a capacitação teve carga horária de 80 horas e alcançou 20 ACSs da unidade de saúde da Família (USF) Morro da Liberdade, que atualmente estão inseridos na USF Lúcio Flávio. A estratégia visa melhorar a coleta, digitação e atualização dos dados cadastrais do cidadão no CADWEB-SUS e e-SUS.

“O ACS realiza o cadastro individual, familiar e domiciliar, por meio da visita casa a casa, por isso essa atualização se faz tão necessária. Teremos um conhecimento qualificado da população que vive naquele território para, assim, planejar e disponibilizar os atendimentos de saúde básica que esse público necessita”, destacou Jucinara.

A diretora contou que a capacitação foi desenvolvida tendo em vista que há um grande número de usuários da USF Morro da Liberdade ainda sem cadastro individual, familiar ou territorial, seja por mudança de endereço, por nascimento ou óbito. Outra preocupação é a quantidade de pessoas com mais de um Cartão Nacional de saúde (CNS), sendo necessária a unificação dos dados.

“Os ACS vão reforçar as atividades em campo para coletar os documentos necessários para atualização de dados, além da atualização de endereço e contato telefônico. O elevado número de cadastros desatualizados e cidadãos não vinculados às equipes da Estratégia saúde da Família da USF Morro da Liberdade tem prejudicado os resultados dos indicadores do Previne Brasil, trazendo prejuízos no repasse dos recursos financeiros”, observou.

Planejamento

Jucinara Oliveira detalhou que a partir da coleta e registro de dados, os ACSs elaboram o perfil epidemiológico que norteia o planejamento das atividades das equipes de saúde. Ou seja, é possível identificar quantas grávidas há no território, quantos idosos, crianças, diabéticos, hipertensos, entre outros grupos, e assim monitorar o acompanhamento em saúde desses públicos, por exemplo.

“O Ministério da saúde tem a necessidade de ter um controle dos usuários do Sistema Único de saúde, pela enorme abrangência da assistência prestada no país e para evitar fraudes que podem apresentar contas indevidas ao sistema. O cadastramento gera um banco de dados do Ministério da saúde que serve para fazer uma avaliação, planejamento e programação nas ações de saúde, tendo o controle da faixa etária, das condições da região, e o número de pessoas com necessidade de atenção e cuidado à saúde”, acrescentou.

Benefícios

A cirurgiã-dentista Lia Meira Lins foi uma das palestrantes do curso, realizado no período de 20 dias. Ela explicou que através do registro dos agentes de saúde, é possível conhecer a realidade do território, tanto a questão social, quanto demográfica e epidemiológica.

“Nossa grande preocupação é o resgate da informação do nosso território e o fortalecimento de vínculos, pois muitos foram perdidos durante a pandemia. Esses dados passaram a ser atualizados durante o próprio curso, e agora estamos esperando um excelente impacto tanto nos indicadores, quanto na qualidade da assistência, porque sabemos que os agentes de saúde são o nosso elo com a comunidade”, pontuou Lia.

O técnico responsável pelas estatísticas do Disa Sul, Geraldo Souza, ressaltou que a ação irá contribuir com a execução das políticas públicas de saúde. “Nós que trabalhamos com os dados e transformamos esses dados em informação precisamos que eles sejam qualificados, e essa capacitação que os nossos ACSs receberam irá ajudar enormemente nessa melhoria na captação dos dados, pois poderemos gerar informações mais robustas. Isso é um ganho não só para os agentes, mas para toda a sociedade”, afirmou.

A agente comunitária de saúde, Bia Batista, atua na função há mais de 10 anos, e destacou que as capacitações constantes ajudam a manter o trabalho de qualidade ofertado pela Atenção Primária em Manaus. “Nós obtivemos muito conhecimento, tivemos um mês de preparatório, e vamos levar para frente o nosso trabalho. Estamos muito motivados para aprender e levar conhecimento para os demais colegas, e fortalecer esse vínculo que já temos com a comunidade”, disse.

— — — 

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Guilherme Silva / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus intensifica limpeza, desobstrução e recuperação de rede de drenagem em áreas da zona Norte
Próximo artigo Prefeito de Manaus assina o ‘Plano de Cultura’ para ser encaminhado à CMM

Mais notícias desta categoria

Manaus amplia fiscalização com 34 novos radares de fiscalização eletrônica e passa a ter 61 equipamentos

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital

24 horas atrás

Alagamento em São Lázaro causa rompimento de muro na Base Aérea e inunda vias e residências em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do ecoponto zona norte e retira 600 toneladas de lixo

2 dias atrás

Chuvas em Manaus levam Prefeitura a declarar alerta severo por risco de alagamento e deslizamento

2 dias atrás

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

2 dias atrás

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

3 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

3 dias atrás
Manaus amplia agenda ambiental com Plano de Ação Climática e medidas como ecobarreiras e arborização recorde em 2025
Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026
Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas
Manaus inicia operação de 34 radares de fiscalização eletrônica em vias da cidade a partir de 1º/2
Prefeitura de Manaus reforça orientação aos motoristas sobre novos radares que entram em operação no domingo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?