Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura capacita profissionais de saúde e lança boletim como parte de campanha contra tuberculose
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura capacita profissionais de saúde e lança boletim como parte de campanha contra tuberculose
Manaus

Prefeitura capacita profissionais de saúde e lança boletim como parte de campanha contra tuberculose

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Como parte das ações da Campanha de Mobilização e Luta contra a Tuberculose de 2025, a Prefeitura de Manaus está promovendo uma capacitação para profissionais de saúde com foco no manejo da doença e da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) na atenção primária. Além do curso, a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) lançou, na última semana, o “Boletim Epidemiológico Tuberculose 2025”, com dados relativos à ILTB no município nos últimos seis anos.

Realizado na modalidade ensino a distância (EaD), o curso “Manejo e fluxo da ILTB e Tuberculose na Atenção Primária à saúde em Manaus” é direcionado a profissionais da REDE municipal de saúde que atuam na prevenção e controle da tuberculose, visando qualificar as equipes para atuação no enfrentamento à doença. A capacitação, elaborada pelo Núcleo de Controle da Tuberculose, em conjunto com a escola de saúde Pública (Esap Manaus), deve alcançar 600 servidores até o final de maio.

Conforme a chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeira Eunice Jácome, o curso reúne tanto orientações sobre o manejo e controle da doença na forma ativa como do manejo da ILTB, situação em que a pessoa infectada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ainda não desenvolveu a tuberculose ativa.

“Além de tratar a tuberculose ativa, a recomendação do tratamento da Tuberculose Latente (ILTB) é fundamental para que se alcancem as metas estabelecidas visando a eliminação da doença como problema de saúde pública”, aponta a gestora.

Eunice explica que a capacitação busca atualizar os profissionais com as recomendações mais recentes sobre o manejo clínico e fluxo da tuberculose, fortalecendo inclusive a atuação das equipes na investigação de contatos, que são as pessoas que convivem com pacientes diagnosticados com a tuberculose ativa.

“Com essa qualificação, como parte das ações de capacitação continuada da Semsa, queremos avançar no sentido da ampliação dos percentuais de cura de casos novos e de contatos de casos novos examinados”, assinala.

O curso de manejo e fluxo de tuberculose e ILTB, segundo Eunice, é realizado em ambiente virtual de aprendizagem, de forma autoinstrucional, com o apoio de material didático e audiovisual. A carga horária é de 6 horas e inclui temas como diagnóstico, populações prioritárias, tratamento e vigilância da infecção latente, diagnóstico e tratamento da tuberculose ativa, entre outros.

Boletim

Ao lado do curso EaD, a Semsa lançou, na última semana, o “Boletim Epidemiológico Tuberculose 2025”. A publicação, com foco nos dados de ILTB, reúne indicadores epidemiológicos e operacionais das pessoas com notificação de início de tratamento preventivo da tuberculose entre 2019 a 2024 no município, enfocando ainda as principais ações da secretaria no enfrentamento da doença.

Eunice aponta que a vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis foi implementada no Brasil em 2018, sendo um dos objetivos prioritários do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de saúde Pública. Ela aponta que, embora seja curável, com tratamento disponibilizado na REDE pública de saúde, o Brasil é um dos 30 países do mundo com uma carga importante de tuberculose, bem como da coinfecção com o HIV, vírus causador da aids.

“O tratamento preventivo é uma das principais estratégias para prevenção da tuberculose, contribuindo em muito para atingir os objetivos de eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030”, relata a chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose.

O “Boletim Epidemiológico Tuberculose 2025” está disponível on-line no site da Semsa Manaus, com acesso pelo link manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica/controle-da-tuberculose. 

Doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. No Brasil, em 2023, foram registrados 82.035 casos novos e aproximadamente 5 mil óbitos pela doença. No mesmo ano, Manaus registrou 2.512 casos novos, correspondendo a uma taxa de incidência de 113,2 casos por 100 mil habitantes, e 134 óbitos pela doença, ou 5,9 óbitos/100 mil habitantes.

O Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de saúde Pública prevê a redução da taxa de incidência da doença para menos de 10 casos/100 mil habitantes e a diminuição da taxa de mortalidade em 95%, em comparação com o índice de 2015, em alinhamento com a Estratégia Global pelo fim da TB da Organização Mundial de saúde (OMS) e a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus convoca mais 11 profissionais aprovados no concurso da Semsa
Próximo artigo Planejamento para implantação de base do Corpo de Bombeiros em Coari é alinhado em reunião com Prefeitura de Coari

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus implanta novos tubos para reestruturar rede de drenagem comprometida no bairro Alvorada

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus alcança a marca de 12 ladeiras pavimentadas no ramal Rio Branquinho

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza passeio público na rua Costa Azevedo e garante mais acessibilidade ao centro histórico

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus esclarece paralisação dos rodoviários

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia obra de drenagem profunda no bairro Petrópolis para evitar alagamentos

19 horas atrás

Prefeitura alerta usuários que planejam ir à COP 30 para importância da atualização vacinal

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa suspensão temporária de atendimentos no Caps AD Leste nesta sexta-feira, 12/9

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva asfalto e transforma realidade da comunidade Monte Sião, no Jorge Teixeira

22 horas atrás

Prefeitura e Finatec discutem avanços no sistema de drenagem

22 horas atrás

Prefeitura recebe estudantes do CMPM 7 durante visita à Semulsp

22 horas atrás

Prefeito vistoria três conjuntos habitacionais na zona Oeste

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus fiscaliza serviços de transporte na avenida Autaz Mirim

23 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza serviços de manutenção asfáltica na rua 13 de Maio, na zona Sul
Prefeitura de Manaus recupera via estratégica no bairro Zumbi dos Palmares e garante mais segurança no trânsito
Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre desafios e tendências na área de avaliação educacional
Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas
Prefeitura de Manaus garante mais segurança viária com obras de manutenção asfáltica no Tarumã
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?