Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura avalia resultados de ferramenta tecnológica usada na assistência social de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura avalia resultados de ferramenta tecnológica usada na assistência social de Manaus
Manaus

Prefeitura avalia resultados de ferramenta tecnológica usada na assistência social de Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta segunda-feira, 10/4, uma reunião para a avaliação dos resultados obtidos com a implementação e uso em larga escala do software Gesuas nos equipamentos socioassistenciais da capital. A ferramenta vem sendo usada nos Centros de Referência de assistência social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de assistência social (CREAS) de Manaus desde o mês de março.

Os dados levantados e o impacto do Gesuas na assistência social manauara foram avaliados e debatidos na sede da administrativa da concessionária Águas de Manaus, na zona Centro-Sul da cidade.

“É uma ferramenta que deverá ser um divisor de águas na política de assistência social do município de Manaus, por isso estamos agora incentivando nossos técnicos a adotar cada vez mais o uso desta tecnologia”, afirmou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

“É uma novidade importantíssima para nossas políticas públicas, para a prefeitura como um todo e, principalmente, para os nossos usuários, à medida que há uma nova dinâmica de atendimento e resposta aos nossos principais obstáculos”, completou o gestor.

Com mais de cem servidores da assistência social, entre técnicos e coordenadores presentes na reunião, foram discutidas, além dos dados coletados e organizados pela ferramenta, desde a sua implementação até suas principais funcionalidades.

Com o intuito de compilar em um único espaço virtual, uma série de informações vitais para o processo de desenvolvimento de políticas socioassistenciais, o Gesuas, em resumo, é uma versão on-line do prontuário já utilizado pelo Sistema Único de assistência social (Suas), o que garante uma padronização do registro e rápido acesso aos dados inseridos no sistema, além da integração entre diferentes equipamentos.

De acordo com a diretora de Área de Gestão do Suas, Lorena Barreto, o Gesuas também se mostrou essencial para a qualificação da vigilância socioassistencial na cidade de Manaus, pioneira no estado Amazonas, na implementação do sistema e que graças a tecnologia deve conseguir ter acesso a indicadores ainda mais específicos e adequados às necessidades da população em um futuro próximo.

“A partir desse instrumento, fortalecemos o monitoramento e avaliação de nossas unidades, além de visualizar em primeira mão a situação da nossa oferta de serviços de acordo com a realidade dos nossos usuários, o que garante um retorno, um feedback valioso para toda a secretaria”, concluiu.

Para Iago Oliveira, analista de sucesso dos clientes da govtech, a principal vantagem do software para as equipes de atendimento socioassistencial da capital amazonense é sua praticidade, o que deve colaborar para a dinamização no fluxo de dados atual.

“Hoje, com o Gesuas, as equipes de gestão, ao invés de perder um mês reunindo papelada e gerindo documentos para apenas no mês seguinte conseguir fazer um relatório, já têm tudo reunido e organizado dentro da ferramenta, devendo apenas fazer uma melhor leitura desses dados e assim economizando um tempo considerável”, explicou.

Uma das servidoras presentes na reunião, a coordenadora do CRAS Crespo, equipamento localizado na zona Sul de Manaus, Ingrid Mendonça, aprovou a ferramenta e detalhou sua experiência com a novidade.

“A princípio, por ser uma novidade para todos, foi um pouco mais trabalhoso de se adaptar aos recursos, mas no fim valeu muito a pena. Com o sistema, conseguimos ter, por exemplo, uma síntese melhor das informações geradas pelas equipes, a produtividade, o que está sendo feito e o perfil das famílias que atendemos, o que é muito compensatório”, finalizou a coordenadora.

— — —

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘Asfalta Manaus’ da prefeitura chega à fase final de recapeamento no Planalto com mais de 130 ruas recapeadas
Próximo artigo Prefeitura de Manaus inicia levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti

Mais notícias desta categoria

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

21 horas atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

21 horas atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

2 dias atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

2 dias atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

3 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

3 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

3 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

3 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?