Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura atualiza informe epidemiológico das arboviroses na capital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura atualiza informe epidemiológico das arboviroses na capital
Manaus

Prefeitura atualiza informe epidemiológico das arboviroses na capital

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus atualiza o cenário das arboviroses na capital por meio do Informe Epidemiológico das Arboviroses da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) nesta segunda-feira, 9/12. Conforme o levantamento, que abrange as semanas 48 e 49, referentes ao período de 24 de novembro a 07 de dezembro, cinco casos de dengue foram confirmados nas últimas semanas. Não houve registro de casos de zika, chikungunya, oropouche e mayaro neste período.

A titular da pasta Shádia Fraxe reafirma que o boletim é um instrumento importante para orientar as ações de combate e controle das arboviroses, mas acrescenta que o envolvimento da população é determinante para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores de arboviroses.

“Já estamos no período de chuvas e esta fase é muito delicada porque favorece a reprodução dos mosquitos que podem causar dengue, zika, chikungunya e outras doenças que comprometem muito a saúde. Por isso, é importante adotar medidas como o ‘Check List 10 minutos’, que envolve a vistoria e limpeza de quintais, calhas e outros objetos que sirvam de criadouros para impedir a ação dos vetores dessas doenças”, assinala a secretária de saúde.

Segundo o boletim, em 2024, o número de casos confirmados de dengue foi de 2.610 casos confirmados, enquanto os de zika vírus ficaram em 21. Já as ocorrências confirmadas de chikungunya totalizaram 15, enquanto os eventos ligados à oropouche e mayaro, confirmados por critério laboratorial, somam 871 e 7 casos, respectivamente.

Os dados que abastecem o informe epidemiológico das arboviroses são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan On Line), que reúne as ocorrências de dengue e chikungunya, e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net), e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), ligado ao Ministério da saúde.

A Semsa mantém o informe epidemiológico em seu site, por meio do link www.Manaus.am.gov.br/Semsa/vigilancia/boletim-arboviroses-2024/, que permite o acesso a todas as edições da publicação.

Dia D

Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, a Semsa realiza nesta quinta-feira, 12/12, pela manhã, a programação do “Dia D contra as arboviroses”. Na oportunidade, serão divulgados os resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa), estratégia que permite saber quais os bairros da capital estão mais vulneráveis à ação do mosquito, possibilitando que as ações de combate ocorram de forma assertiva, nas áreas mais necessitadas. 

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:capaDavid AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Apresentações teatrais marcam o encerramento da “4ª Temporada Floresta Encantada” da rede municipal de Educação
Próximo artigo Equipe da Semsa atua na escola de samba A Grande Família com ações de prevenção ao HIV/Aids

Mais notícias desta categoria

David Almeida acompanha obras do Parque Encontro das Águas

4 horas atrás

Sine Manaus oferta 296 vagas de emprego nesta sexta–feira, 19/9

4 horas atrás

Creche da prefeitura vence etapa do ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’

5 horas atrás

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no São Jorge

5 horas atrás

Reunião para discutir a implantação do transporte complementar

6 horas atrás

Prefeitura amplia sinalização em vias estratégicas da capital

6 horas atrás

Atividade cultural e literária chega à comunidade São Sebastião 2

6 horas atrás

Vacinadores convocados para atuar na campanha antirrábica da prefeitura devem se apresentar até terça-feira

7 horas atrás

Rua da comunidade Valparaíso recebe manutenção viária

7 horas atrás

Manaus conquista conceito ‘A’ no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

7 horas atrás

Ageman multa Águas de Manaus por irregularidades

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com obras de asfaltamento em importante via do bairro Compensa

8 horas atrás
Bairro Santa Etelvina recebe obra de drenagem profunda
Prefeitura de Manaus promove aulas de atletismo para idosos
Prefeitura de Manaus amplia frente de obras
Prefeitura leva recuperação asfáltica ao bairro Puraquequara
Escolas da prefeitura participam da ação ‘Valorização da Vida’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?