Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura atualiza cenário epidemiológico de arboviroses
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura atualiza cenário epidemiológico de arboviroses
Manaus

Prefeitura atualiza cenário epidemiológico de arboviroses

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus divulga a 16ª edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, nesta segunda-feira, 22/4, atualizando o cenário de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro na capital. Elaborado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), o relatório semanal traz dados de casos das doenças transmitidas por mosquitos, registrados na Semana Epidemiológica 16, de 14 a 20 de abril.

Do informe, constam 23 confirmados casos de dengue, entre 102 casos notificados (suspeitos) na última semana. Neste ano, o município soma 1.980 casos confirmados da arbovirose e 8.139 notificados; dentre estes, 571 continuam sendo investigados. Permanece o total de um óbito decorrente da doença, e um outro está em investigação.

Os números de casos de zika se mantiveram no patamar anterior, sem registro de novos casos suspeitos ou confirmados. Neste ano, foram notificados no município 62 casos suspeitos da doença, dos quais 20 foram confirmados e 2 seguem em investigação. Não constam óbitos confirmados ou sob investigação pela arbovirose no informe.

Um caso suspeito de chikungunya foi notificado na última semana, não havendo confirmação de novos casos. O total de registros da doença neste ano permanece em quatro, confirmados dentre 72 notificados, 17 dos quais seguem em investigação. Não há registro de óbitos confirmados ou em investigação.

De acordo com o informe da Semsa, o município contabiliza, em 2024, 866 casos de oropouche, após a confirmação de oito novos casos na última semana epidemiológica. Mantém-se em um o total de óbitos causados pela doença, não havendo casos ou óbitos em investigação.

Com uma nova confirmação na última semana, chega a três o número de casos de mayaro registrados neste ano em Manaus. Não há óbitos confirmados pela doença, nem casos ou óbitos em investigação.

Todos os casos de oropouche e mayaro relatados no informe são confirmados por critério laboratorial. A publicação não traz números de casos notificados das arboviroses, por não se tratarem de agravos de notificação obrigatória.

O Informe Epidemiológico das Arboviroses da Semsa é elaborado pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em saúde. A publicação reúne dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sujeitos a atualização.

Todas as edições da publicação podem ser consultadas no site da Semsa, com acesso pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/vigilancia-epidemiologica/boletim-arboviroses/.

Prevenção e controle

A Semsa Manaus vem intensificando as ações de prevenção e controle da dengue e demais arboviroses, dentre as quais se incluem o manejo ambiental e inspeções dos agentes de vigilância nas residências. As medidas são desenvolvidas de forma permanente pela secretaria, com reforço no período de chuvas, mais favorável à proliferação de vetores das doenças.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, ressalta que o combate aos mosquitos requer a adesão da população às medidas preventivas para eliminação de criadouros das espécies nos quintais e casas, onde se encontram três em cada quatro focos de infestação. As medidas, elencadas no Checklist 10 Minutos contra a Dengue, incluem a limpeza de calhas e ralos, a vedação adequada de caixas d’água e o descarte correto de entulhos e dejetos nos quintais, entre outras.

“Em acréscimo às ações de enfrentamento das arboviroses, a Semsa vem vacinando meninos e meninas de 10 a 14 anos contra a dengue”, afirma a secretária.

Shádia lembra que a faixa etária de vacinação contra a dengue da Semsa foi ampliada na sexta-feira, 19/4, por orientação do Ministério da saúde, para evitar a perda de doses que não foram aplicadas na população prioritária e que tinham validade até 30 de abril. O estoque, no total de 3.700 doses, esgotou-se em apenas um dia em todas as mais de 70 unidades de saúde que ofertam o serviço.

“Foi um movimento grande de pessoas que veem a importância de se vacinar e foram às unidades para receber a proteção. Pedimos também o apoio de pais e responsáveis em levar seus filhos para se vacinarem, e assim termos um resultado mais efetivo na imunização”, orienta.

A vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue em mais de 70 pontos de vacinação da Semsa, inclusive aos sábados, das 8h às 12h, em oito unidades da REDE básica municipal. A lista completa de unidades que ofertam o serviço, com endereços e horários de funcionamento, está disponível em https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Conforme orientação do Ministério da saúde, após receber a dose, a criança ou adolescente deve permanecer de 15 a 30 minutos no posto de saúde, para observação. O imunizante deve ainda ser aplicado de forma isolada, com intervalo de 30 dias de outras vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral) e de 24 horas para as demais do calendário básico. 

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura avança na instalação de segunda ecobarreira na cidade
Próximo artigo Prefeitura inicia programação especial de conscientização

Mais notícias desta categoria

Exposição Amazonas, meu amor no Museu da Cidade de Manaus reúne mosaicos de tampinhas recicladas

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus certifica estagiários de pedagogia envolvidos em projetos de alfabetização e formação prática

16 horas atrás

Drenagens da rua Padre Francisco recebem manutenção para melhorar escoamento de águas pluviais em Santo Antônio

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da drenagem profunda na rua da Paz, bairro Compensa, zona Oeste

17 horas atrás

Artesanato para idosos em Manaus tem sido usado pela Prefeitura em oficinas no PMI para promover saúde emocional

17 horas atrás

Procon Manaus inicia fiscalização em shoppings de Manaus durante Black Friday para coibir práticas abusivas

18 horas atrás

Concultura de Manaus é habilitado no Edital de Chamamento Público nº 4/2025 e participa dos Arranjos Regionais

19 horas atrás

Manaus Previdência mantém certificação ISO 9001:2015 por mais três anos após auditoria externa

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recapeamento na zona Norte em 141 ruas com apoio federal do senador

20 horas atrás

Manaus amplia vacinação antirrábica animal com 158.549 cães e gatos imunizados na etapa urbana

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus remove veículos abandonados que viraram ponto de lixo na zona Norte

20 horas atrás

Temporada de cruzeiros em Manaus começa com chegada do MS Insignia e 987 turistas desembarcados

21 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na drenagem profunda da rua Araxá após vazamento
Prefeitura de Manaus realiza desobstrução das caixas coletoras na avenida Samaúma para reduzir alagamentos
Manaus realiza manutenção da rede de drenagem profunda na rua Kakatoa após obstrução por lixo e inicia troca de tubos
Prefeito David Almeida fiscaliza obras em Manaus em 21/11 e apresenta avanços em mobilidade e moradia
Prefeitura tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?